Volúpia de Veludo - Loretta Chase

Esta resenha NÃO contém spoiler dos outros livros da série.
Sedução da Seda
Escândalo de Cetim

Resenha Livro Volúpia de Veludo

Leonie é a irmã mais prática, racional e organizada. Totalmente metódica, ela tem tudo no devido lugar e não faz nada que possa comprometer o bom andamento dos negócios. É agora é hora de provar que seu jeito é suficiente pra levar a loja adiante, já que Marceline está grávida e Sophie precisou se ausentar pra que a sociedade esquecesse seu rosto devido aos últimos acontecimentos.

Dedicada à missão de continuar com os negócios de vento em popa, o alvo dessa vez é Gladys Fairfax. O vestuário dessa solteirona é um desastre, e Leonie tem certeza de que com as peças certas ela consegue transformar sua imagem e autoestima. Aliás, ela está tão segura que fez uma aposta com Simon, o primo de Gladys: em 15 dias ela seria bem-vista pela alta sociedade, teria admiradores e até um pedido de casamento. Arriscado, não? Tão arriscado que se perdesse o marquês de Lisburne pediu 2 semanas de dedicação exclusiva, sem pensar em trabalho, com atenção só pra ele.

Ela tinha gosto de chuva. Além disso, tinha um sabor diferente de qualquer coisa sobre a Terra. Ele tivera apenas uma mostra, no dia anterior, mas fora o suficiente para mantê-lo acordado quase a noite toda. Agora, a noite parecia ter caído em todo o universo e ele estava ao mesmo tempo em um sonho e desperto. O saber de Leonie era de inocência, doce como o pecado.

Do jeito que eu contei, nem parece que Lisburne é um gentleman. Ele é respeitoso ao mesmo tempo que demonstra seu interesse, fazendo Leonie se sentir desejada. É uma briga de gato e rato do começo ao fim, com flertes de ambos os lados, aquela conquista gostosa de acompanhar. Enquanto os outros livros focava na esperteza Noirot, esse é mais romântico, de arrancar suspiros e sorrisos bobos.

Aliás, que final maravilhoso! Como ele foi sensível e delicado, valorizando a amada da forma que ela precisava. Mesmo os romances de época trazendo mulheres fortes, às vezes ainda tem aquela coisa de endeusar o homem, colocá-lo num pedestal. Mesmo ainda o colocando lá em cima, Loretta soube conduzir a história de forma que ela ficasse tão alta quanto, fazendo com que ele reconhecesse a mulher inteligente que é, muito além das aparências.

Além das já tradicionais descrições sobre os vestidos, aqui temos também um pezinho no mundo da arte, com a obra de Botticelli - Vênus e Marte - quase como personagem e com inúmeras poesias e referências a poetas.

Resenha Livro Volúpia de Veludo

O ruim do livro é que Marceline e Sophie não aparecem durante boa parte do livro. Suas aparições são quase participações especiais, diferente dos outros livros, em que o relacionamento das irmãs tinha mais destaque. Me acostumei tanto com uma dando pitaco na vida da outra, defendendo e mostrando amor que senti falta agora.

Como já venho falando há algum tempo, o gênero tá meio saturado e é difícil encontrar um diferencial no meio de tantos mais do mesmo. Essa série, ao contrário dos Canalhas, traz a questão da moda bem presente e mostra também mocinhas nem um pouco ingênuas. Toda essa esperteza das irmãs Noirot causa gargalhadas e situações inusitadas.

Como medir o amor, ou o que o provoca? Você sabe como acontece. Aquele garotinho aborrecido... Cupido ou Eros, ou quem quer que seja. Ele lança sua flecha e você está perdido. O amor não pode ser medido ou pesado. Não é um pedaço de seda e outro de algum outro tecido, tal quantidade de laços e esse ou aquele padrão de bordado. O que coloquei na coluna dos prós? Seus lindos olhos. O som de sua voz. O cheiro de sua pele. A maneira como amara seu lenço. Anoitei tudo isso, mas a soma não dá certo.

Ao final, há uma nota da autora com explicações das referências de arte, poesia, tecidos, vestuário e muito mais da moda da época. Melhor só se houvesse ilustrações de cada uma das criações das irmãs. Minha imaginação já não é boa, com tanto detalhe do mundo da costura, aí que complica tudo. Hahaha!

Agora estou ansiosa e curiosa pelo último livro, que contará a história de Clara Fairfax. Desde o primeiro gostei dessa menina de personalidade forte. Quero conhecer seu final feliz também. E por favor, Arqueiro, trate de já engatilhar outra série da Loretta pra gente!

Resenha Livro Volúpia de Veludo

Volúpia de Veludo (As Modistas #3) - Loretta Chase
Arqueiro
320 páginas
Livro cedido pela editora
Onde comprar: Submarino | Americanas | Saraiva | Amazon

10 comentários

  1. Eu sei que a capa é bem chamativa. Mas não sou muito fã de romance de época, não é um gênero que me agrade muito. Infelizmente vou deixar essa dica passar... Gostei de sua resenha, é bem detalhada.
    Talvez um dia eu leia, mas por agora não.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Este tipo de série de romance histórico sempre chama nossa atenção. Ainda não tive a oportunidade de iniciar esta série, mas tenho lido somente resenhas positivas sobre toda ela.Acho essas capas lindas, com estes detalhes de vestido...Já tenho o primeiro na lista de desejados!

    ResponderExcluir
  3. Oi Giulia, tudo bem?
    Morro de vontade de conhecer esta série da Loretta. Por ter personagens fortes e independentes, o que já é um diferencial dos romances de época que trazem aquelas mocinhas indefesas e totalmente dependentes de um marido. Minha imaginação também é péssima hahaha eu sofreria para imaginar os vestidos, sua ideia de ilustrações seria ótima.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Amo romamces de época, é o tipo de livro que mais curto. Apesar de conhecer bem esse livro, ainda não tive a oportunidade de ler, mas estou ansiosa para comprar logo.

    ResponderExcluir
  5. primeiramente quero deixar claro o quanto eu sou apaixonada pela Loretta desde que li "Príncipe dos canalhas" e eu AMO essa nova serie dela. Na real eu amo todo e qualquer romance de época que me encante. Na moral, adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  6. O que mais me encanta nesta série do "veludo", são as capas! Mesmo muito parecidas, elas trazem tantas cores e vida..que fica difícil não olhar e já não imaginar o livro nas mãos!
    Não tive a oportunidade de começar ainda, mas já quero o primeiro livro desde que foi lançado.
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Oi, Giulia!
    A Arqueiro está se saindo bem ao trazer essas séries de época mesmo, hein? Realmente são premissas que começam, aos poucos, a saturarem, mas livros como esses da Loretta parecem mesmo fugir do padrão justamente pelas mocinhas mais fortes e nada ingênuas. E que destaque legal você fez sobre o mocinho saber valorizar a mocinha direito, ta aí algo que quase não vejo ser falado sobre muito dos romances de época, mas deveria ser mais frequente. Já fiquei curiosa só por isso, valeu a dica!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Que historia maravilhosa, eu obtenho o segundo livro da serie, porém não comprei os outros, mas estou desejando comprar para iniciar e embarca nesse romance de época muito maravilhoso. A historia é bem envolvente e uma leitura muito maravilhosa, a personagem desse livro realmente é unica, tem uma personalidade encantadora e o masculino também, tem uma forma de te fazer suspira né.. Já estou desejando ler logo esse livro!

    ResponderExcluir
  9. Oi Giulia,
    Vou começar dizendo que acho as capas dos livros desta série lindas e não vejo a hora de lê-los. Acredito que não deve ser fácil conseguir desenvolver bem cada personagem, mas é preciso ter uma base bem formada para conseguir evolui-lo e isso parece algo que Loretta trabalha muito bem. Volúpia de Veludo trás alguns elementos que me deixaram ainda mais curiosa para ler esta série, como a relação das irmãs que parece mais distante agora e como será a relação entre Leone e Simon. O bom é que o último livro já foi lançado e quando for comprar, compro todos de uma vez.

    ResponderExcluir
  10. Giulia!
    Não tive oportunidade ainda de ler nada da autora em relação a essa série e acho até interesante o enredo que conta a história das irmãs modistas.
    Uma pena esse livro não ter sido um dos melhores da série, mas ainda é bom, trazendo uma protagonista perfeccista e cheia de amor para dar.
    A capa é lindíssima!
    Que outubro venha carregado de boas energias!
    “O tempo é teu capital; tens de o saber utilizar. Perder tempo é estragar a vida.” (Franz Kafka)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE OUTUBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)