A história de nós dois - Dani Atkins



Foi a primeira vez que li uma obra da Dani Atkins, até então uma autora desconhecida para mim. Meu interesse se deu, primeiro, quando bati o olho nessa capa linda, que me chamou a atenção e me deixou curiosa para conhecer a sinopse. Depois só precisei dar aquela olhada rápida em algumas resenhas para enfim decidir que eu iria ler.

A história de nós dois é um romance que gira em torno da vida de Emma Marshall, uma jovem de 27 anos, que partiu da sua cidade, no interior da Inglaterra, para morar em Londres, estudar e construir uma promissora carreira na área de Marketing. Este era seu sonho. No entanto, após nove anos vivendo longe da sua família e amigos de infância ela deixa tudo para trás e volta com o objetivo de apoiar seu pai e ajudá-lo com sua mãe que está com Alzheimer e precisa de cada vez mais cuidado.

 Ao retornar para casa de seus pais, Emma conquistou seu antigo emprego em uma livraria, reaproximou-se das amigas, Amy e Caroline, e retomou o relacionamento com Richard, amigo da escola com quem namorava desde a adolescência, mas havia terminado a relação, por ocasião da sua partida anos atrás. Richard e Emma ficaram noivos logo depois.

- [...] Não voltei por vontade própria, acho que todos nós sabíamos disso. Mas mamãe precisava de mim... e papai ainda mais. E Richard estava ali, e tudo era tão fácil, e foi muito confortável voltar para o que eu tinha antes.[...]

A duas semanas para celebrar o casamento, Emma e um grupo de amigas foram para sua despedida de solteira e aproveitaram um dia inteiro em spa de luxo com direito a todos os paparicos que as mulheres de modo geral adoram. Na volta para a casa, Emma, Amy e Caroline se envolveram em um grave acidente na estrada.

Neste cenário lastimável Emma foi salva por Jack, até então um homem desconhecido que a retirou do carro prestes a explodir e chamou por socorro médico para ela e suas amigas. Esta situação trágica marca um momento de mudanças de percepções e perspectivas na vida de Emma, algumas bem difíceis de lidar.

Ele poderia ser qualquer um. Ele era qualquer um. O acaso ou o destino simplesmente o haviam colocado na estrada certa no momento certo.

 
O casamento não acontece como previsto, após o adiamento Emma descobre segredos que a faz repensar a relação com Richard. Concomitantemente a ligação entre a protagonista e Jack vai se fortalecendo e o interesse de um pelo outro fica cada vez mais evidente. Daí começa a se delinear o triângulo amoroso entre os personagens.

Emma decidirá entre um desses dois homens, com grande importância em sua vida. Richard, um amigo de infância, alguém que faz parte da sua história, a quem ela e sua família tem muito carinho e consideração. Já Jack é alguém que representa segurança, cuidado e confiança. O homem que a salvou e, portanto, alguém por quem ela guarda gratidão e apreço.

[...] Jack fazia com que eu me sentisse segura. Isso tinha de estar ligado ao fato de ele ter salvado a minha vida, não tinha? No entanto, não explicava a curiosa sensação que eu experimentava: como se tivesse acabado de encontrar o caminho para casa, após uma jornada muito longa.

Vale ressaltar que ambos os personagens tem características capazes de nos cativar e por isso, a princípio, não é óbvio saber com quem Emma decidirá construir sua vida futura. No entanto, em determinado momento da trama essa escolha, pelo menos pra mim, fica clara, mas a decisão da protagonista só será completamente revelada ao final da história.

Emma está vivendo uma experiência de perdas, decepções, dilemas familiares e dúvidas. Ao mesmo tempo, tem a oportunidade de repensar suas relações e decisões refazendo suas escolhas pessoais. Questões como relações familiares e de amizade, perdão, lealdade e confiança são trazidos pela autora através dos desdobramentos dessa trama. Logo não se trata apenas de resolver um triângulo amoroso de maneira rasa. 

O livro é narrado em primeira pessoa, pelo ponto de vista de Emma. O tempo da narrativa está divido entre o passado e o presente, este último nos é apresentado em fragmentos que correspondem ao final da história e estão divididos em seis partes ao longo de todo o livro. Já os demais capítulos, vão nos contando os aspectos importantes da sua trajetória e dizem respeito a maior parte de toda a narrativa.

Apesar do final previsível, a história é bem escrita, os personagens principais são cativantes, cada um a seu modo, e os secundários colaboram para compor a história de forma harmoniosa. Apesar do tema clichê, a autora soube desenvolver a narrativa de modo que não se tornasse enfadonha e as tramas estão bem entrelaçadas. A capa é linda, tem tudo a ver com história e me ganhou logo de cara. Toda diagramação contribui para uma leitura fluida e confortável. Não foi um livro que me surpreendeu, mas gosto de um bom romance e posso afirmar que gostei da leitura e voltarei a ler mais obras da autora.



A história de nós dois - Dani Atkins
Arqueiro
351 páginas
Livro cedido pela editora
Onde comprar: Submarino | Americanas | Saraiva | Amazon

8 comentários

  1. Oi Cristiana, tudo bem?
    Eu comprei esse livro e pretendo ler em Janeiro. Amo os clichês e adoro um bom romance, espero curti a leitura. Eu abandonei a leitura de um livro dela e espero que não aconteça novamente.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  2. Essa capa é adorável mesmo! Tenho curiosidade de ler o livro, mesmo que você tenha dito sobre o final previsível; na verdade, além do final, eu sempre dou uma importância imensa ao durante. Acho que até por isso eu não me importo tanto com spoilers e coisas do tipo. Não tenho planos de ler esse livro, mas não sei, acho que iria gostar da leitura sim.

    Beijo,
    Aline - Livro Lab

    ResponderExcluir
  3. Oi Cristiana, esse livro tem uma capa bem fofa realmente, mas lendo a resenha e a sinopse não fiquei com vontade de lê-lo porque não gosto de triângulos e ainda mais quando todos os envolvidos são cativantes, tem qualidades e a mocinha, deixa a decisão pro último momento, meu coração não aguenta haha. Contudo sua resenha tá muito boa e pelo que li a escrita da autora, que também não conhecia, é boa e se tiverem outros livros dela lançados vou procurar saber mais pra ler ;)

    ResponderExcluir
  4. Cristiana!
    Já li um outro livro da autora e gostei muito.
    E já gostei desse porque aborda o tema Alzheimer e como mainha tem essa doença, sempre me interesso.
    E mesmo que seja um triângulo amoroso, coisa que me deixa sempre com um pé atrás, gostaria de apreciar a leitura.
    “O Natal não é um momento nem uma estação, senão um estado da mente. Valorize a vida.” (Desconhecido)
    Boas Festas!
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de DEZEMBRO ESPECIAL livros + BRINDES e 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  5. Se esse e o primeiro livro que você leu dessa autora você precisa ler uma curva no tempo, e serio a história e incrível, e foi essa leitura que me fez interesse pela leitura do livro A história de nós dois. Mesmo sendo uma história previsível e notória que a trama e bem construída, o que acaba nos envolvendo na leitura, além de que os personagens são cativantes. Quero muito saber qual será o desenrolar dessa história de amor linda.

    ResponderExcluir
  6. Oi,ainda não tive a oportunidade de ler nada da autora.
    Já tinha lido antes a sinopse desse livro, e fiquei bem entusiasmada em lê-lo.
    Mas o tempo passa,outros lançamentos aparecem,e mais um desejado vai ficando esquecido.
    Adorei ler a resenha,e ficar sabendo um pouco mais sobre esse triangulo amoroso.

    Espero ler em breve ! 😊

    ResponderExcluir
  7. Não cheguei a ler esse livro mais posso te dizer que a história me remete muito a outro livro da autora que li, Uma curva no tempo. E tirando como base as tuas palavras acho que o livro deve ser bom, como o outro que li e por sinal te indico (a capa também é linda, ainda mais que essa na minha opinião).
    Apesar de não gostar muito de triângulos amorosos, acho que neste livro já sabemos (mesmo que não oficialmente) com quem a protagonista deve ficar. Ela fez algo parecido em Uma curva no tempo. Sobre o fato de ser clichê eu não me importo e nem acho um problema, afinal, livros "batidos" mais bem narrados é sempre bem-vindos, ainda mais quando surgem uma ressaca literária. Enfim, amei a dica viu.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Ainda não li nada da Dani Atkins, mas quero muito ler esse livro, mesmo sendo uma historia clichê a autora consegue nos trazer um algo a mais que me conquistou, gostei bastante de como esse triangulo amoroso não fica algo chato e superficial, mas que realmente faz parte do crescimento da personagens, que acaba nos conquistando, adorei essa capa e esse livro está na minha lista de leitura !!

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)