Clara e a Garota Do Espelho - Parla de Paula


Título: Clara e a Garota do Espelho
Autor(a): Parla de Paula
Editora: Novo Século - Talentos
Nº de páginas: 408
Onde comprar: Submarino | Saraiva | Americanas
Nota:

A menina que reside no espelho de Clara carrega muitos sonhos dentro do coração – como a de uma bailarina em um conto de fadas, esperando um grande amor –, mas a insegurança a faz se sentir cada vez mais triste, e nada que ela faça parece ser o suficiente para vê-la feliz.
Esta emocionante narrativa, repleta de fantasias, nos conduz a um conflito que pode ocorrer com qualquer um: a insatisfação que nos leva a trilhar caminhos como o da anorexia e o da bulimia. De forma secreta e silenciosa, nossa imagem passa a não ser mais refletida de forma íntegra, e sim distorcida, e os sonhos parecem se esvair. O que acontecerá quando Clara reconhecer a própria imagem?

Clara é uma adolescente sonhadora, vive com seus avós na pequena cidade de Ituaçu, na Bahia, cursando o ultimo ano do ensino médio. Tudo o que ela deseja é um ano tranquilo para enfim ir morar com sua mãe e correr atrás de seu sonho de ser bailarina, mas a chegada de três garotos estrangeiros ao seu colégio muda todos os seus planos.

Logo que ela vê Phelipe, um dos meninos novos, fica muito interessada nele. Não demora e os dois ficam super amigos, mas Clara não consegue se declarar, pois, além de ser tímida ao extremo e muito insegura, Phelipe já esta namorando outra garota, e ela tem medo de ser rejeitada. Clara não reclama, sabe que é amada e sempre teve tudo que quis, mas, devido a uma série de acontecimentos ruins em sua vida ela se sente cada vez mais triste, vazia e sozinha.

Achando que, se ela perdesse um pouco mais de peso ficaria mais bonita e então todos gostariam dela, decidiu pesquisar na internet formas para emagrecer rapidamente. É assim que ela é apresentada à Ana (Anorexia) e à Mia (Bulimia) e decide que no momento elas são a solução mais rápida para seus problemas. Ela acha que a Mia esta lhe fazendo bem, pois agora ela se sente melhor e sabe que quando quiser parar de vomitar tudo que come ela consegue. A única coisa que não consegue entender é por que todas as vezes que olha no espelho a menina que mora nele está sempre triste, mesmo ela tentando de tudo para fazê-la sorrir.

Clara e a Garota do Espelho é um romance jovem que aborda um assunto polêmico - distúrbios alimentares - de uma maneira nova para mim. No início do livro ela não era doente, e vê-la ingressar pouco a pouco nesse caminho perigoso da bulimia me mostrou o quanto somos frágeis e o quanto esses distúrbios estão próximos de nós.

Os capítulos do livro são curtos e de rápida leitura. O romance é doce e inocente, Phelipe é como um príncipe “literalmente”. Devido à imaturidade e ao drama da personagem principal, confesso que me irritei diversas vezes com ela, e isso atrapalhou muito minha leitura. Mesmo sentindo muita antipatia em relação à Clara, a história estava fluindo legal até chegar aos capítulos finais.

A autora deu uma reviravolta na trama que quebrou totalmente meu ritmo. Parla trouxe para o livro príncipes e princesas meio que do nada e também abordou o espiritismo da mesma forma. Acabou que fiquei com a impressão de que esses dois temas caíram de paraquedas na história quase no final, o que me passou um ar de forçado. Tá certo que no começo do livro tem um prefácio que dá uma leve ideia desses assuntos, mas é só; você passa o livro todo no ritmo do drama da anorexia e da bulimia e de repente, do dia para noite, aparece um conto de fadas trazendo o espiritismo, o que acabou com a minha leitura.

O livro é um romance mais voltado para adolescentes, talvez por isso tenha me incomodado em relação à maturidade de Clara, mas acho pouco provável, já que adoro romances adolescentes quando bem escritos. Nesse caso senti falta de mais harmonia entre os acontecimentos.

No fundo, o maior tesouro que qualquer pessoa pode ter é a família. Amigos são incríveis, mas duvido que se atear fogo em um amigo ele voltara a olhar na sua cara. Talvez alguns. Mas família é família.

11 comentários

  1. Oi Suzi! Eu acho que eu já li um livro parecido com esse e concordo com você, quando os romances são bem escritos eu curto com personagens de todas as idades. Mas deve ser bem difícil escrever um romance que aborda esse assunto, e acho que tirando a parte de chegar ao extremo de desenvolver um distúrbio alimentar, todas já sentimos essa insegurança né? Adorei a sua resenha honesta e justificada, entendi direitinho porque você não curtiu tanto a leitura :/ Espero que a sua seja melhor! Beijos! http://www.trocandodisco.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ola Suzi,
    Eu gostei da temática. Gosto de livros assim, sobre problemas reais, mas o "cair de paraquedas" de assuntos me deixou com a pulga atras da orelha.
    Gostei muito da forma que escreveu.

    Bjocas

    ResponderExcluir
  3. Oi, Suzi! Tudo bem? Xii... o livro parecia tão legal! Pena que aconteceram essas coisas no final. Acho que também me sentiria assim quando acontecesse essas coisas! rs É uma pena, né? A capa do livro é tão linda e a premissa tão legal... Mas fazer o que, né? Adorei a resenha!

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olááá!!

    Eu não conhecia a obra, achei interessante esses temas usados pela autora, mas pelo que você você contou ela não soube aproveitar muito os temas né?
    Como pode jogar duas coisas sem noção assim do nada ??

    Não tinha muito interesse, então agora não tenho mesmo >< Uma pena que a leitura não seja proveitosa


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?

    Quando abri a postagem já pensei "uau, que capa linda, quero ler", mas aí desisti na hora depois de ler a resenha, o que prova que não devemos julgar um livro pela capa. Depois que li o livro Garotas de Vidro da Novo Conceito, eu tô correndo de obras que abordam distúrbios alimentares e coisas do tipo, sei lá, a visão das personagens são tão autodestrutivas que me incomoda. Odeio personagens imaturas e quando o autor conduz a narrativa de forma desproporcional, parece que ele estava com pressa pra terminar, saca? Enfim, apesar de ter uma capa linda, não vou ler essa obra tão cedo, mas não vou dizer nunca. ;)

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Oi, concordo com o Matheus em relação a capa. Nunca imaginaria que um livro com essa capa se trataria de bulimia ou anorexia. E da mesma maneira que você não gosto de personagens imaturas, e muito menos de acompanhar essa auto destruição da personagem, isso me irrita demais e me faz ter vontade de bater nela pra vê se acorda pra vida!
    Acho que o autor tem que ter muito jogo de cintura pra narrar um livro com esse tema e não deixar repulsivo, o que é muito difícil né.
    Enfim, não gostei mesmo da premissa do livro, e pela sua resenha também não leria, rsrs.
    Beijos
    www.romanceseleituras.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Suzi, não conhecia o livro, mas inicialmente achei o tema interessante, isso até chegar no fim de sua resenha e ler o que a autora fez. Nossa, deve ser um saco acontecer isso, com certeza atrapalharia meu ritmo também.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Suzi, tudo bom?

    A capa é bem bonita, mas não fiquei interessada logo de cara pela história. Depois vi a sua note e fui ler a resenha para ver sobre o tema. Apesar do tema ser bem polêmico, me sentiria incomodada pelos outros temas que caíram de paraquedas. Isso é bem ruim mesmo. Uma pena que não tenha gostado.

    Beijos, Rob
    http://www.estantedarob.com.br/

    ResponderExcluir
  9. ' Olá suzi ,, Pra mim "Clara e a garota do espelho" foii o melhor livro q já li até agr ,, Já vários livros muitos américanos e outros brasileiros ,, Mais "Clara e a garota do espelho" mim impressionou de certa maneira ,, Adorei o livro e acho q Parla de Paula é uma ótima escritora ,, Admiro muita parla
    Bjss

    ResponderExcluir
  10. ' Olá suzi ,, Na minha opinião "Clara e a garota do espelho" foi o melhor livro q li até agr ,, Já li muitos livros vários américanos e alguns brasileiros ,, Amo litératura ,, E amei o livro q Parla escrevei ,, Ñ poderia ser melhor ,, Ela é uma exelente escritora ,, E admiro muito ela
    Bjss :*

    ResponderExcluir
  11. Eu adoreeeeeeeeeiiiiiiiiiiiiiii
    clara vai fundo amigaaaaa.

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)