Claro que te amo! - Tammy Luciano


Título: Claro que te amo!
Autora: Tammy Luciano
Editora: Novo Conceito


Piera tem certeza: está cometendo a maior loucura da sua vida ao assistir, escondida, ao casamento de seu ex-noivo. Depois de seis anos de relacionamento, entrar de penetra na comemoração foi tudo que André deixou para ela. E olhar a cena não a faz feliz, mas encerra uma fase de sua vida. Hora de recomeçar. Mas como recomeçar se seu coração está cheio de dor? Envolver-se com a história de Piera é como descobrir que sempre há um lado muito bom a ser revelado… Mesmo que tudo pareça tão difícil!

Conheci a Tammy e seu trabalho há quase 2 anos, já faz um tempinho que tenho 2 de suas obras, mas só agora parei pra ler. Ainda bem! Claro que te amo! foi mais um daqueles livros que tinham momento certo pra serem lidos. Eu estava em viagem, pela primeira vez longe do meu marido desde que ele veio transferido (pra quem não sabe, ficamos 3 anos casados e morando em estados diferentes), e a leitura só me fez ficar com mais saudade do meu pretinho. Sentimentalismos à parte, vambora pra resenha.


Piera poderia ser considerada uma menina com seus 19 anos, mas seu histórico revela uma maturidade imposta. Foi abandonada pela mãe com 1 mês de vida e criada pelo seu pai, sem dificuldades financeiras, mas com uma sobrecarga emocional. Pra piorar, há 1 ano foi largada pelo noivo, com quem estava junto há 6 anos, sem muitas explicações e logo depois descobriu que ele estava namorando. E ainda teve a brilhante ideia de ir pra porta da igreja ver o casamento dele. Tá bom pra você? Pra Piera parecia que não.

Quando ela acha que as coisas estão se acalmando, sua mãe reaparece, internada numa clínica psiquiátrica, querendo encontrá-la. Apesar de todos os seus medos, resolve ir, e lá conhece Marcelo todas fazem o coraçãozinho, o administrador-filho-do-proprietário-estudante-de-medicina-gato-simpático-gente-boa-respeitador-etcetal. Já deu pra notar que eu gamei nesse moço, né?

Daí pra frente se desenrola o drama do reencontro com a mãe, o romance quase perfeito e muita, muita confusão da protagonista. Piera é daquelas que sabotam a própria felicidade, que acham que tudo vai dar errado, que o mundo conspira contra ela. E aí faz as maiores burradas possíveis! Entendam: eu vivi uma relação de amor e ódio com ela. Procurei ao máximo entender seus medos e dificuldades por conta dos problemas familiares e do fim do relacionamento, mas muitas vezes minha vontade foi dar uns bons tapas na cara dela e gritar "acorda pra vida!". Tanta maturidade pra lidar com a ausência da mãe, com as responsabilidades da casa, com os estudos, mas na hora de viver o amor se comporta como uma adolescente de 13 anos.

Aliás, uma coisa que me intrigou MUITO foi por que a Piera não foi fazer tratamento psicológico. O pai tinha condições de bancar, mas deixou a filha passar a vida inteira remoendo o sentimento de abandono. Aí depois ela começa a namorar um psiquiatra e hora alguma ele recomenda que ela procure ajuda de um psicólogo. Isso foi meio estranho! Uma terapia caía bem ali.

Mas voltando ao romance... O início do namoro de Piera e Marcelo é encantador, suave, envolvente, com sabor de quero mais nesse mais inclua detalhes sórdidos, faz favô. Marcelo é um perfeito cavalheiro, tão perfeito que parecia demais; se ele não tivesse tomado uma atitude decente do meio pro final, eu tinha desistido dele. rs! Mas ele foi o melhor do livro, junto com o pai da Piera, que era um fofo, um verdadeiro pãe!

Destaque também pras amigas. Piera faz parte de um grupo de 4 amigas inseparáveis, daquelas que falam a verdade na lata, mas estão do lado quando mais se precisa. O que me deixou encafifada é que, quando Piera mais precisava delas, as 3 estavam lá. Sim, isso é um problema, por que quem, em plena Rio de Janeiro engarrafada, brota do nada na casa dazamiga? E ainda mais as 3, as TRÊS juntinhas, na mesma hora. Ou é muita amizade, ou é muito ócio, ou elas são vizinhas de prédio e o fato não foi mencionado ou tudo junto.

Outro ponto negativo: toda hora retoma a mesma ladainha - Piera foi abandonada pelo ex-noivo, ficou com ele por 6 anos, ele traiu, casou com outra, ela se sentiu mal, abandonada... Ela evoluía a história, contava novos fatos, mas sempre voltava pro mimimi - e eu já tinha entendido tudo isso na primeira vez que narrou. E falando em repetição, introduzir "Claro que te amo!" em alguns diálogos ficou forçado. Pra mim isso é resposta pra "Você me ama?" e só, não uma declaração espontânea. Mas até que no finalzão ela tentou explicar e deu uma tapeada.

A capa eu achei indiferente, até porque não conseguia imaginar o Marcelo desse jeito. A diagramação tava liiiiiinda! E a revisão ficou bem boa.

Agora quero ler Sou Toda Errada. E espero o próximo lançamento da Tammy, torcendo pra que saia na bienal, ainda este ano.