Thomas e a sua inesperada vida após a morte - Emma Trevayne

Resenha Livro Thomas e a sua inesperada vida após a morte

Devo confessar que não costumo ler obras que exploram universos paralelos, com tramas cheias de magia e criaturas inumanas. Li poucos livros de literatura fantástica, mas esse me chamou atenção pela capa linda e por esse título que me deixou curiosa. Então, ao ler a sinopse achei que seria uma boa pedida para me aproximar mais do gênero. Adianto para vocês que foi uma agradável experiência.

Thomas Marsden é um garoto de (quase!) doze anos que vive com os pais, Silas e Lucy, em Londres e se submete à atividades bastante peculiares para um menino da sua idade. Logo de cara a gente entende que a vida de Thomas não é nada fácil. Sua família é muito pobre, a mãe trabalha em casa, já o pai e Thomas se ocupam de violar túmulos durante as noites nos cemitérios da cidade em busca de objetos valiosos que possam ser vendidos e assim garantir o mínimo necessário para a sobrevivência da família em um cotidiano cheio de privações. Ele não sente prazer no que faz, mas acabou se acostumando com a dura realidade.

Cavar não era um trabalho fácil. Era cansativo, de quebrar as costas, interminável. As lâminas das pás devoravam a terra e depois mergulhavam para outra bocada, apenas para cuspi-la sobre um monte que crescia ao lado do buraco cada vez maior. Quando os braços já não alcançavam mais – o que acontecia antes para ele do que para seu pai -, Thomas saltava para dentro da sepultura e tentava não pensar no que havia sob seus pés.

Em uma noite dessas Thomas, ao cavar uma sepultura recém-fechada, se depara com algo que parece improvável e assustador: ele vê um corpo exatamente igual ao seu enterrado ali.

Ele limpou a sujeira do rosto daquele corpo, e seu sangue ficou mais frio do que a pele do cadáver. [...] olhar para aquele corpo era como... como olhar fixamente para a superfície de uma lagoa em um dia claro.

Um cadáver, um bilhete e três ingressos para o teatro, eis o cenário com o qual ele se depara na véspera do seu aniversário de doze anos. Mas quem é aquele menino? Quem e por qual razão alguém o enterrou ali com aquele bilhete? Era nítido que havia algo de muito esquisito acontecendo e Thomas precisava saber. Tentando encontrar as respostas para essas e outras perguntas, o protagonista é apresentado a um universo de mistérios, sobre a vida e a morte, que ele não imaginava existir.

Resenha Livro Thomas e a sua inesperada vida após a morte

Thomas não estará sozinho na sua mágica jornada, ele conta com a ajuda do esperto Charley (adorei esse menino, gente!), seu melhor amigo, e os encantadores Cravo-de-Defunto e Rosa-da-Índia, que apresentam ao garoto o caminho e a magia das fadas. Daí em diante Thomas começa a descoberta da sua verdadeira história.

O cemitério mal havia mudado desde aquela noite, onze anos antes, quando Cravo-de-Defunto colocara o pequenino Thomas em um túmulo bem cuidado e esperara, naquelas mesmas sombras, que alguém o encontrasse. Ele não era Thomas naquela época. Ele não era nada. Não tinha importância.

Em Londres o mundo dos mortos tem atraído o interesse das pessoas que procuram os espiritualistas da cidade para entrar em contato com seus entes queridos que já partiram. O mais mentiroso, aproveitador e picareta famoso deles é Mordecai, que através de um poderoso encantamento prendeu as fadas no mundo dos humanos. Movido pela ganância ele se aproveita do poder destes seres para transitar pelo mundo dos mortos a fim de ganhar prestígio e fortuna. Tudo o que as fadas desejam é se libertarem dessa prisão e fazer o caminho de volta para casa. Elas contam com Thomas para ajudá-las nessa difícil missão.

- Nada pode quebrar o encantamento?
Cravo-de-Defunto fez uma pausa.
- Não. Thomas é a nossa única esperança agora. - Pelo menos ele tinha certeza de que Thomas existia. Ele era sua única chance.


Thomas Marsden consegue nos encantar com sua esperteza (até demais para um garoto da sua idade). Me chama atenção a sua relação familiar, que nos primeiros capítulos parece ser pouco afetuosa. O tratamento dos pais com o menino oscila entre o cuidado e a dureza. A vida não foi muito gentil com ele...Ser conduzido para essa aventura mágica das fadas, traz para o menino um novo olhar para vida e, sobretudo, para si mesmo.

Mas era uma ideia agradável a de que alguém o estava conduzindo em uma aventura como nunca havia tido durante toda a sua curta, tediosa e sombria vida.

Resenha Livro Thomas e a sua inesperada vida após a morte

A narrativa é bem construída, a identidade das personagens vai sendo revelada aos poucos ao longo dos vinte e um capítulos. Não há aprofundamento na apresentação dos personagens ou cenários, a autora é bem objetiva nesse ponto, mas ainda assim consegue segurar os mistérios necessários para instigar o leitor a continuar lendo a história até o final.

A capa do livro com a predominância de tons de azul, laranja e vermelho é linda, tanto que escolhi o livro pela capa que me deixou apaixonada antes mesmo de ter o livro em mãos. Além disso, a ilustração retrata uma das cenas mais importantes da trama. O título do livro tem a impressão com tinta metalizada, tanto na capa quanto na lombada. A diagramação está bem caprichada: letras e espaçamentos adequados, capítulos curtos, todo em papel pólen, contribuindo para uma leitura confortável.

Apesar de ser um livro voltado para o público juvenil, eu gostei da experiência de leitura. Fiquei preocupada com a possibilidade de a história ser muito bobinha por contar com esse enredo de fadas, mas nessa obra elas em nada se parecem com aqueles seres coloridos e com asas dos filmes infantis. Sendo assim, ler Thomas e sua inesperada vida após a morte foi um prazer, é um livro para espairecer um pouco e que pode encantar e agradar pessoas de todas as idades.

Resenha Livro Thomas e a sua inesperada vida após a morte

Thomas e sua inesperada vida após a morte - Emma Trevayne
Seguinte
238 páginas
Livro cedido pela editora
Onde comprar: Americanas | Saraiva | Amazon

4 comentários

  1. Realmente a capa está linda!
    E muitas vezes eu fico tão fascinada por uma capa,que tenho vontade de adquirir ,mesmo sem ter tanta certeza se realmente a trama é interessante.
    Mas felizmente para você ,o livro agradou em todos os sentidos. Que bom!

    Gosto de livros de fantasia,e assim que li na resenha a idade do personagem principal, fiquei em dúvida se iria gostar. Mas pelos pontos positivos que destacou, fiquei interessada na leitura.
    Quem sabe eu ainda o leia!? :)

    ResponderExcluir
  2. Olá Cristiana,
    Não conhecia esse livro mas fiquei encantada pela história (e pela capa também). Adoro livros de fantasia, mesmo que não seja um gênero que leio com frequência sempre busco ler alguns livros ao longo do ano. Então gostei dessa indicação de leitura, pelo jeito é um livro com uma narrativa mais leve mas que mesmo assim é envolvente para todas as idades.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro e fiquei super interessada. Gosto muito de ler livros voltados para esse público e esse parece ser ótimo. Quero conhecer mais sobre a vida de Thomas e o que vai acontecer nessa aventura, que tem até fadas. A capa é tão linda <3 Se tivesse visto ela na livraria também teria comprado pela capa, haha! E com certeza lerei!

    ResponderExcluir
  4. Amooooo livros infantis e infantojuvenil e ainda mais com essa pitada fantástica. Desde o lançamento estou louca de curiosa pela a história do Thomas.
    Poxa, vida dificílima essa de violar túmulos, e ainda tem toda essa "loucura" de ver seu corpo lá, e mais o drama das fadas e tal. Parece ser muito gostoso de ler e recheado de aventuras!!
    Aiiii quero muuitoooo!!!
    A capa é linda mesmo! Parece que foi pintada a mão.
    bjsss

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)