Eu estou cada dia mais viciada na escrita de Stephen King, tanto é que a maior parte de minhas resenhas aqui no Prazer são de livros escritos pelo mestre. Mas, sem sombra de dúvidas, o que mais desejava ter era Salem. Antes de ler a sinopse, tinha uma ideia totalmente distinta do livro, principalmente pelo nome remeter a histórias de bruxas e confesso que talvez essa fosse a razão de tanta vontade em tê-lo. Mas me deparei com algo totalmente diferente. Claro que envolve um ser tão sobrenatural quanto, mas, mesmo sabendo que o livro fora lançado anteriormente como A hora do vampiro, não conseguia ver um enredo baseado em um.
Mas no final das contas dei de cara com um suspense de arrancar o fôlego de qualquer um, beirando os resquícios do terror clássico, que há muito tempo não encontramos nos livros. O que mais me impressiona é a qualidade do texto, principalmente por ter sido escrito em 1975. Sem mais delongas, conheçam um pouco mais de Salem.
Logo no início, conhecemos um homem e um menino que estavam sempre procurando notícias de Jerusalem's Lot, uma pequena cidade que se tornou fantasma do dia para a noite. E, depois de um longo tempo, eles resolvem voltar até lá. É a partir daí que o livro finalmente começa, através de flashbacks que contam a experiência dos dois na pacífica
A partir de um assassinato de uma criança, os habitantes de Jerusalem's Lot ficam doentes e com hábitos um tanto peculiares. Em questão de tempo eles se tornam vampiros. É com a ajuda de Mark Petrie que eles precisam destruir todo este horror.
Criticando as populações das cidades pequenas, o ser humano e a religião, King abrange seus temas.
A capa foi mudada em sua nova edição, tornando o livro muito mais rentável que a anterior. O título Salem também fez toda a diferença, como disse lá no início, pois muitas pessoas, assim como eu, se sentiram atraídas pela obra apenas por ele estar ali. A Suma está de parabéns, principalmente por editar novamente títulos do autor que estavam há muitos anos esquecidos.
A diagramação interna é relativamente simples. Entre Prólogo e Epílogo, se encontram 3 partes, cada uma delas com capítulos e subcapítulos, todos muito bem estruturados e descritos, dando uma riqueza imensurável à obra.
E é claro que espero este ano acompanhar outras obras do autor. Já tenho em casa Carrie e À Espera de Um Milagre. Este último vai passar a frente de muitas leituras do próximo mês.
Salem - Stephen King
Suma de Letras
460 páginas
Livro cedido pela editora
Onde comprar: Submarino | Saraiva | Americanas | Fnac | Cultura
Pamela!
ResponderExcluirAmo o King e o melhor livro de todos para mim É a Espera de um milagre, genial!
Não li Salem ainda, porém já anotei aqui porque quero muito acompanhar todo suspense e thriller do livro.
Bom final de semana!
“Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas.” (Confúcio)
cheirinhos
Rudy
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!
Pamela, ainda não li nenhum livro do Stephen por ele apresentar conteúdos que possivelmente não me deixarão dormir a noite rs. Mas "Salem" parece ser um livro tão interessante, logo pelo nome pensei que envolveria bruxas mas estava errada. Além de apresentar um enredo tão atrativo, a capa está um luxo.
ResponderExcluirE essa troca de títulos realmente fez uma grande mudança no livro, deixando-o ainda mais agradável.
Agora preciso deixar minhas conclusões mal interpretadas do Stephen e ler alguma obra dele.
Grande mestre do terror e de deixar a gente preso no livro do começo ao fim, assim conhecido o King. Eu adoro histórias que envolvem vampiros e grandes mistérios. É uma leitura que desejo muito fazer!
ResponderExcluirNossa, um livro escrito em 1975 e com uma escrita boa assim, com certeza é destacável. Eu já ouvi falar bastante do Stephen King mas ainda não consegui ler um livro dele, mas toda vez que leio resenhas, que por sinal são sempre positivas, eu fico com mais e mais vontade de conhecer esse mestre do terror.
ResponderExcluirSó li um livro do SK até hoje e creio que por isso mesmo nunca mais peguei outro: tenho medo hahaha
ResponderExcluirna verdade tenho quatro livros não lidos dele na estante mas preciso me programar pra ler apenas durante o dia!
Não lembro de ter lido resenha desse livro mas achei bacana que a editora tenha trazido com nova capa e título, essas "pequenas" coisas às vezes fazem muita diferença!
Gostei que haja crítica às pessoas e religiões. Apesar de não ser chegada em histórias de vampiro fiquei bem tentada a ler esse
bjs