"A língua descreve a natureza verdadeira das coisas e não o aspecto superficial que todos veem. Por exemplo, o fogo se chama brisingr. Esse não é apenas um nome para fogo, este é o nome do fogo. Se você tiver força o bastante, pode usar brisingr para que o fogo faça o que você quiser. "Hey people!!! Como foram essas duas semanas?? Muita leitura?? Espero que sim (rsrs). Hoje trago para vocês um livro já conhecido e que virou filme, Eragon (*-*) e eu tenho uma dica muito importante para vocês: Não julguem o livro pelo filme!!! Sério gente, o filme é bonzinho mas acaba com o livro. Não gosto quando isso acontece mas, por sorte, eu li o livro antes do filme e eu A-M-E-I. Vamos à resenha???
Autor: Christopher Paolini
Páginas: 480
Editora: Rocco
Sinopse: Eragon é um jovem de 15 anos que, ao encontrar na floresta uma pedra azul, polida, se vê da noite para o dia no meio de uma disputa pelo poder do Império. A vida de Eragon muda radicalmente ao descobrir que a pedra azul é, na realidade, um ovo de dragão. Quando a pedra se rompe e dela nasce Saphira, Eragon é forçado a se converter em herói. O jovem é lançado para um arriscado mundo novo movido pelas tramas do destino, da magia e do poder. Empunhando apenas uma espada e seguindo as palavras de um velho contador de histórias, Eragon e o leal dragão terão de se aventurar por terras perigosas e enfrentar inimigos das trevas em um Império governado por um rei cuja maldade não conhece fronteiras.
Quando ganhei esse livro eu não o conhecia e quando fui procurar sobre ele vi muitas críticas negativas dizendo que é cansativo, clichê, etc. Confesso que esse livro me conquistou e, sendo apaixonada pelas obras de Tolkien (sim, Christopher se inspirou nele), esse livro não foi nada maçante e sim bem estruturado e com reviravoltas bem planejadas. Para um romance de estréia esse livro foi nota 1000. A história começa numa pequena aldeia, Carvahall, onde Eragon vive com seu tio e primo. Em uma de suas caçadas ele acha uma pedra que mais tarde ele descobre ser um ovo de dragão. Quando o ovo choca e nasce Saphira, Eragon se vê envolto em tramas surpreendentes além de ser para uns a ruína do mundo e para outros, a esperança.
Quando o império descobre que um dos ovos chocou, e que o primeiro cavalheiro de dragão em cem anos surgiu, começam uma verdadeira caça e nessa busca o tio de Eragon é morto. Eragon conta então com a ajuda de Brom, um velho contador de histórias misterioso que parece saber tudo sobre dragões.
O livro narra, nessa busca por justiça e vingança, as descobertas de Eragon sobre ser um cavalheiro e tudo o que ele representa para seu mundo e para o imperador.
A narrativa, como já disse, é bem estruturada, Christopher é detalhista sem ser maçante e deixa aquele gostinho de quero mais para lermos o próximo livro. A série é composta por quatro livros e é intitulada Ciclo da Herança.
Super recomendo a todos os fãs de literatura fantástica, principalmente àqueles que se encantaram, ou não, com o filme.
Até a próxima. Beijos.
"Como? Garrow partiu para sempre! E, com o tempo, terei o mesmo destino. Amor, Família, Realizações – tudo isso é tirado de nós, e ficamos sem nada. Que valor tem as coisas que fazemos?
O valor está no ato. O seu valor acaba quando você se rende ao desejo de mudar, de viver a vida. As opções estão à sua frente, escolha uma e dedique-se a ela. As ações darão a você uma nova esperança e um novo propósito.Mas o que posso fazer?A única orientação verdadeira está dentro do seu coração. Nada menos do que o seu desejo supremo pode ajudá-lo."
_________________________________________________
Christopher Paolini é um escritor norte-americano de literatura fantástica e ficção. Ficou mundialmente famoso pela série Ciclo da Herança, dividida em quatro volumes, que já vendeu cerca de 25 milhões de exemplares mundialmente, em cerca de 41 países em que a obra foi publicada.