Título: Esconda-se
Autora: Lisa Gardner
Editora: Novo Conceito




Uma mulher que foi obrigada a fugir — desde criança — de uma possível ameaça. Uma ameaça que seu pai via em todo lugar, mas que a polícia nunca considerou. Um antigo e desativado sanatório para doentes mentais que pode ter muito mais a esconder entre suas paredes do que homens e mulheres entorpecidos por remédios. Uma história de rancor entre membros de uma mesma família que nunca conseguiram superar os episódios de violência doméstica que presenciaram. Um pingente que foi parar em mãos erradas — e a cena de um crime brutal: seis meninas mortas e mumificadas há mais de trinta anos. Agora, cabe à famosa detetive D.D. Warren descobrir quem foi o serial killer que cometeu esta atrocidade e que motivação infame deformou sua mente. Acompanhe D.D. Warren na solução de mais este complexo caso e encontre o inimaginável que está por trás de pessoas aparentemente comuns!
Annabelle vive em Boston há mais de dez anos devido a uma infância conturbada, na qual seu pai se mudava com a família de dois em dois anos, mudando suas identidades e fugindo de uma ameaça que até hoje ela não tem idéia do que seja. Mas mesmo assim ela teme e, por isso, mantém uma vida discreta e solitária; vive isolada em seu apartamento cheio de trancas nas portas com apenas uma companhia: sua cachorrinha hiperativa Bella.
Annabelle gosta da rotina de sua vida, uma rotina segura, sem acontecimentos inesperados. Não liga de ser chamada de Tânia, já esta acostumada a atender a nomes diferentes. Um dia, vendo TV, uma reportagem chamou sua atenção: a polícia de Boston acaba de encontrar um túmulo ao redor de um abandonado hospital psiquiátrico, contendo seis corpos de meninas mumificadas há mais de trinta anos. Apesar do horror da descoberta, o que mais chocou Annabelle foi que uma das garotas carregava um pingente com o nome dela, Annabelle Granger. Assustada com a descoberta de que estaria sendo dada como morta, mesmo com medo dos fantasmas de seu passado, ela decide que está na hora de enfrentar seus medos e procura a polícia para contar que na verdade Annabelle Granger não esta morta.
D.D Warren é uma talentosa detetive e está no comando desse intrigante e cruel caso junto com seu velho amigo Bobby Dodge. Eles entram de cabeça nessa investigação e tentam descobrir quem é o terrível assassino dessas pobres meninas, o que não está sendo nada fácil. Eles quase não têm pistas, e a cada descoberta percebem que por trás dessas mortes ainda vão surgir muitos segredos perigosos e obscuros.
Esconda–se é o segundo livro que leio da Lisa, e, apesar de eu ter demorado um pouco para empolgar na história, ela se tornou definitivamente uma das minhas autoras favoritas em relação a um bom thriller policial. A narrativa é em terceira pessoa, e os capítulos são alternados entre a história de Annabelle e o andamento das investigações, até que em determinado momento as histórias se entrelaçam fazendo um complemento perfeito. Como disse, o começo é lento, mas logo a história começa a fluir e não dá mais para parar de ler, então a dica é: não desista, pois vale a pena.
Neste livro, gostei menos da detetive DD Warren, ela ainda é uma ótima detetive e, mesmo aparecendo bem menos que o Bobby na trama, conseguiu me irritar. Ela estava muito rabugenta, chegando a ser até mesmo muito chata. Já Bobby e Annabelle me conquistaram, os dois personagens foram a verdadeira harmonia da história, juntos trouxeram a leveza que o livro precisava. A cada capítulo a autora consegue surpreender com descobertas inimagináveis; quando eu achava que não tinha como ficar melhor, uma nova surpresa surgia. A habilidade de Lisa Gardner em criar inúmeras histórias durante a trama e conseguir amarrar todas as pontas no final do livro é incrível, afinal, nada como ler um livro que não te deixa com nenhuma dúvida no fim. A escrita dela é muito gostosa de acompanhar, é envolvente e até mesmo muito empolgante em alguns momentos.
Não gostei muito da capa, faltou um pouco de criatividade. A diagramação é simples e bem confortável.
Recomendo para leitores que curtem uma boa história de investigação que surpreende o leitor a cada capítulo.
O mundo era cruel. Homens adultos sequestravam menininhas. Pessoas traíam a quem amavam. O que havia sido feito jamais poderia ser desfeito. Era simplesmente como as coisas funcionavam.