Título: Se O Sapatinho Servir (Era Outra Vez #2)
Autor(a): Sarah Mlynowski
Editora: Galera Record
Nº de páginas: 176
Onde comprar: Submarino | Saraiva | Americanas
Nota: 




Apontada como a herdeira de Meg Cabot pela imprensa, Sarah Mlynowski se diverte com o leitor nessa série juvenil com princesas, príncipes, vilões e finais um pouquinho diferentes do convencional. Abby e Jonah são irmãos e descobriram como entrar no mundo dos contos de fadas - e alterar os rumos de suas histórias! Desta vez, eles acabam no armário de casacos de um fabuloso castelo, bem na hora do baile, e lá está Cinderela. Tudo acontece como deveria ser: o príncipe resgata o sapatinho de cristal para seguir à procura da moça que o encantou, mas... Cinderela torce o pé - culpa de Abby e Jonah - e ele fica muito inchado. De jeito nenhum o sapatinho vai servir agora! Para piorar, a fada madrinha se recusa a ajudá-la e diz que Cinderela precisa assumir algumas responsabilidades se quer mesmo ter um final feliz. Mais uma vez, Jonah e Abby terão que consertar a história: decidem ajudar a gata borralheira a encontrar um emprego, e assim garantir a bênção da fada madrinha e a mão do belo príncipe em casamento.
Na imensa sabedoria de seus 10 anos, Sarah não entende como seus pais deixaram as coisas chegarem aquele ponto! É a terceira noite consecutiva que eles comem pizza no jantar, a caixa de ovos está quase estragando na geladeira sem nunca ter sido usada e ela não tem calcinhas limpas para usar. Bem que ela poderia resolver alguns deles problemas mas depois de uma primeira tentativa, onde a lavanderia ficou imersa em espuma, ninguém quer deixá-la ajudar.
Não ajuda em nada que suas noites em companhia de John vem sendo cada vez mais frustrante. Desde o dia que retornaram Flom, eles tentam fazer uma visitinha à Branca de Neve, mas Maryrose - a fada do espelho - os esta ignorando. Perspicaz, Sarah percebe que a única coisa diferente entre a vez que eles entraram no espelho e todas as últimas tentativas, é que agora eles estão preparados com roupas confortáveis e menos ridículas. E se ela fingisse desinteresse? Será que...... ops! Onde eles foram parar?
Ao invés de uma vasta floresta, eles se encontram cercados por casacos longos, que mais parecem animais e são tãaaaao macios! O traje das pessoas ao redor deixam claro que essa é a festa de alguém bem rico. Um guarda lhes informa que o baile está acontecendo em Zamel e quando certo sapatinho de cristal aparece, fica fácil descobrir onde foram parar.
A história contata por Sarah é divertida e mantém um linguajar de fácil entendimento. Rápida de ler, o livro prenderá a atenção de qualquer criança, principalmente as meninas, que se identificarão com o famoso conto de fadas.
Mesmo tentando ficar de fora, Sarah e John bagunçam toda a história da Cinderela. E mais do que isso, eles fazem uma trapalhada atrás da outra, deixando a moça cada vez mais longe de seu final feliz. Para consertar as coisa dessa vez, eles contarão com a ajuda da fada madrinha (que foi uma surpresa maravilhosa) só que ela não facilita em nada a vida deles.
A mensagem da história é muito boa, pois fala de autossuficiência e responsabilidade. Ao meu ver, esse ponto foi melhor do que o primeiro livro e exposto de forma mais clara. Só teve um detalhezinho que me desagradou: a postura da Cinderela antes do final feliz. Ela foi meio mentirosa e se aproveitou de terceiros para conseguir o que eu queria. Ela foi chamada a atenção e obrigada a mudar, mas isso aconteceu por tantas páginas que fico com medo de uma criança mais nova não assimilar direito.
Os finais das princesas tem me surpreendido e agradado muito pois mostra que você pode ter o seu 'Felizes para Sempre' de maneira bem real. O próximo volume terá como protagonista Ariel, a Pequena Sereia
uma das minhas princesas preferidas e eu estou muito curiosa pois a sinopse cita o conto original, que não é nem um pouco feliz. Este volume ainda não tem título traduzido, nem previsão de lançamento no Brasil.