O Livro das Princesas - Meg Cabot, Paula Pimenta, Lauren Kate e Patrícia Barboza


Título: O Livro das Princesas
Autor(a): Meg Cabot, Paula Pimenta, Lauren Kate, Patrícia Barboza
Editora: Galera Record
Nº de páginas: 288
Onde comprar: Submarino | Americanas | Casas Bahia
Nota:

Da mesa da Princesa Mia Thermopolis: Olá, amigos, fãs e companheiros admiradores de princesas (ou eu deveria dizer simpatizantes de princesas?)! Eu mal pude acreditar quando alguém do Brasil permitiu que EU desse uma olhadinha neste livro. Mas acho que faz sentido, já que, além de ser uma princesa, também tenho verdadeira paixão por histórias românticas! Acreditem no que eu digo, este livro tem essas duas coisas de sobra! Mas são releituras contemporâneas, com reviravoltas que farão você dizer owwwwnnnnnn… Uma Cinderela DJ? Rapunzel popstar? Bela é uma supermodelo? E unicórnios em A Bela Adormecida?! Sim, por favor! Mais, mais. POR FAVOR. Não se preocupem, tem mais. Muito mais. Eu amei, e vocês também vão! (Sim, você também vai amar, Tina Hakim Baba. Pode pegar meu exemplar emprestado quando eu terminar de ler. Não, melhor: compre o seu. Assim você vai poder ler de novo e de novo, como eu pretendo fazer.)

Sinceramente, Sua Alteza Real, Princesa Mia Thermopolis

Confesso que não sou muito fã de contos. São muito rápidos, não dá pra mergulhar na história como gosto. Mas eu tive que dar uma chance a esse livro, não teve jeito. Primeiro porque é visualmente lindo, segundo porque tem autoras superfamosas, terceiro porque amo conto de fadas. Não sei muito bem como resenhar, então vou falar sobre cada um individualmente e depois faço um apanhado geral, ok?



A MODELO E O MONSTRO
Meg Cabot

Quem não leu nada da diva Meg Cabot, precisa fazê-lo com urgência. Vale qualquer livro dela, de O Diário da Princesa a Tamanho 42 não é gorda. Sim, adoro a escrita da Meg, mas dessa vez algo meio esquisito aconteceu. Não sei se foi pela comparação com os outros contos ou se foi aquém do potencial dela mesmo.
A Modelo e o Monstro é a versão de A Bela e A Fera. Belle tem 18 anos e já é uma modelo famosa e requisitada. Há um bom tempo sem tirar férias, ela decide embarcar num cruzeiro. Logo no primeiro dia, vê um rapaz na suíte top escondido pelas sombras e fica intrigada. Durante a viagem, os acontecimentos - alguns bons, outros ruins - são responsáveis por aproximá-la do homem misterioso e da verdade que ele esconde.
A história foi muito corrida. Ela até fez uma introdução legal, mas o decorrer do conto foi muito previsível; o suspense que ela tentou criar não me convenceu, não consegui me envolver com os personagens. E o final veio do nada e do nada se foi. Faltou um fechamento decente pra um dos contos de fada mais lindos.



PRINCESA POP
Paula Pimenta

Ainda não li nada da Paula Pimenta, mas sempre ouvi falar muito bem da sua escrita (se alguém quiser me emprestar, estamos aqui! rsrsrs). Acho que ela só perde pra Thalita Rebouças no quesito prestígio e número de leitoras aqui no Brasil.
Numa releitura bem contextualizada de Cinderela, Paula nos apresenta a Cíntia, uma DJ adolescente que se fechou para romances depois da separação dos pais. Da forma mais inusitada, ela conhece um garoto especial, mas precisa fugir do local correndo e não percebe que um dos pés de seu All Star ficou fora da mochila. O tal menino quer descobrir quem é a garota que agiu diferente de todas as outras que ele conheceu, mas muitas coisas vão acontecer até eles se encontrarem.
Resumindo assim, nem parece que o conto é tão bom, mas Princesa Pop foi o mais completo da coletânea. Teve início, meio e fim, do jeitinho que conhecemos no conto original: meia-noite, sapatinho perdido, madrasta má, irmãs postiças infernais, fada madrinha, vestido especial pro baile... Tudo muito atual e criativo. Minha única crítica é o excesso de "afinal" no texto; se em um conto está assim, imagina nos livros!



ECLIPSE DO UNICÓRNIO
Lauren Kate

A conclusão a que cheguei após ler o conto da Lauren Kate foi: esta mulher fumou orégano mofado antes de escrever! Cara, ela viajou na maionese, pirou na batatinha, fez o samba do crioulo doido. Se eu já não tinha interesse por Fallen antes, agora vou passar longe.
A Bela Adormecida foi retratado de um jeito so crazy! Primeiro porque os capítulos são alternados de foco entre Percy, um menino de 16 anos que está numa excursão a Paris, e Talia, uma princesa de séculos atrás que foi amaldiçoada e já dorme há um milênio. O lógico seria contar a história dela primeiro, né? Até porque ela é a protagonista do original. Mas não, começou com Percy nos dias de hoje, deu uma voltinha mil anos antes pra contar o nascimento dela, depois volta pra Percy, e aí volta pra ela lá atrás... E só então eles se encontram. Mas o cúmulo pra mim foi ela se espetar no chifre de um unicórnio. Me poupa! Eclipse do Unicórnio ganha o título de pior conto fácil.
Minha revolta foi ainda maior porque acabei de ver Malévola. Tão lindo, tão bem produzido... e vem essa caca pra estragar tudo. Parecia escrito por uma criança de 8 anos - e nem duvido que uma não poderia ter feito melhor.



DO ALTO DA TORRE
Patrícia Barboza

A fofa da Patrícia escreveu a versão de Rapunzel. Confesso que fiquei meio perdida porque minha referência era Enrolados, mas o conto original é um pouquinho diferente sim, eu pesquisei.
Camila Soares é órfã e mora no 12º andar de um prédio com sua madrinha, que fez uma promessa pra não cortar o cabelo da afilhada até os 15 anos se ela sobrevivesse a uma doença grave. Dito e feito, a menina loira de 1,70 tem um cabelão de dar inveja e o apelido de Rapunzel. Ela grava escondido vídeos pro YouTube como Mila Tower e começa a fazer sucesso na internet, só que não percebe que rola um sentimento pelo seu grande amigo e cúmplice.
O bacana do desenrolar da história é que ela foge dos clichês, inclusive ressaltando isso nas falas da amiga, que diz "isso é clichê" pra tudo. Nada totalmente perfeito, em que tudo se encaixa, mas com uma lição bem bacana. E totalmente fiel ao original dos Grimm.

~~~~~~~~~~~~~~~~

Nem preciso dizer que as brasileiras deram um chocolate nas gringas, né? Enquanto Meg e Lauren tentaram simplesmente reproduzir as histórias com personagens e situações modernas, Paula e Patrícia usaram os contos como uma metáfora da vida dos personagens.
Rapunzel era o apelido de Camila, que por sua vez chamava o apartamento de torre; seu príncipe não ficou cego, mas tinha sérios problemas de vista. Já Cinderela ficou sendo o apelido de Cintia Dorella, que tinha que voltar pra casa da tia à meia-noite, depois passou por maus bocados com a madrasta e ficou presa em casa quando todos foram pro baile; para encontrá-la, o príncipe realmente anunciou que tinha ficado com um par do sapato e queria encontrar quem estivesse com o outro.
Deu pra entender a diferença? Se não, compra logo o seu e começa a ler, é rapidinho (li em 1 dia).

A "sinopse" ficou bem legal, com a cartinha da Mia Thermopolis, da série O Diário da Princesa, da Meg Cabot. Achei superbacana essa ideia de conectar com outro livro da autora.
Essa capa ficou lindinha, bem meiga, como princesas merecem. Essas ilustrações que coloquei vêm no começo de cada conto, mas não teve nada além disso na diagramação. E a revisão ficou boa, como é de se esperar da Galera.

Ah! Tem notícia boa ainda! A Galera Record irá publicar uma série com 5 releituras de contos de fada escritos pela Paula Pimenta. Serão livros mesmo, não contos. Além de uma versão estendida de Princesa Pop, também teremos A Pequena Sereia, A Bela e a Fera e Branca de Neve; Princesa Adormecida saiu há pouco e já está conquistando corações. Pelo menos melhor do que essa versão da Lauren Kate com certeza está.

Agora estou no aguardo de O Livro dos Vilões, que contará com a participação de Cecily Von Ziegesar (irmãs da Cinderela), Diana Peterfreund (Malévola), a brasileiríssima Carina Rissi (madrasta da Branca de Neve) e Fabio Yabu (Lobo Mau). Sinceramente, nem sei o que esperar... Será que eles vão ser mesmo maus? Será que vai ser tipo o filme Malévola, que explica o porquê de ela ser assim? Será que vai ter um tom cômico? Ansiosaaa!

Pra fãs de contos de fada, O Livro das Princesas é recomendadíssimo. Vale a pena ler de novo, mas dessa vez com um toque moderno.

20 comentários

  1. Caramba, não sabia sobre o livro dos vilões.. adorei!! Aliás, eles são personagens bem mais interessantes! rs
    Quanto ao livro, parece que realmente as autoras brasileiras foram melhores em sua tarefa. Muito mais criatividade e com uma narrativa bem mais envolvente.
    Ainda não li O Livro das Princesas, mas como tenho ouvido bem, tenho curiosidade.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Giu! :)
    Nãããão estava sabendo dessas releituras e achei o máximo!
    Ainda não li naaada da Paula Pimenta #confesso tenho que mudar isso logo! Brasileiras sambando na cara das gringas então?! Que boom!! Ainda mais entre escritoras tão renomadas no cenário! :) Ponto para o Brasil!!
    Vou anotar a dica!

    um Beijo Lara!
    http://meusmundosnomundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Sabe, teve um tempo aqui na minha cidade, que todo mundo (absolutamente TODO MUNDO) tava lendo Meg Cabot e eu acabei lendo também. Li O Diário da Princesa e gostei, e não consigo me lembrar por que eu parei de ler. Enfim, lendo esse post me deu vontade de voltar á ler Meg e provavelmente esse ano mesmo vou fazer isso.
    cronicasdeumlunatico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Uhhh Meeeg Caaabooot, Uuuuh Meeeeg Caaaabooot!

    Amo a Meg hahaha, eu ainda não li esse especificamente, mas já vi vaaarios posts positivos sobre o livro e estou afim a muiito tempo. Espero ler em breve...

    Adorei sua resenha.

    Beijinhos,
    entrechocolatesemusicas.blogspot.com.br
    EC&M

    ResponderExcluir
  5. Eu gostei muito de A modelo e o monstro! hehe... Mas acho que também gostei mais dos contos da Paula e da Patrícia, e não me peça para escolher um! rs... O da Lauren Kate, sinceramente, não entendi até agora como foi parar nesse livro. Fumou orégano mofado foi ótimo!! hahaha...

    Estou super curiosa por O Livro dos Vilões, não sabia em quem as histórias se baseariam! *-*

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  6. Oie
    Eu estou muito animada para ler esse livro, eu li diversas resenhas que me conquistaram, mas teve uma resenha que me fez comprar o livro desesperadamente..Bem, depois de sua resenha eu fiquei um pouco receosa na leitura, mas ainda pretendo ler. Pelo que percebi a Paula e a Patricia arrasaram, eu adoro a Meg - ele me encanta muito. Já a Lauren eu não gosto da escrita, então meio que sei que não vou gostar. Ótima resenha, mesmo com suas ressalva eu pretendo ler, já que eu adoro contos de fadas e também as releituras dos mesmo.

    Beijos,
    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  7. Realmente, pelo que você falou, a versão das autoras brasileiras ficaram bem melhores do que as gringas rs. E, mesmo não curtindo muito esse esquema de princesas e afins, fiquei curiosa para ler esse livro. Mas, ansiosa mesmo, é para ler o Livro dos Vilões. Deve ser demais! rs

    ResponderExcluir
  8. Ahhh eu AMO a Meg. Sou super fã dela.
    E agora fiquei ansiosa pra ler esse livro, ainda bem que você vai me emprestar. rsrs

    Beijuu! :D

    ResponderExcluir
  9. Falta ler esse livro, fiquei louquinha pra ver depois de ler uma resenha e a sua serviu só pra aguçar essa vontade ! Paula Pimenta rocks então? To doidinha pra ler fazendo meu filme :3
    Opa aí sim hein :3
    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedramer.com

    ResponderExcluir
  10. Nâo li Meg Cabot... e sei que preciso, pelo menos para ter uma opiniao formada. Ja Paula Pimenta é um escandalo entre as adolescentes, hahaha, na última Bienal que tivemos aqui em FOrtaleza só deu ela!
    Eu tinha esse livro e, antes de ler, acabei trocando, pq a proposta era irrecusável. Claro que me arrependo de não ter conhecido de maneira tao diferente, pq envolve autoras de sucesso. Mas o livro que recebi era daqueles urgentes.
    Uma hora eu pego pra ler, aposto que na biblioteca da escola do meu filho tem...
    Beijo!

    ResponderExcluir
  11. Eu amo os livros da Meg, mas neste livro ela não foi feliz em seu conto, foi o que menos gostei, já o da Paula foi o melhor, meu primeiro contato com a escritora e muito proveitoso.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  12. Oi Giu, olha sinceramente não me interessei pela leitura deste livro. Gosto muito de ler contos, ainda mais quando é uma releitura dos contos de fadas, mas este em questão me cativou, então decidi que não queria ler.
    Li suas resenhas sobre cada conto, e assim como você acho que as brasileiras deram show nos seus contos. hahahahahha
    Bom flor, sua resenha esta muito legal, porem ainda não consegui sentir aquela liga, aquela pegada para começar minha leitura. Mas quem sabe, mais tarde não é.

    Beijokas Ana Zuky

    http://www.sanguecomamor.com.br

    ResponderExcluir
  13. Tbm não gosto muito de contos pelo motivo de serem curtos: tipo, qdo vc tá gostando já acabou. Dessa autoras só conheço Lauren Kate que, por sinal, não gostei de nenhum dos seus livros... tudo confusa demais. Já assisti ao filme O Diário da Princesa, mas nunca li nada da Meg. Fiquei curiosa pelas histórias que vc, mas acho que não encararia este livro.

    ResponderExcluir
  14. Ah, mesmo sendo releituras, não sou tão "menininha" a ponto de ler. Quero mais O Livro dos Vilões <3.
    Quando resenho um livro de contos, vou pela maioria e atribuo a cada conto um valor, e só somo no final, embora destrinche um pouco de cada. Mas a maneira com a qual tu fez também ficou boa!

    Beijo

    ResponderExcluir
  15. Oi Flor!
    Eu também sou fã da Meg e sempre indico qualquer coisa dela, é sempre divino de ler para mim! Eu tenho meu pé atrás com a L Kete, por causa do fim de Fallen! Ainda não li as demais autoras! Adorei a dica do livro de contos!
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá Giulia!
    Eu ainda não li esse livro e não gosto muito de contos, mas dizem tão bem desse livro que vou acabar comprando.
    Adorei a resenha que você fez dos contos e o que mais me chamou a atendção foi o da Patrícia Barboza.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Eu não li o livro mas fiquei com bastante vontade só pelos contos das brasileiras...rs'
    Nunca li nada da Meg acredita...?
    Vejo todo mundo falar super bem e nada...
    Eu particularmente não gostei muito de Fallen não...
    Achei que a Lauren enrolou bastante em alguns pontos...
    Quero ler os livros da Paula as resenhas que li sobre Princesa Adormecida foram todas positivas...
    Beijos...

    http://www.omundoimaginario.com/

    ResponderExcluir
  18. apx pelo conto da Meg Cabot. Foi o que eu mais gostei! ♥
    Gostei dos outros contos também, mas acho que n se compara... haha
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  19. Só pela sinopse mais do que fofa, eu já leria esse livro <3
    Mas como você, também amo contos de fada e não quero perder esse livro por nada! Ainda não li, mas está na lista para breve hahaha

    Pelo que já li, o conto da Paula foi o maior.. talvez por isso sua história tenha ficado mais completa, talvez... Adoro a Bela e fiquei triste por a Meg não ter conseguido desenvolver bem..

    Beeijinho. Dreeh
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  20. Olá prima
    Não sou fã de contos, mas quem sabe um dia vá conseguir ler. Gostei de saber que as brasileira deram um banho nas gringas. hehehehe
    Beijos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)