Título: Garota Exemplar
Autora: Gillian Flynn
Editora: Intrínseca
Avaliação:
Uma das mais aclamadas escritoras de suspense da atualidade, Gillian Flynn apresenta um relato perturbador sobre um casamento em crise. Com 4 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo – o maior sucesso editorial do ano, atrás apenas da Trilogia Cinquenta tons de cinza –, "Garota Exemplar" alia humor perspicaz a uma narrativa eletrizante. O resultado é uma atmosfera de dúvidas que faz o leitor mudar de opinião a cada capítulo. Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública – e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy –, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele?
Garota Exemplar conta a história de um casal – Nick e Amy – que atualmente vive um casamento em crise. São 5 anos juntos, mas as coisas já não são como antes. Amy Dunne desaparece no dia do seu aniversário de 5 anos de casada.
A casa revirada, a porta aberta, a ausência da esposa, tudo leva a crer que houve um sequestro e uma briga no local. Nick imediatamente contata a polícia local para que averiguem o caso. Porém Nick tem um jeito estranho de reagir a tudo isso. Ele sempre parece extremamente calmo e controlado para um homem que acaba de ter a esposa sequestrada.
Dois investigadores da polícia buscam por Amy e trabalham incansavelmente na investigação, na qual tudo leva a crer que Nick é o culpado. Embora Nick alegue inocência, muitas pistas e algumas de suas mentiras o tornam cada vez mais culpado.
Ainda tem a caçada ao presente, que todo ano Amy fazia no aniversário de casamento, contendo pistas que levavam a novas pistas, com momentos e lugares que foram significativos para o casal durante aquele último ano. Nick detestava a caça ao presente, ele nunca acertava as respostas, o que acabava por entristecer Amy, e no fim da noite eles sempre estavam chateados um com o outro.
Esse ano Amy já havia preparado tudo como sempre: a caça ao presente organizada, jantar programado, tudo sempre planejado com antecedência e perfeição que só Amy tinha de planejar tudo. Já sem saber o que fazer, Nick resolve seguir as pistas deixadas pela esposa para caça ao presente, e assim refazer os últimos passos da esposa. Porém, a caçada desse ano é diferente e surpreendente. O presente no "fim do túnel" não é nada do que Nick esperava.
O livro é repleto de suspense, surpresas, muito drama e recheado de uma crueldade e frieza que não imaginei encontrar. Relata o casamento com uma transparência cruel e dura, e mostra o quanto nós somos suscetíveis a erros e até que ponto o ser humano desequilibrado pode chegar.
É uma história que te sacode por dentro, que te deixa com os nervos à flor da pele, daquelas que a gente quer entrar na história e agredir aquele personagem. É realmente único! Nunca li nada assim!
Surreal e assustador!!! Vai te fazer pensar em com quem você vive, duvidar das pessoas ao seu redor!
Eu era exatamente o oposto. Meu pai encheu minha infância de culpa não explicitada; ele era o tipo de homem que se esgueirava em busca de coisas com as quais se irritar. Isso havia tornado Go defensiva e nada disposta a aceitar desaforo. E me transformara em um puxa-saco incontrolável com figuras de autoridade. Mãe, Pai, professores: qualquer coisa para tornar seu trabalho mais fácil, senhor ou senhora. Eu ansiava por um fluxo constante de aprovação. "Você literalmente mentiria, enganaria e roubaria - caramba, você até mataria - para convencer as pessoas de que é um bom sujeito", disse Go certa vez.
Oi, Jaque!! Li Garota exemplar na época do lançamento e fiquei boquiaberta com o desenrolar e desfecho da história! São poucos livros de suspense que conseguem fazer isso comigo e foi uma das melhores surpresas literárias. Fico muito curiosa sobre o filme, espero que tenham mantido todas as sensações! Beijos.
ResponderExcluirTati, realmente esse livro é uma surpresa mesmo. Nunca imaginei uma história assim! Surreal demais!!! Estou ansiosa pelo filme também, e também desejo que mantenham o roteiro bem original. rs Vamos ver.
ExcluirBeijinhos!!!
Eeeeeeeeee...... foi direto pra wishlist!! Hhaahah preciso nem dizer nada, sua resenha está excelente.
ResponderExcluirBeijos
Nati
www.meninadelivro.com.br
Oi Jaque! Minha colunista leu esse livro é amou, me indicou e em breve vou ler. Vou comprar o livro com a edição do filme, porque como Ben na capa não tem como não resistir, né? A premissa do livro me chamou a atenção e espero gostar também.
ResponderExcluirBeijos,
www.leitorasempre.com
Oi, Jéssica! Leia sim, você não vai se arrepender. :D
ExcluirBeijinhos!
Jaque,
ResponderExcluirOuvi muita opinião contraditória sobre esse livro. Vou aguardar e ver o filme antes para ter uma noção maior do que me aguarda. Sei que ele vai me contar o final, rs mas vou correr o risco.
Se eu já penso friamente sobre todas as pessoas que se aproximam de mim, imagine lendo um livro desses, céus!
Beijos
Chrys Audi
Blog Todas as coisas do meu mundo
Nem fala, Chrys. É surreal demais esse livro! Quero ver o filme também! :D
ExcluirEu adorei este livro. Achei o começo até a metade um pouco cansativo, mas depois tudo ficou muito legal. Primeiramente, achei o final ruim, porém se você parar para pensar verá que é ideal e fantástico, porque se fosse outro, seria clichê.
ResponderExcluirBeijos e palavras.
http://smaadelino.wordpress.com
Pois é, Sara. O final me incomodou bastante, imaginei vários finais merecidos pro personagem em questão. Meu lado vingativo falou mais alto, sabe. rs Mas talvez você tenha razão, talvez ficasse clichê, quem sabe, né. rsrs
ExcluirBeijinhos!!
Acabei de comprar este livro, faz muito tempo que quero lê-lo, depois da sua resenha fiquei mais empolgada ainda, eu queria sair um pouco dos romances água com açúcar que estava lendo e acho que fui para o livro certo. Espero gostar !!
ResponderExcluirOi, Bruh! Você vai gostar, e é totalmente o oposto dos romances. Vai ser um choque literário. Prepare-se!
ExcluirBeijinhos!!!
Olá, Jaque.
ResponderExcluirNossa, essa resenha foi arrepiante, e já deu para sentir em que clima estarei entrando quando começar a leitura do livro. A premissa é muito boa, e a autora parece brincar com a gente. Espero fazer isso, ler, antes de assistir o filme...
Att,
decaranasletras.blogspot.com
Oi, Pedro! A premissa é ótima mesmo, e não deixa a desejar. Se você achou a resenha arrepiante, mal posso esperar pra ver o que você terá a dizer quando terminar a leitura.
ExcluirBeijinhos!!!
Oi Jaque,
ResponderExcluirEstou aqui roendo as unhas. hahahah A sua resenha está impressionante e durante a leitura dela fiquei imaginando e dando uma detetive para identificar onde foi para a Amy. Será que a caça ao presente levará a ela e ela é o presente deste aniversário??? Mas, como você disse que o final é surpreendente, que o livro nos leva a algumas reflexões, creio ser uma leitura que valerá a pena investir.
Beijos
Tânia Bueno
www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br
Jaque eu só escuto boas criticas a esse livro.. mas o troço ruim de engrenar!
ResponderExcluirEstou com ele a um mês parado aqui.. simplesmente o bicho não vai pra frente e eu estava super desanimada.
Mas sua resenha me reacendeu a curiosidade e eu vou tentar retomar. espero curtir ele também.. e matar a minha curiosidade, porque esse Nick é um ser muiiiiiiito estranho hahaha
Beeijinho. Dreeh
Blog Mais que Livros
Dreeh, eu também fiquei assim no início. Achei a leitura arrastada a princípio, mas depois a coisa dá um boom que fica difícil largar o livro. Não desista! rs
ExcluirBeijinhos!
Quero lê-lo brevemente, espero ler antes do ano acabar...
ResponderExcluirhttp://diariosdeumadesconhecidacomilona.blogspot.pt/
Eu ainda não li esse livro, mas já vi muitos comentários sobre ele, realmente dizem ser um livro bem diferente e até mesmo assustador, fico imaginando como deve ser o desenrolar dessa história e fico curiosa quanto ao marido ser culpado ou não. Enfim, imagino que deve ser um livro surpreendente e que faz o leitor refletir muito sobre varias coisas, principalmente o casamento.
ResponderExcluirBeijos :*
Uau não sabia que esse livro tinha uma desenvoltura tão maravilhosa,adoro suspense e fiquei bem curiosa para ler e me surpreender.Faz tempo que um livro desse gênero me chama atenção assim tão rapidamente.Se você nunca leu algo assim imagina eu então.Tomara que o pior não tenha acontecido com Amy,já me apeguei a personagem.
ResponderExcluirbeijos
Tenho vontade de ler esse livro, mas confesso que tenho um pouquinho de medo... rs... esse negócio de fazer a gente duvidar das pessoas ao redor vai me deixar meio paranoica, me conheço! hahaha... Também tenho um pouco de receio da crueldade e da frieza que encontrarei, mas vou acabar lendo de qualquer maneira, estou muito curiosa para conhecer a história.
ResponderExcluirBeijo!
Ju
Entre Palcos e Livros
Olá Jaque!
ResponderExcluirMenina eu adorei a sua resenha. Você soube prender a nossa atenção e abordar os melhores pontos do livro. Eu ainda não li ele, mas parece ser um livro maravilhoso. Agora fiquei encucada para saber quem foi que sequestrou Amy.
Beijinhos!
http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/
Oi, Jaque!
ResponderExcluirDepois dessa resenha fiquei morrendo de vontade de ler esse livro. Gosto bastante de suspense, mas nunca li nada parecido.
Vou ler o quanto antes!
Beijos, respiramoslivros.blogspot.com
Tõ com mta vontade de ler esse livro desde que vi o trailer do filme (que tem meu ídolo, Ben Affleck!).Adorei sua resenha e ela só me abriu mais o apetite! Adoro seu blog! http://livroarbitriodotco.wordpress.com/
ResponderExcluirOi, Jaqueline!
ResponderExcluirNossa, que premissa bacana! Ouvi falar do livro, mas não sabia como era a história. Eu adoro suspenses e esse me deixou muito intrigada, preciso ler antes de sair o filme hehe
Beijos
Rayssa
http://diariosdleitura.blogspot.com.br/
Oi Jaque tudo bem, eu li esse livro o ano passado e confesso que ele não me convenceu, apesar da narrativa ser boa o casal extremamente maluco me deixou em choque, e que final foi aquele! OMG! Confesso que gostei mais de ler a sua resenha do que o livro kkk Bjkas
ResponderExcluirDani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação