Versos Sombrios - Bianca Carvalho


Título: Versos Sombrios
Autora: Bianca Carvalho
Editora: EraEclipse


O bem e o mal conectados por palavras e um destino. A segunda carta de Lolla Dewitt é revelada, com seu último desejo para Cailey DeWitt. Cailey tem o dom das palavras. Quando escreve, ela consegue transmitir sentimentos, se conectar com a história de qualquer pessoa e até curar corações partidos. Porém, seu dom pode se tornar um pouco mais obscuro que isso. Lolla pede que ela envie uma de suas belas poesias a Jayce Hernandez, um detetive amargurado que perdeu a mulher amada e se afundou em escuridão. Por mais que Cailey não o visse com bons olhos, atendeu ao pedido da avó, e sua mensagem trouxe uma nova esperança para o policial. Contudo, Jayce logo tem a oportunidade de retribuir a ajuda de Cailey, que se vê perseguida por um assassino perigoso, capaz de se comunicar telepaticamente com ela através de seus textos. Tentando se salvar de um homem obcecado, Cailey precisa contar com Jayce para proteger-se. Mas o que ela não contava era que os segredos que iria descobrir poderiam mudar sua vida para sempre.

E quem disse que eu consegui respeitar a ordem da fila de leitura? Foi tanta gente falando bem sobre este livro ao mesmo tempo que eu tive que dar uma roubadinha e passá-lo na frente dos outros. Me julguem!

Versos Sombrios é o segundo livro da Trilogia das Cartas, iniciada por Jardim de Escuridão. A trilogia narra a história das netas de Lolla DeWitt, uma senhora que, antes de morrer, deixou 3 cartas para serem entregues às suas netas em dias específicos. Jardim contou a história de Faith e seu dom com as flores; agora é a vez de Cailey e suas poesias.

Ah, sim! Antes de continuar... Se você não quer spoilers do primeiro livro, não leia esta resenha!


Cailey criou uma redoma ao seu redor depois de ter sido estuprada. Ela está feliz por sua irmã Faith e até consegue se distrair ajudando-a com o trabalho na floricultura, mas cultiva um vazio no peito. Eis que a sua carta finalmente chega, com uma proposta inesperada: escrever para o homem que maltratou sua irmã no passado. Como pensar em palavras de conforto para uma pessoa que lhe causa repulsa? Mas é um pedido da sua avó, portanto não tem como ela negar.

O que ela não podia imaginar era que suas palavras trariam Jayce de volta à vida. Desde a morte de sua namorada, o policial não consegue mais manter-se sóbrio, cuidar de sua aparência e casa nem trabalhar. Afundou em um caminho aparentemente sem volta, mas graças à carta de Cailey conseguiu vislumbrar uma nova chance. Com isso, o sentimento de gratidão a ela faz com que prometa ser seu protetor - e ele cumpre! Não tem como não se apaixonar por Jayce! Seu jeitinho latino-americano, seu modo carinhoso de falar e agir, sua beleza, seu senso de proteção... ai, ai! Um dos melhores mocinhos de livro, sem dúvida!

Fato é que Cailey se vê ameaçada pelo Poeta Sombrio, o qual consegue entrar em sua mente através de poesias e a inclui numa teia de assassinatos. E Jayce é o policial responsável pelo caso, então precisa resolver o mais rápido possível, não só pela sua profissão, mas pela sua paixão.

Mais uma vez, Bianca Carvalho conseguiu criar uma história envolvente e surpreendente. Já disse pra vocês que foi ela que me ensinou a gostar de romance policial? Pois bem... Versos tem a mistura perfeita entre amor e suspense, suspiros e tensão. A trama vai se desenrolando de uma maneira intensa, mas que parece não fazer sentido. No final, todas as pontas são amarradas e você fica de queixo caído.

Eu não tenho essa veia poética, apesar de ter feito boas estrofes rimadas quando adolescente. Acontece que sou muito denotativa, então fica difícil de ler nas entrelinhas e enxergar toda a beleza que a poesia tem a oferecer. No entanto, não tem como não se encantar com cada versinho do livro, mesmo aqueles mais sombrios e macabros.

E que capa é essa??? Linda, né? O André deve caprichar ainda mais que o normal nas capas da esposa, é a única explicação pra ela ser tão perfeita!!! Se de cara ela já apaixona, depois que você lê e entende, fica mais linda ainda!
A diagramação é simples e bonita, mas confesso que as páginas acinzentadas me incomodaram um pouco no início. Depois de um tempo, acabei relaxando e abstraindo, só no começo que eu fiquei meio agarrada.
A revisão tem várias falhas de regência e pontuação e alguns erros de continuidade, mas nada que prejudique o bom andamento da leitura.

Agora a curiosidade aumentou ainda mais para Sabores Mortais, o último livro da trilogia. Aliás, qual será o dom de Tatianna? A terceira neta De Witt ainda não despertou esse seu lado sobrenatural. Sabemos que tem algo a ver com a culinária por causa do nome do terceiro livro e dos dotes que apresentou nos dois primeiros. Mas como isso se torna um dom??? Ai, a Bia tá me matando com essa ansiedade! Nem acho que vou me identificar horrores com a Tati! rsrsrs gordice mode on

Versos foi uma ótima continuação para um livro que arrebatou o meu coração (entrando na onda das rimas. kkkkk acho que não, hein). Recomendadíssimo!

Pra terminar, deixo a poesia que deveria ser o índice. Não entendeu? Cada título dos capítulos é um verso de uma mesma poesia. Só que a chata da Bia não fez índice, então não dá pra gente ver os versos juntinhos em um lugar só. Mas como eu sou boazinha, deixo aqui pra vocês! (a pentelha da Josy Stoque pediu pra eu ressaltar que copiei da resenha dela. rs) E não se esqueçam: COMPREM E LEIAM JARDIM E VERSOS URGENTEMENTE!

Palavras selam destinos incompreendidos
Fazem brotar luz da escuridão
Em silêncio, tecem fios de esperança
No mais incrédulo coração

Mas, eternas, almas selam o pacto
Aventurando-se em mentes cansadas
Dançando melodias amaldiçoadas
Que pressentem a mais pura ilusão

E imperfeitos sentimentos adormecem
Esperando sonhos com uma doce magia
Que faça nascer flores no vazio
Que transforme ódio em poesia
E traga luz ao mais triste caminho

Mas a verdade sempre brilha na aurora
Salvando tudo que está perdido
Revelando segredos, revelando memórias
Curando aos poucos um espírito ferido

E mesmo que sombras impeçam a luta
Tudo o fim irá recompensar
Pois será o amor, então, a triunfar