Destrua-me - J. L. Mac


Título: Destrua-me (Wrecked #1)
Autor(a): J. L. Mac
Editora: Charme
Nº de páginas: 266
Onde comprar: Saraiva
Nota:

Aos vinte e cinco anos, Josephine Geroux é uma "zé ninguém", segundo sua própria definição e, apesar de não querer ser assim, ela se contenta com isso. Crescer orfã a transformou numa pessoa dura e indiferente aos outros, até que ela conhece um homem estranhamente familiar, com um rosto que a assombra por razões que ela não consegue entender.
Mesmo fazendo questão de evitar interações com os outros, a vida de Josephine se entrelaça com a de Damon Cole, o enigmático estranho, e antes que se dê conta, ela se entrega à única pessoa que está perto o suficiente de destruí-la.

Envolvente, sensual e extremamente emocional, Destrua-me irá te seduzir, apaixonar e conduzir à uma montanha russa de sentimentos, com a dolorosa vida de Josephine.

Josephine perdeu os pais num acidente de carro da qual foi a única sobrevivente Se Eu Ficar feelings e por causa disso acabou passando o período de infância e adolescência em orfanatos, lares provisórios e até mesmo na rua. Sua vida começa a melhorar quando ela consegue emprego numa livraria, mas seus anos de órfã a deixaram com um vocabulário bem chulo e um comportamento não muito fino. Mas isso é livro, precisa ter aquele cara que vai mudar a vida dela, né? E Damon é o cara. Ele entra na livraria, encontra com ela e tcharam! Eles marcam um encontro e tal, mas não é o instalove que você tá pensando, nada de paixão à primeira vista. Jo não apenas é durona com tem o pensamento de quea mulher também pode usar o homem pra se divertir.

Faria qualquer coisa para curar o vazio dentro de mim. Até agora, a única coisa que parece preencher o meu vazio, é fazer sexo frequentemente. Acho que sou um daqueles exemplos dos livros didáticos, de uma jovem mulher que usa o sexo e a promiscuidade para mascarar a sua educação de merda. Não dou a mínima. Sexo é bom e, por um curto período de tempo, me faz esquecer tudo.

Esse quote passa uma ideia da personalidade de Jo. Não condeno sua liberdade sexual porque, né? Cada um faz o que quer com o que é seu apesar de que eu não o faria, mas ok. E se homem pode, por que ela não poderia? Isso pra mim não foi problema, então prossigamos. Ela é orgulhosa, autossuficiente e nem um pouco sentimental, então não quer se envolver emocionalmente. Mas nada como alguém paparicando, né?

Damon tem grana, quer comprar tudo e mais um pouco pra Jo e - claro! - é dominador, não só na cama, como também nas atitudes. Peraê, já vi esse enredo antes! A história lembra muito 50 Tons: o cara rico que compra tudo pra mocinha, e ela dizia que não ia aceitar e recebe tudo. Continuo achando que ela tem direito de fazer o que quer, mas foi totalmente contraditório com a postura inicial e com todos os valores que ela pregava.

Deu pra ver que não gostei da Jo, né? Muito volátil pro meu gosto. Em um dia tem um pensamento, 3 dias depois está completamente mudada. #fail E pior que também não gostei do Damon. se mata! Ele usa um trauma do passado pra justificar a dominação, não achei o motivo lá essas coisas, até porque saquei qual era o tal segredo logo no começo e li o livro todo já com essa visão em relação a ele. Fora que o cara é meio psicótico, fica pedindo pra Jo repetir 300 vezes a mesma frase, e não é 1 ou 2 vezes, é toda hora. Socorro! Irritação em níveis profundos!

Outra coisa que me deixou meio "oi?"... No primeiro encontro, ele já sabe que ela é ex-menina de rua e que sai facilmente com qualquer cara (tanto que estava lá com ele), mesmo assim já sai fazendo oral nela sem proteção. Pode ser minha visão super quadrada, mas achei too much!

A narrativa pelo ponto de vista de Jo talvez não tenha sido a melhor opção. O texto me pareceu pobre, com frases curtas e muito palavrão. Entendo que ela era ex-mendiga, mas é estranho do mesmo jeito. Além disso, o enredo foi previsível demais, matei a charada no capítulo 5.

Não sei se foi da tradução ou da própria autora, mas havia construções em que a fala vinha após um texto narrativo. Por exemplo:
"— Café. Creme e açúcar.
Pego a xícara. — Obrigada."
Por que o "Obrigada" não foi para o parágrafo de baixo? Eu me incomodo com esse tipo de organização do texto, e pra piorar a revisão também deixou a desejar. Tem erro que só os chatinhos com isso identificam, mas tem muitos bem banais, como ausência de palavras e letras sobrando perdidas.

Tentei tirar alguma lição do livro, mas foi realmente difícil. O que eu pensava, vinha uma cena pra me contradizer. Nem as cenas hot foram boas o suficiente pra me causar quenturinhas.

Maaaaaaaaaaaaaaas é uma opinião MINHA! Vi algumas resenhas falando suuuuper bem do livro, 5 estrelas e tal, mas COMIGO não funcionou. Sou do princípio de que cada um tem que ler pra ter a própria experiência e poder formar uma opinião a partir dela, então experimente. E, quando ler, vamos papear. Quero ver se alguém me faz entender a cabeça desses dois.

9 comentários

  1. Já não curti!
    Já é machista pra mim
    A mulher não pode ser feliz sozinha? Afff tem que aparecer um homem e salvá-la? Por favor, vamos melhorar!!!!!

    hehe

    ResponderExcluir
  2. Eu não me interessei muito por esse livro.
    Acho que para mim também não iria "funcionar", assim como foi para você.
    Mas essa é justamente a beleza da leitura não é? A capacidade de encantamento com diferentes tramas, por tão diferentes pessoas.

    Café com Letras

    ResponderExcluir
  3. MAS GENTE!

    Realmente já vi muuuita gente falando super bem desse livro. Não leria por causa do 50 tons feelings, acho que toooodo mundo quer seguir a mesma receita e acaba sendo enjoativo e chato para caramba.
    Gostei da sua sinceridade, também sou dessas de cada um faz o que qur, mas não concordo com muita coisa.
    Odeio livros com muitos palavroes :(


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Giulia!
    Nossa, o que dizer de um livro que já não sentia nenhuma afinidade. Achei que o livro não valia a pena só pelo número de divulgação que teve. Mas hot não é meu pedido pra leitura este ano. Além disso, já fiquei de saco cheio só de você falar da Jo D: Meu Deus, dupla personalidade ela ne? Só se for, pra mudar tanto assim.
    E não me fale de livros com palavrões. Acho isso muito desnecessário. SEMPRE empobrecesse a obra. SEMPRE. A capa já não tinha me agradado, e a sinopse muito menos. Vou me manter longe.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Giulia,

    Vi tantas pessoas falarem tão bem desse livro, que agora fiquei até em dúvida sobre ele, mas de primeira não fiquei muito encantada pela historia, que vendo agora se parece muito com 50 tons, talvez eu leia, não é um livro que eu leria de imediato.

    Mayla
    http://meulivromeutudo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Giu, tudo bem???

    Nossa uma estrelinha só... e acredite... que depois de ler a sua resenha com todas essas ressalvas fiquei mais curiosa para saber do porque você não gostou, embora, você não saiba eu levo muito em consideração a sua opinião porque adoro as suas resenhas... sério... mas preciso compreender porque o livro não funcionou pra vc, porque claro acontece e muito entre os leitores... falo isso porque li resenhas excelentes desse livro e a divulgação foi maciça... então assim que eu tiver a oportunidade vou ler xero!!

    ResponderExcluir
  7. Oie, Giulia!
    Eu provavelmente não gostaria também. Se você não gostou, e sei que curte o gênero, pra mim fica difícil, né? E cara, que nojo. Sendo ela ou ele o ex-morador de rua e se relacionando com tantas pessoas, não faz diferença, tinha que se prevenir... Ai, não. Só saber disso já me fez decidir que não vou ler não.
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Meninas eu ao contrário amei a leitura, amo romances , adorei a capa. a intensidades dos personagens, mas o livro nem sempre agrada a todos. Ambos protagonistas carregam uma carga emocional muito grande sendo um grande destaque do livro. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  9. Ai, Giu, sinceramente? Não leria de jeito nenhum. Gente, essa Jo é muito volátil mesmo, fora que não achei nada legal esse jeito dela de viver. E que preguiça de mais um dominador! Mais preguiça ainda tenho dos palavrões, isso é algo que realmente me incomoda. A organização do texto e a revisão também me incomodariam. Enfim, pra mim não vale a pena nem tentar.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)