Quando a Humanidade Prevalece - Marcia Rubim


Título: Quando a Humanidade Prevalece
Autora: Marcia Rubim
Editora: Literata


Em meio às inúmeras adaptações impostas pela nova condição da espécie, o casal Stephanie e Richard parece não se dar conta da ameaça maléfica que os ronda. E quando isso vem à tona, pode já ser tarde demais, mudando completamente o curso de suas vidas. Lendas. Ciúmes. Mentiras. Medo. No momento mais crucial, tudo se mistura. O mesmo amor que protege e inebria também tem o poder de mascarar a visão da realidade, provocando uma devastação em cascata de efeitos colaterais surpreendentes. Será que a lua de mel entre seres sobrenaturais é realmente eterna? Milagres acontecem mais de uma vez? Divirta-se. Sonhe. Emocione-se. Venha descobrir com o segundo livro da série Adeus à Humanidade do que o amor é capaz.

No sábado passado rolou o lançamento do segundo livro da série Adeus à Humanidade, da talentosa e elegante Marcia Rubim. Eu já tinha lido há algum tempo, pois tive o privilégio de ser revisora do livro, então tive contato com mais do Dr. Richard antes do pessoal. *todas morrem de inveja* E genteeeeee! Muitos suspiros pelo casal! ♥

Se você não conhece a história de Adeus à Humanidade, leia a resenha primeiro - nesse caso, obviamente essa aqui vai ter spoilers.


Não vou contar a história resumida. Primeiro porque o livro é grande, segundo porque são várias histórias se desencadeando, terceiro porque eu ia acabar soltando spoilers do livro 2.
O que você precisa saber é que Richard e Steph começam o livro já depois da fase de adaptação dela à vida vampiresca numa viagem pra um paraíso tropical, coisas estranhas acontecem quando eles voltam e o amor deles é mais uma vez colocado à prova. Aliás, essa é uma característica também presente no primeiro livro: as dificuldades que o casal tem que superar para permanecer junto.

Mais uma vez a Marcinha arrasou! Eu li o livro todo em menos de 24 horas, isso contando o tempo gasto na revisão. Tipo assim, eu não vivi enquanto não terminei de ler, só largava o notebook pra comer e ir ao banheiro, porque o resto do meu dia foi dedicado a QHP. Não dá pra parar, gente!

O mais legal foi que eu tava na maior tensão, naquele clímax, quando as coisas parecem que vão por água abaixo e o mundo vai acabar... e quanto eu olho pra barra de rolagem, ainda estava no meio do livro! NO MEIO DO LIVRO! Mas não pense que a segunda metade é água com açúcar; há mais uma reviravolta e tcharam! Outro clímax! enquanto tem livro sem nenhum, QHP tem dois

Eu li 2 vezes (revisão) e em ambas fiquei com o olho marejado, o choro engasgado, um aperto no coração, por causa de uma certa parte que não posso contar qual é. Impressionante como consegui, mesmo na segunda leitura, sentir a emoção da Steph, todo o sentimento contido nas suas falas e ações, a reação do Richard (díficil falar sem citar detalhes!) - e olha que eu já sabia o que iria acontecer no final. Definitivamente é um dos livros que mais me emocionou e conseguiu me fazer viver o personagem.

Eu passei o livro todo tentando descobrir o final. Algumas coisas acertei, outras me deixaram de queixo caído... Mas o importante é que as últimas páginas trazem um êxtase, uma felicidade, um sentimento de "valeu a pena ter chegado até aqui". Se você ainda não tem, corre pra comprar. Se já tem, por que ainda não começou a ler?

Como acompanhei o processo de lapidação do livro, pude ver o quão esforçada a Marcia é. Ela se chama de paranoica, eu prefiro perfeccionista. Seu cuidado com o livro, com o entendimento do leitor, com a qualidade do texto e com cada palavrinha era tão lindo que me fazia pensar "ah, se todo autor fosse assim". Tenha certeza de que cada frase foi pensada, analisada e reescrita de forma a proporcionar uma leitura mais gostosa e fluida.

Não posso falar da revisão, porque né? Mas estou aberta às críticas, porque acredito que a gente sempre pode melhorar e tenho consciência de que estou apenas começando. A propósito, agradeço à Marcia pela oportunidade e confiança.

A capa ficou linda, bem no estilo da primeira, mas com um quê a mais que fez toda a diferença. Preste atenção aos detalhes e você terá uma dica do que acontece no livro. A diagramação ficou simples e significativa, recheada de infinitos.

Acho que deu pra perceber o quanto gostei, né? A Marcia é uma autora que merece espaço no mercado literário, pois seu texto tem qualidade tanto no conteúdo quanto na escrita. QHP foi uma continuação maravilhosa, o que me fez ficar ansiosíssima para os últimos 2 livros.