Raio de Sol - Kim Holden


Título: Raio de Sol
Autor(a): Kim Holden
Editora: Planeta
Nº de páginas: 448
Onde comprar: Submarino | Saraiva | Americanas | Fnac
Nota:

Segredos.
Todo mundo tem um.
Alguns são maiores que os outros.
Alguns, quando revelados,
Podem curar você...
E outros podem acabar com você.
Faça épico, costuma dizer Kate Sedgwick quando quer estimular alguém a dar o melhor de si. Nascida numa família-problema, com direito a mortes e abandono, a garota de dezenove anos sempre buscou fazer a diferença. Em vez de passar os dias lamentando os infortúnios da vida, como tantos fariam em seu lugar, sempre vê as coisas pelo lado positivo não é por outro motivo que Gus, seu melhor amigo, a chama de Raio de Sol.
E é por isso que, quando passa na faculdade e se muda da ensolarada San Diego, na Califórnia, para a fria cidade de Grant, em Minnesota, ela leva consigo apenas boas lembranças e perspectivas. O que ela não espera é que será surpreendida pelo amor único aspecto da vida em relação ao qual nunca quis ser otimista ao conhecer Keller Banks, um rapaz que parece corresponder aos seus sentimentos. Acontece que tanto ele quanto ela têm um segredo. E segredos, às vezes, podem mudar tudo.

Resenha em parceria com o Leo, do blog Segredos entre Amigas


Kate é uma menina que qualquer um gostaria de ter por perto. Nunca reclama de nada por piores que as coisas estejam, está sempre disposta a ajudar seus amigos, vê o lado positivo da vida... Ela emana boas energias e contagia todo mundo ao redor. Sua vida não foi marcada por perdas e rejeição, mas ela superou com muita determinação e com a ajuda do melhor amigo Gus. Até que ela passa pra faculdade e vive uma reviravolta.

Surf, calor e o convívio com Gus e sua mãe são guardados com carinho na lembrança; agora é hora de encarar o frio de Minnesota e as surpresas de morar sozinha no alojamento universitário. É nessa nova cidade que ela conhece alguns bons amigos e, mesmo não querendo, percebe que seu coração ser ocupado por Keller, um cara que chegou de fininho e ganhou espaço muito rápido. Mas nem sempre a vida é justa, e Kate vai precisar de mais do que otimismo pra lidar com os segredos e as rasteiras que precisará enfrentar.

- E por que você chama Kate de "Raio de Sol"?
- Você conhece essa garota? Ela é um exemplo de positividade. É toda raio de sol. Ela não só o lado bom das coisas... ela mora lá.

Sei que esse resumo foi uma porcaria, mas o importante não é você saber sobre a história, mas entender que precisa pegar pra ler e degustar com calma, sem pressa de adiantar as coisas, aproveitando cada página antes que acabe. Acho que nunca tive esse sentimento de ler mais devagar pra demorar a terminar.

Kim conseguiu criar um monte de personagens cativantes. 440 páginas e não consegui definir de qual gostei mais. Essa seria uma história que eu ficaria muito feliz com um livro pra cada personagem, spin-off pra geral, por favor!

Kate é maravilhosa, bem-humorada, uma fonte constante de bons sentimentos. Ela é irônica, com um senso de humor único, com o qual me identifiquei bastante. Quero muito ser como ela, com tanto otimismo e leveza mesmo frente às maiores adversidades.

Sorrisos não são sempre felizes, mas o dela é. É aberto, satisfeito e confiante. Ela parece simpática no sentido mais literal da palavra, como se você pudesse jurar que a conhece há anos e que ela sabe todos os seus segredos. E que ainda gosta de você apesar disso.

Gus é o melhor amigo que qualquer pessoa queria ter. Amizade sincera como a deles é rara, coisa de irmãos, almas gêmeas. Eles se entendem com muito pouco, uma sintonia construída desde a infância, de não conseguir sequer identificar qual é a primeira lembrança dos dois juntos por sempre estarem presentes um na vida do outro. Consegui sentir a confiança mútua em cada conversa ou reencontro.

- Ou se simplesmente precisar ouvir sua voz, porque você é meu amigo e minha família e meu passado... e eu.

E Keller? Esse menino é uma coisa de tão apaixonante! Ele se encanta com Kate à primeira vista e não faz questão de esconder dela ou de si mesmo. Cuidadoso, amoroso, sensível, esforçado... Suas melhores qualidades não podem vir pra resenha pra não soltar spoiler, mas garanto que você vai entender os motivos assim que ele começar a se revelar. Tenho certeza de que você vai terminar o livro com vontade de colocá-lo no colo.

Eu sei que você me ama também. Só me deixa entrar.

A história é contada majoritariamente sob a perspectiva de Kate, mas alguns poucos capítulos são narrados por Keller, especialmente do meio pro final. E se ele já é extremamente apaixonável pelo que Kate conta, sabendo como se sente e o que pensa, aí é que dá vontade de agarrá-lo mesmo.

Ah! Preciso fazer um destaque especial pra 3 personagens que amei também: Clayton, Shelly e Stella. Não vou falar muito sobre eles pra que você possa ter o prazer de conhecê-los, mas prepare-se para se apaixonar, especialmente pela última!

Sou durona, mas não consegui ler o livro de uma vez, especialmente no final. A autora soltou pistas durante todo o livro, mas eu meio que me recusei a acreditar. Quando enfim fica bem claro, um pouco depois da metade do livro, é impossível não ficar com o coração apertado. As últimas páginas foram em doses homeopáticas, com pausas estratégicas para respirar, recuperar as emoções e me preparar pra mais uma pauladas. Terminei a leitura DESTRUÍDA!

- Não estou dizendo que você não deva seguir seus sonhos e objetivos. Só não deixe o presente de lado por um futuro desconhecido. Muitas felicidades são deixadas para trás, ignoradas ou adiadas para um momento que pode não chegar nunca. Não fique esperando as coisas e perca o momento por um amanhã sem garantia.

E aimeucorassaum fui fuxicar o Goodreads e tem o livro do Gus! Quero pra ontem, preciso disso pra voltar a ter paz na minha vida literária. Sério, fazia tempo que um livro não mexia tanto comigo como esse.

Além de romance e drama, a autora ainda tratou vários outras temas atuais e importantes, como homofobia, abandono familiar, síndrome de down, gravidez precoce, aborto, tudo sutilmente inserido no contexto de modo a nos colocar pra pensar enquanto já estamos sensibilizados com a história.

A única coisa que senti falta foi de ouvir as músicas de verdade. Gus é líder de uma banda de rock que está em turnê, Kate gravou uma música com eles cantando e outra tocando violino. E no final eles compuseram outra juntos. Como eu queria ter a experiência que tive em Talvez um dia, de colocar os fones e escutar letra e melodia que eles entoaram. Se tivesse isso, seria perfeito!

A capa original é mega sem graça, toda laranja com o título escrito numa fonte insossa; a nacional vale muito mais a pena. Em compensação, a Planeta acabou com a revisão, fazia tempo que eu não pegava um livro tão mal revisado. Letra a mais ou faltando, frase sem sentido, palavras soltas no meio da frase... Não foi uma nem duas, e nada daqueles erros que só chato percebe. Tava ruim, bem ruim!

Depois disso tudo, não é possível que a gente não conseguiu te convencer a ler Raio de Sol. Uma leitura estilo Poliana, que te incentiva a fazer épico e olhar o por do sol como um show. Permita-se ser marcado por esta leitura!

Ler é uma fuga do mundo externo. Todo mundo precisa de um pouco disso para manter a sanidade.

5 comentários

  1. Interessante esse livro, fiquei curiosa pra ler.
    Adorei seu blog, lindo mesmo ^^
    http://dedos-de-tinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu que sou curiosa já tenho uma noção do que esperar desse livro, pois já li spoiler kkkk e sim quero lê-lo, mas tô preparando meu psicológico. Por sua resenha deu pra ver que o livro vale muito a pena e eu achei a capa linda, só fiquei triste que a editora errou a mão na revisão :/

    ResponderExcluir
  3. Parece ser um livro bem gostoso de ler. Gosto de romance e drama, então com certeza vou gostar!
    Apesar de achar o enredo meio sem graça, creio que a autora soube desenvolver.
    A capa está realmente linda!

    ResponderExcluir
  4. Oi Giulia,
    Quando vi o lançamento desse livro o que mais chamou a minha atenção foi a capa, esse título fez com que eu acreditasse que encontraria uma linda história nas páginas, e felizmente não me enganei! Já estou cativada com essa protagonista, com certeza queria ser amiga de uma garota assim, com muito otimismo e leveza mesmo em momentos difíceis. E essa amizade verdadeira e sincera com o Gus então? Amo quando encontro uma bela amizade em um livro, isso me encanta demais. Sério, preciso ler esse livro e me emocionar com essa bela história. E tem livro do Gus \o/
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Assim que VI a capa do livro,pensei que a história não fosse das melhores.
    Em seguida VI as cinco estrelinhas e o coração,e já comecei a pensar diferente. E lendo a resenha então percebi que estava completamente errada.
    Pelo jeito os personagens são maravilhosos, a trama parece ser muito emocionante e PRECISO ler.
    Amei a dica!

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)