Caviar é uma ova - Gregório Duvivier


Caviar é uma ova reúne crônicas publicadas no Jornal Folha de São Paulo escritas pelo ator, humorista, roteirista e escritor Gregório Duvivier.

Youtuber no canal Porta dos Fundos, Gregório perpassa por âmbitos políticos, sociais, psicológicos e cotidianos, mas peca na constante contextualização/exemplificação, tornando a dificultar a interação do leitor em algumas crônicas.

Não sou a melhor pessoa pra resenhar as 83 crônicas do livro, sendo assim, prefiro avaliá-lo como um todo: as ironias e sátiras não poderiam ter sido tão perfeitamente construídas por alguém além do autor, que tem participado ativamente no cenário político do Brasil e tem sido reconhecido como a nova cara da esquerda brasileira. Já eu, diferente do que alguns reconhecem, só acredito que o cara levanta bandeiras que deveriam (e devem!) ser erguidas por todos, são causas humanitárias. Inclusive em uma de suas crônicas ele aborda justamente essa taxação de enquadrar pessoas em grupos, ideologias e partidos.

Qual é o papel do opressor na luta do oprimido? Não faço a menor ideia — mas a discussão me fascina. Suspeito que a palavra chave seja empatia. Sentir dor pela dor do outro é o que nos faz humanos — também é o que nos faz ser chamados de hipócritas, demagogos, esquerda-caviar. Humanidade é um crime imperdoável.

O autor escreve super bem em tão poucas linhas - apesar de ser enfadonho em algumas contextualizações - e é impossível não notar a consciência e força com que os assuntos são tomados através delas.


Aquela crônica polêmica "Desculpe o transtorno, preciso falar da Clarice" consta no livro, mas, embora bem escrita, não me comovi. Me soou abusiva, invasiva, sufocante e nada romântica. Desculpe o transtorno, precisava falar da crônica "Desculpe o transtorno [...]".

Ao decorrer da leitura deve haver aquele momento essencial para diversas reflexões sobre a nossa participação no mundo, a nossa conduta moral, como subverter o tradicionalismo, conservadorismo e fanatismo vivendo em tempos de constantes regressos.


Caviar é uma ova - Gregório Duvivier
Companhia das Letras
182 páginas
Livro cedido pela editora
Onde comprar: Submarino | Americanas | Saraiva | Amazon

6 comentários

  1. Não nego!
    Gosto muito de crônicas... Mas tenho quase que certeza,que essas não vão me interessar tanto!
    Já li uma coisa ou outra do autor,mas não me interessei muito.

    Mas fica a dica para quem gosta. 😉

    ResponderExcluir
  2. Apesar de já ter ouvido falar do texto "Desculpe o transtorno, preciso falar da Clarice", já que ganhou notoriedade nas redes sociais, não sabia que a crônica fazia parte de um livro de coletâneas e achei bem legal. Contudo não cheguei realmente a me interessar pelo livro e acho que acabaria achando o mesmo que você, o livro acabaria ficando enfadonho. Mas para aqueles que curtem, o livro deve ter qualidades e pode até mesmo agradar;)

    ResponderExcluir
  3. Olha, definitivamente não uma das melhores pessoas para criticare livros de crônicas, então, esse é um livro que possivelmente passaria longe da minha estante. Não por ser ruim, nem posso dizer isso já que não li, mais por me parecer ser enfadonho demais. Aliás, essa palavra é o que pode representar bem o que o livro é, tirando como base a sua resenha é claro, que aliás foi muito bem escrita. Saber que o autor pecou e muito nas contextualizações me deixa ainda menos curiosa para ariscar na leitura. Enfim, a obra me parece bem escrita, mais voltado a um público alvo diferente e eu infelizmente, não me encaixo nele- acho.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Gabriel!
    O melhor em livros de crônicas é que podemos ver a opinião do autor sobre determinados assuntos abordados, e pelo que vi, esse é bem cheio de ironias e críticas.
    “Não existem sonhos impossíveis para aqueles que realmente acreditam que o poder realizador reside no interior de cada ser humano. Sempre que alguém descobre esse poder, algo antes considerado impossível, se torna realidade.” (Albert Einstein)
    FELIZ 2017!
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia essas crônica, muito menos a citada como famosa nas rede sociais, e confesso que pela sua resenha esse livro não me cativou a leitura, mesmo obtendo algumas reflexões sobre a nossa realidade e o mundo que vivemos. Talvez a forma como o autor aborda sua opinião e que não tenha me interessado muito.

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Ainda não conhecia esse livro, mas o titulo dele logo me chamou atenção e lendo a resenha gostei muito de saber que temos um livro de cronicas, gosto muito de cronicas mas é um gênero que quase não leio, fiquei curiosa para poder saber mais sobre esses contos, mas achei bem interessante os temas que o autor aborda, parece ser o tipo de livro que acaba nos fazendo pensar e refletir, nos deixando uma mensagem ao longo das historia, me deixando bem curiosa para poder ler !!

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)