
Pedro Bandeira e eu temos um caso de amo desde O mistério da fábrica de livros, meu primeiro livro autografado na minha primeira bienal. Daí pra lá teve Os Karas, A marca de uma lágrima e muita paixão por aquele senhorzinho de bigode que dá vontade de colocar na minha estante.
Quando vi esse novo livro, claro que eu quis ler, né? Por vários motivos: a) é Pedro Bandeira, e isso por si só já é razão suficiente; b) fala sobre grandes compositores da música clássica (pra quem não sabe, estudei piano quando criança e sou casada com um trombonista, ou seja, isso é tema recorrente lá em casa); e c) adoro quando um livro usa fatos reais como pano de fundo para a ficção.

Em Melodia Mortal encontramos o já consagrado Sherlock Holmes investigando as mortes misteriosas dos gênios da música. Chopin, Tchaikovsky, Mozart, Beethoven... em cada capítulo um caso diferente - e sua solução, é claro! A grande diferença é que, após Watson narrar Sherlock desvendando o mistério por trás de cada morte, há a reunião da Confraria dos Médicos Sherlockianos, que nada mais é do que um monte de médico de especialidades diferentes com uma coisa em comum: a paixão pela dupla Holmes e Watson. Eles discutem se a solução encontrada pelo detetive é compatível com a realidade, à luz da medicina/ciência atual. Deu pra entender?
– Eu não preciso ter estado presente ao ato de um crime, Watson – explicava-me ele. – Basta que me sejam relatados dois detalhes da ocorrência, ainda que separados e distantes, mesmo que do passado, para que a lógica do meu raciocínio trace a linha reta que unirá esses dois pontos e me apontará o culpado.
A escrita é um tanto diferente do que estamos acostumados do bigodudo, o que pode trazer certo desconforto no começo. Poucos detalhes, muitos termos técnicos. Acredito que isso se deva à parceria com o médico Guido Carlos Levi, que trouxe veracidade e credibilidade aos fatos narrados, em especial nas partes que envolvem a confraria.
Pra resumir, é uma leitura recomendada para fãs de música, fãs de suspense/policial, fãs de medicina, fãs de Pedro Bandeira, fãs de Sherlock Holmes... Acho difícil alguém ler e não gostar, hein?! Se joga!

Melodia Mortal - Pedro Bandeira e Guido Carlos Levi
Fábrica231
240 páginas
Livro cedido pela editora
Onde comprar: Submarino | Americanas | Saraiva | Amazon

Giulia!
ResponderExcluirUma pena que o livro peca na coesão entre os protagonistas, em compensação, a escrita é maravilhosa, toda feita em cima de pesquisas sobre nosso Sherlock.
Gosto muito dos livros do Pedro Bandeira e mesmo com sua ressalva, gostaria de ler.
Uma semana esplendorosa!
“Educar é semear com sabedoria e colher com paciência.” (Augusto Cury)
Cheirinhos
Rudy
TOP COMENTARISTA DE JULHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
Adoro tudo relacionado a Sherlock Holmes e sinto que vou curtir essa leitura também.
ResponderExcluirAinda mais sendo abordada essa investigação meio musical haha
E apesar dos muitos termos técnicos, parece ser uma leitura bacana!
Fiquei bastante interessada!
Beijos
Caroline Garcia
Olá !
ResponderExcluirAdorei!
Pedro Bandeira + Sherlock = perfeição !!
Gosto muito da escrita do Pedro !
Preciso desse livro !
Oi Giulia, tudo bem?
ResponderExcluirNunca li nada do Pedro Bandeira. Aliás quando eu tinha 6 anos, eu declamei uma poesia escrita por ele em um festival, e isso acabou me dando o troféu de segundo lugar <3
Achei muito massa a premissa deste livro, fiquei super curiosa para conferir. Nem consigo imaginar todos esses elementos inseridos em um livro só, só um grande autor pra conseguir esse feito.
Adicionado a listinha de desejados.
Beijos
Giulia, acredita que nunca li nenhum livro do Pedro Bandeira? E não foi por falta de oportunidade. Achei todo o contexto da história fantástico, misturar a realidade com a ficção forma um livro incrível, e mesmo com tantos termos técnicos, a história parece ser fascinante. Espero ter minha primeira experiência com o Pedro através desse livro <3
ResponderExcluirGente, que delicinha!
ResponderExcluirAdorooooooo Pedro Bandeira!
Faz um tempo que não leio nada dele. Já tô com saudades!
Adorei a resenha, deu pra ver que é um livro maravilhoso e bem escrito.
Ainda mais com tanto suspense e música!
Já quero!
bjss