{Opiniões, pitacos e desvarios} Claro que te amo! - Tammy Luciano


Apresentação:


Fala galera! É um prazer está aqui estreando neste blog. Me chamo, Leonardo Antan, sou o novo colunista e vou dar expediente aqui às sextas-feiras dando pitacos e opiniões nos livros que eu andei lendo. Pra quem não me conhece, eu já fui o responsável pelo blog "A Paulicéia Desvairada", o qual tive que abandonar por causa da falta de tempo. E com esta coluna aqui, vou poder matar a saudades que eu estava de falar das coisas que leio, sem tomar muito o meu tempo. 


Eu sou mais um carioca, leitor voraz desde pequeninho e tenho neste mundo das letras uma paixão enorme. Passeio pela maioria dos gêneros literários, mas tenho um carinho especial por infantojuvenis e comédias românticas. Como bom canceriano, sou sonhador e adoro uma história de amor bem contada. Tenho na minha lista de autores preferidas nomes mais clássicos como Clarice Lispector e Jorge Amado, chegando a atualidade com Thalita Rebouças, Christine M. e Paula Pimenta. De leitor, resolvi me aventurar escrevendo (apesar de não ter a menor disciplina), tenho um livro "pronto" e mais dois a caminho. Espero que logo eles estejam nas livrarias. Mas além da literatura, eu tenho outros grandes amores como os desfiles das escolas de samba, o cinema e a televisão. Atualmente, curso História da Arte na UERJ e Fundamentação na EAV (Escola de Artes Visuais) do Parque Lage, e estou descobrindo um novo amor pelas artes em geral. 

Enfim, sou muito prolixo também. Nem é perceptível. Ao escrever, sou adepto de um estilo mais despojado, sem muitas firulas. Procuro sempre elaborar da melhor maneira possível as minhas resenhas, equilibrando tudo o que penso. Estabelecendo todos os destaques positivos e negativos. Espero que você curtam. 

Com isso, vamos ao que interessa!


Título: Claro que te amo!

Autor: Tammy Luciano
Páginas: 304
Ano: 2013
Editora: Novo Conceito

Sinopse:Piera tem certeza: está cometendo a maior loucura da sua vida ao assistir, escondida, ao casamento de seu ex-noivo. Depois de seis anos de relacionamento, entrar de penetra na comemoração foi tudo que André deixou para ela. E olhar a cena não a faz feliz, mas encerra uma fase de sua vida. Hora de recomeçar. Mas como recomeçar se seu coração está cheio de dor? Envolver-se com a história de Piera é como descobrir que sempre há um lado muito bom a ser revelado… Mesmo que tudo pareça tão difícil.




Primeiro, é uma grande responsabilidade falar do livro da querida Tammy Luciano, uma autora que eu acompanho faz tempo e por quem tenho grande admiração. O que mesmo assim não tira a sinceridade desta resenha. 

Vamos começar no ponto principal desta leitura: "Claro que te amo" não foi dos livros que mais me agradaram. Apesar de muitas qualidades, que vou enumerar aqui. Este romance não me arrebatou, ou me trouxe aquele algo a mais. Apesar disso, temos uma história complexa e muito bem pensada, que pode (e vai) agradar muitos.

A construção da personagem principal, a complicada Piera é muito bem feita, moldada por muitos dramas. Difícil de ser ver em alguns romances por aí. Com bastante complexidade, a mocinha faz um bom espelho de meninas desta faixa etária. Cheias de complexos, inseguranças, defeitos. E é nela que se concentra, um dos maiores problemas da minha leitura, não rolou esse reconhecimento com a personagem. Como aconteceu com várias outras pessoas. E não precisa falar, o problema nem é ela ser do sexo feminino, ou o público que o livro é voltado. Eu sou mega fã do gênero e similares. 

Outros personagens também se destacam, seja pelo carisma ou função. A maioria dos personagens fazem a linha "queria na minha vida", como o fofíssimo mocinho Marcelo, o paizão de Piera e as amigas pra todas as horas. Pessoas que tem papéis fundamentais no desenrolar da história, assim como Cecília, a complicadíssima mãe de Piera. Que eu enumero como um dos maiores destaques deste romance: a forma muito peculiar que foi desenrolada esse drama. Confesso, esperava um coisa mais "novela", no seu sentido "raso". Mas foi exatamente o oposto. Fui surpreendido com a boa elaboração e profundidade do episódio. 

Mérito também tem que ser dado ao desenrolar dos acontecimentos. É surpresa atrás de surpresa. Conseguindo entreter o leitor da melhor forma. Trazendo muito gás a história, renovando o fôlego. É inteligente também como tudo isso é levado, numa ótima narrativa. Outro acerto. Sem ser muito "voadora" ou detalhista, a autora vai jogando tudo nos melhores momentos pro leitor. Num estilo bem próprio e cativante. 

Apesar de todas essas qualidades, que sei reconhecer, que é preciso destacar pra quem se interessa pelo livro, fica a minha falta de "troca" com o livro. Mesmo entendendo e parabenizando a mensagem que a Tammy quis passar, não tive aquele algo a mais que é tão bom de sentir. O que não impede, você, de gostar e amar essa história. 



Brigado pela leitura e até a próxima!