Título: As Virgens Suicidas
Autor(a): Jeffrey Eugenides
Editora: Companhia das Letras
Nº de páginas: 232
Onde comprar: Submarino | Saraiva | Americanas
Nota:
Num típico subúrbio dos Estados Unidos nos anos 1970, cinco irmãs adolescentes se matam em sequência e sem motivo plausível. A tragédia, ocorrida no seio de uma família que, em oposição aos efeitos já perceptíveis da revolução sexual, vive sob severas restrições morais e religiosas, é narrada pela voz coletiva e fascinada de um grupo de garotos da vizinhança. O coro lírico que então se forma ajuda a dar um tom sui generis a esta fábula da inocência perdida.
O título do livro já diz muito sobre a trama. Conhecemos a história das irmãs Lisbon, que se suicidaram em sequência na década de 70. Seus amigos, mesmo depois de anos desse terrível fato inexplicável ter acontecido, ainda permanecem perplexos e sem nenhuma resposta.
Filhas de um professor de matemática e de uma católica fervorosa, as meninas viviam praticamente trancadas em seu próprio mundinho, e tudo só piorou depois do suicídio de Cecília, a irmã mais nova (a primeira a se matar). O que era rigoroso se tornou ainda pior, estavam praticamente presas em sua própria casa.
Os meninos relembram os últimos anos das meninas Lisbon e tentam mais uma vez decifrar o porquê de elas terem tomado essa decisão tão radical de tirarem a própria vida, uma na sequência da outra.
O livro é narrado em terceira pessoa pelos amigos das irmãs Lisbon. Acompanhamos através dos olhos deles a família se acabando pouco a pouco, o que me deixou muito angustiada. Queria ter tido a oportunidade de ver um pouco toda essa situação pelo olhar das meninas e assim talvez encontrar mais respostas.
A narrativa é densa e contínua; quase não há diálogos, o que tornou a leitura extremamente arrastada e cansativa para mim, passei por um martírio para conseguir finalizar o livro. Mesmo com todas as ressalvas, o enredo é bom, tem uma história intrigante e misteriosa, mas confesso que fiquei meio frustrada, estava torcendo por um final mais bem amarrado, o que não aconteceu.
O livro já tem adaptação para o cinema e com certeza irei assistir, pois estou curiosa para ver como o livro foi adaptado.
Apesar de ter sido uma leitura difícil para mim, eu a recomendo para leitores que gostam de algo mais desconcertante e denso, talvez vocês se identifiquem mais com a escrita do autor do que eu.
Segurando o queixo da menina com delicadeza, o médico perguntou: "o que você está fazendo aqui, meu bem? Você nem tem idade para saber o quanto a vida pode se tornar ruim". E foi então que Cecilia forneceu oralmente aquilo que seria sua única forma de bilhete de suicídio (...): "'É obvio, doutor", ela disse, "você nunca foi uma menina de treze anos".
Acabei de comprar esse livro aproveitando que o preço está bacana devido à black friday!
ResponderExcluirSempre achei a sinopse interessante!
Uma pena que ele não tenha mexido com vc....
Beijos!
Fabi Carvalhais
pausaparapitacos.blogspot.com.br
A história parece bem interessante. Mas tenho medo de ler e o final não ter nenhum motivo plausível para os suicídios. Porque tem autor que escreve uma boa trama e parece que se perde no final.... E essa foi a impressão que tive com a sua resenha!!!!
ResponderExcluirMas enfim vou pensar com carinho se leio ou não esse livro!
Abraço
Camila Bernardini Coelho
Olá Suzi,
ResponderExcluirEstou há algum tempo querendo ler esse livro, li uma resenha e achei a história muito intrigante, queria muito ler o livro, por isso a informação que você passa aqui, de que o livro quase não tem diálogos, foi muito importante, por que tenho a mesma sensação de arrasto com a história que você teve, e já sabendo desse fato posso me preparar melhor para lê-lo.
www.poyozodance.blogspot.com.br
Oi,
ResponderExcluirsabe, eu tenho esse livro na minha lista de leitura tem tempo...Porém o fato de saber que o final não é bem o que deveria ser me desanimou um pouco, assim como a narrativa....
vou repensar sobre a leitura já que a gente sempre tem tanto livro pra ler né???
de qualquer maneira, tua resenha está ótima!!!
bjs
Oiee
ResponderExcluirNossa, sempre tive vontade de ler esse livro, mas ainda não foi possivél. Claro que sua resenha me deixou com medo, pois odeio uma leitura arrastada, mas acabei por me lembrar de uma foto que aconteceu na cidade onde morrava. Quem contou para mim foi minha prima e é de arrepiar.
Um amigo do ex marido da minha prima tinha duas ou eram três filha não me lembro a quantidade certa no momento e todas elas fizeram a mesma coisas que as virgens deste livro. É algo completamente assustador e nessa caso ninguém sabe o porque que as meninas fizeram isso.
Beijos da Fê
As Catarina´s
Olá, Suzi.
ResponderExcluirEu fiquei querendo ler esse livro logo que lançou, porque eu participo de um grupo de leitura no face e todo mundo estava lendo e adorando. Mas depois fui lendo as resenhas e desanimei. E agora lendo a sua você abordou um outro ponto que me fez ter certeza de que não quero ler ele, a falta de diálogos. Eu não gosto de livros que não tem diálogos hehe.
Pela história parece ser um livro bem bacana, mas como você disse que ficou meio arrastada com a leitura, e um pouco denso. Acho que não leria! Espero lançar logo o filme pra poder assistir, hehe
ResponderExcluirbeijos
http://apaixonadaporleiturass.blogspot.com.br/
OIii!!
ResponderExcluirEu ainda não li esse livro maaaas já vi algumas resenhas extremamentes positivas, mas eu sei que ele não é para mim. Não consigo com livros com poucos dialogos pq sempre acabo me perdendo e atrasando minhas leituras. Não sabia dessa adaptação e gostei!
Vou aguardar para assistir pq o enredo me agrada!
Beijinhos,
www.entrechocolatesemusicas.com
Oi!!!
ResponderExcluirJá conhecia o livro com outro capa, esta está muito bonita, mas nunca despertou interesse em ler mesmo me parecendo um história intrigante. Gostei da resenha curta e sincera. Acho que vou buscar o filme para ver quem sabe não estimule a ler o livros.
Abraços Carla Fernanda
Eu adoro esse tipo de leitura mais densa. O livro está faz tempo nos desejados, mas confesso que é a primeira resenha que eu leio, e fiquei mais curiosa ainda para ler a obra. Pena que pelo que percebi a visão das garotas sobre tudo é praticamente nula. Queria saber mais os motivos por elas também.
ResponderExcluirbeijos
www.apenasumvicio.com
Oi, flor.
ResponderExcluirEstá aí um livro que nunca me atraiu. :/ Li várias resenhas sobre ele e, de fato, a maioria delas aborda esse modelo de escrita um tanto arrastado e o final que deixou a desejar. Eu não me senti curiooooosa para saber por que as meninas se suicidaram. Mas fiquei feliz com a novidade sobre a adaptação. Não vou perder. Quem sabe com o filme me anime a ler o livro?
Beijos!
http://www.myqueenside.blogspot.com
Eu assisti o filme uns anos atrás e, na ocasião eu nem imaginava que ele era adaptação de um livro. A fotografia do filme é linda, muito mesmo e acho que é o que eu mais me lembro dele pois achei a história meio lenta. Interessante que no livro é arrastada também.
ResponderExcluirEu até tinha vontade de ler o livro, mas é a segunda resenha que leio e que comenta que não é uma das leituras mais fáceis e como o filme também não me deixou com aquele grande desejo, acho que passo.
Eu adoro essa capa!
Beijinhos,
Lica
Amores e Livros
Olá!
ResponderExcluirAchei a história um pouco triste. Acho que não leria por esse motivo. Livros assim me deixam angustiada. Além do mais, você reclamou que o livro é denso e não tem muitos acontecimentos e eu procuro sempre ação. Acho que não iria gostar.
Beijão :*
Delírios Literários da Snow
Oiie Susi,
ResponderExcluirA premissa do livro não me chamou atenção, ainda mais por ser um enrendo com pouco dialogo, não gosto, acho que não me dou bem com história assim.
Bjs
♡ Amantes da Leitura
Oii,
ResponderExcluirImagino o quanto foi difícil ler esse livro, parece que a leitura não anda né?? Acontece isso muito comigo. Mas confesso que fiquei intrigada pela história e curiosa para saber todo o desenrolar. Gostei muito da resenha e da forma que você expôs a história e o que sentiu. Parabéns.
Beijos
Oi Suzi, sua linda, tudo bem
ResponderExcluirPor coincidência vi um filme onde as irmãs eram criadas de uma forma muito rigorosa pelos pais e quase nunca saiam de casa. Até que um belo dia, todas são encontradas mortas em casa, se mataram também. Mas ao contrário do livro, o filme mostra a explicação para o ato que elas cometeram. Confesso que o tipo de narrativa arrastada, com poucos diálogos me desanimou, por esse motivo acho que não leria. Mas independentemente disso, gostei muito da sua resenha.
beijinhos.
cila.
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/