Título: O Projeto Rosie
Autor(a): Graeme Simsion
Editora: Galera Record
Para se ter a vida de Don Tillman, não é preciso muito esforço. Às terças-feiras come-se lagosta com salada de wasabi (seguindo um roteiro com refeições padronizadas que evitam o desperdício de ingredientes e de tempo no preparo); todos os compromissos são executados de acordo com o cronograma – alguns minutos reservados para a prática do aikido e do caratê antes de dormir; uma hora para limpar o banheiro; três dias da semana reservados para suas idas à feira – e se, apesar dessa programação, algum desagradável contratempo surgir em sua rotina, não há nada que não possa ser solucionado com meia hora de pesquisa científica. Exceto as mulheres. Até o momento, a única coisa não esclarecida pelos estudos no campo de atuação de Don, a genética, é o motivo para sua incapacidade de arrumar uma esposa. Uma namorada ao menos? Ou até mesmo uma amiga para somar ao seleto grupo de amigos de Don, formado por Gene, também professor na universidade, e a mulher dele, Claudia, psicóloga e esposa muito compreensiva. Para solucionar esse problema do modo mais eficaz, Don desenvolve o Projeto Esposa, um questionário meticuloso que irá ajudá-lo a filtrar candidatas inadequadas a seu estilo de vida: fumantes JAMAIS, e mulheres que se atrasam por mais de cinco minutos ou que usam muita maquiagem estão fora dos critérios pouco flexíveis que o levarão à mulher ideal. O único problema é que um questionário desse tipo exige tempo e dedicação, duas coisas que começaram a diminuir exponencialmente no cotidiano de Don desde que ele conheceu Rosie: fumante, vegetariana e incapaz de chegar na hora marcada. Ou esse era o único problema até Rosie entrar na vida de Don e – despretensiosamente, uma vez que ela nunca se candidatou ao Projeto Esposa – mostrá-lo que a mulher ideal não existe, mas o amor, sim.
Don Tillman é um renomado professor de genética, muito inteligente, que leva uma vida cheia de regras e segue sua rotina à risca para não haver desperdício de tempo. Don sempre teve dificuldades sociais e por isso nunca teve uma namorada séria. Decidido a encontrar a mulher perfeita para ele, Don cria um questionário que selecionará as candidatas.
O projeto esposa está sendo mais difícil do que Don imaginava. As coisas saem ainda mais do controle quando Rosie Jarman entra do nada em sua sala e ele acha que é uma candidata a companheira perfeita e a convida para jantar. Bastou apenas uma noite para Don perceber que Rosie é totalmente inadequada a ser sua esposa, mas há algo nela que o faz se aproximar e ajudá-la na busca de seu verdadeiro pai, afinal Rosie não era adequada como esposa, mas nada impedia que fossem amigos. Durante a louca busca pelo pai de Rosie, Don começa a perceber que pode mudar algumas coisas em sua vida e que talvez possa estar sentindo algo que nunca imaginou ser capaz de sentir: amor.
Em seu lançamento, o projeto Rosie foi muito criticado positivamente, e a minha expectativa em cima do livro era muito alta. O chikc-lit escrito por um homem e também narrado por um realmente me surpreendeu. A trama é objetiva, fluida e muito bem amarrada, o autor fala na história da síndrome de Asperger, que tem como sintomas excesso de organização, foco, pensamento inovador e principalmente desapego racional e falta de emoção. Foi muito interessante a forma como o autor transporta o leitor para a rotina de um portador da síndrome fazendo com que se conheça mais sobre ela.
O romance entre Don e Rosie é paciente e às vezes até inocente por parte de Don, nos mostra que não existe alguém perfeito, que o importante é encontrar alguém que te aceite como você é, e que portadores da síndrome de Asperger têm sim a capacidade de amar, só não demonstram com tanta facilidade como nós.
Enfim, é um livro muito gostoso de ler, só não ganhou as cinco estrelinhas porque achei que o autor poderia ter explorado mais o humor. O livro é bem humorado, mas não dei gargalhadas com ele como esperado. A capa é muito fofa, bem delicada, com desenhos que em algum momento na história têm significados. A diagramação é simples, mas confortável. Recomendo muito o livro, principalmente para quem curte um romance leve e engraçado, que envolve, encanta e ensina.
Esse tipo de coisas é incrivelmente irritante. As pessoas podem falar sobre as supostas características de um geminiano ou taurino e passar cinco dias assistindo a uma partida de críquete, mas não conseguem encontrar nem interesse nem tempo para aprender o básico sobre aquilo do qual nós, seres humanos, somos feitos.
Oi, Suzi, tudo bom? Não sou de favoritar chick-lits, mas Projeto Rosie foi um dos melhores livros que li em 2013, um dos mais agradáveis. O tema foi abordado de modo natural, engraçado e leve, gostei muito. Pena que faltou mais um pouco de humor para ganhar suas 5 estrelas. Beijos.
ResponderExcluirOii Suzi!! Comprei esse livro recentemente e não vejo a hora de ler. Fiquei triste com o que disse sobre o humor, achei que daria ótimas gargalhadas!! Mas tudo bem, vou ler e ver no que dá ahahha
ResponderExcluirBeijos
Nati
www.meninadelivro.com.br
Oi Suzi,
ResponderExcluirAdorei a resenha, este livro faz tempo q ta na minha listinha p comprar, mas eu sempre acabo passando outros na frente!
Adoro romances com humor!
Bjos!
Aline Praça
www.leituravipblog.com
É, vi muitas críticas positivas mesmo sobre esse livro, mas nunca me interessei até ler sua resenha.
ResponderExcluirAchei legal o fato do protagonista ter Síndrome de Asperger, vai ser bom acompanhar a história por causa disso.
Puxa, uma pena não darmos gargalhadas do livro, apesar de ter humor. :/
Também achei a capa muito fofa!
Ótima resenha! Bjs <3
oi suzi, eu simplesmente acho a capa desse livro linda.
ResponderExcluirapesar de vc n ter curtido mt o humor do livro acho q vou gostar, pelo menos eu acho né ashuashusau.
vamos ver no que dá.
Seguindo o Coelho Branco
Oi!
ResponderExcluirAdorei a tua opinião sobre esse livro. Foi bem clara e concisa. Me deixou bastante ciente do que devo esperar quando (se) eu for ler. Vi algumas críticas positivas e negativas mas a sua sinceramente foi a mais 'pé no chão' de todas!
Adorei!
Beijos Suzi!
http://luahmelo.blogspot.com
Adoro histórias que surpreendem a vida "normal" de qualquer ser humano, por isso esse livro me chamou atenção. Outro detalhe é que essa síndrome é pouco conhecida, já me deparei com pessoas assim e tive dificuldade de compreender certas atitudes.
ResponderExcluirBem, ponderando a falta de gargalhadas, acho que existe várias doses de humor e talvez o autor não estivesse com todo esse senso... Espero poder ler esse livro, gostei muito da resenha.
Eu sou louca para ler este livro, acredita que nunca li um chikc-lit ? queria começar por este, espero gostar. Uma pena que tenha tido algumas coisas que você não gostou.
ResponderExcluirA capa é fofa demais :D
Suzi!
ResponderExcluirO livro tem coisas bem interessantes como um homem ser o protagonista de um chick-list, ser todo arrumadinho e organizado (confesso que no início achei que ele seria um chato), mas como é por causa da Síndrome de Asperger, até dá para entender e criar um questionário para encontrar uma pretendida. Achei muito interessante o enredo e se ainda dá para rir, melhor.
cheirinhos
Rudy
Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!
Oii Suzy!
ResponderExcluirEu adoro, adoro, adoro click-list. Sem dúvidas e um dos meu gêneros favoritos.
Já vi muitas resenhas sobre o livro e iria comprá-lo há algum tempinho atrás, mas acabei desistindo.
Ainda espero comprá-lo, porque eu sou apaixonada por romances. Só acho que o que vai me incomodar um pouco é a falta do humor, como você falou. Humor com romance é uma dupla tão perfeita!
Beijos
Olá Suzi!
ResponderExcluirEu amei a sua resenha. Já tinha ouvido falar desse livro e todos dizem que é muito bom. Eu não conhecia a síndrome Asperger. Esse livro deve ser muito lindo mesmo. Eu já adorei o Don por ele ter aceitado a Rosie do jeito que ela é.
Beijinhos!
http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/
Mesmo não tendo ganho as 5 estrelas a história parece ser interessante por tratar de um tema sério com um pouco humor - sem gargalhadas (fico deprimida quando só tem drama num romance). Sua resenha me instigou a colocá-lo na minha lista. Quero saber como termina este projeto do Don.
ResponderExcluirOla Suzi ainda não li mas sinopse me chamou atenção, uma pena faltar mais humor, será interessanter ver o desenvolvimento do romance dos dois e ver como essa totina regrada será no dia a dia. Parabéns pela resenha. beijos
ResponderExcluirHeey Suzi. Eu sou apaixonada por essa capa <3
ResponderExcluirAchei muito legal essa ideia de um chick lit narrado por um homem e também por contar um pouco sobre essa síndrome - é sempre bom ganhar conhecimento né - mais fora isso, o livro nao me atrai em nada. Sua resenha foi super positiva - o que mostra que você teve uma leitura agradável e isso é ótimo -, porém li algumas com certas ressalvas que eu tenho certeza, vão me incomodar! Então fico só namorando a capa mesmo rs
Beeijos, Dreeh.
Blog Mais que Livros
Oi Suzi! Eu dei de presente esse livro para a minha madrinha, ela já leu e amou. Eu também só leio resenhas positivas desse livro e ele sempre está com preço bom no submarino e vou comprar agora pra mim. A história me chama a atenção, principalmente por ser um chick-lit escrito por um homem. Estou louca para ler.
ResponderExcluirBeijos,
www.leitorasempre.com
Olá
ResponderExcluirJá tinha visto esse livro pela blogosfera mas acho que essa é a primeira resenha que leio do livro de fato. Não me chamou muito a atenção, mas fico feliz que tenha te proporcionado bons momentos, uma pena que o autor não explorou tanto o humor pro livro ficar maravilhoso.
Abraço!
www.umomt.com
Olááá!!! Tudo bem? Espero que sim, rs.
ResponderExcluirJá ouvi falar muito deste livro. A capa é bem legal e sinopse é bem grande. Este tipo de livro não é um dos que mais me chamam a atenção não... Portanto não me interessei nele. Adorei a sua resenha. Beijos!!!
Suzi,
ResponderExcluirAo contrário de você, eu dei 5 estrelas e favoritei, porque achei o livro muito inteligente e com o humor na medida certa, pois um portador da síndrome de Aspenger tem muita dificuldade com o relacionamento, então seria mesmo difícil darmos gargalhadas.
Eu acho que a síndrome foi muito bem retratada, a ponto de eu me solidarizar com as dificuldades de Don, ao invés de achar irritante (o que seria normal).
Torci pelo casal, para que ambos cedessem e chegassem a um meio termo. Adorei a busca pelo pai da Rosie e muito mais ainda, o próprio "projeto Rosie". Sensacional!
Beijos
Chrys Audi
Blog Todas as coisas do meu mundo
Oii Suzi,
ResponderExcluirEu só leio resenhas positivas sobre esse livro e minha curiosidade cada vez aumenta mais, principalmente por ter um protagonista masculino em um chick-lit, acho que deve ser bem cômico. Mas o que mais me chamou atenção foi realmente esse fato de um livro tentar passar que não existe ninguem perfeito e que é preciso aceitar as pessoas como elas são. Quero muito ler mesmo!
Bjs
Aline Lima
Sempre Nerd (https://alinenerd.blogspot.com/)
Olá Suzi !!!
ResponderExcluirJá tinha visto algumas resenhas a respeito desse livro , mas fiquei interessada em saber que se trata de uma pessoa com síndrome de aspenger e de como se relacionar com uma pessoa portadora da doença, já tinha pesquisado sobre a doença e como é difícil lidar com uma pessoa assim , mas achei que ela não retratou a fundo sobre a síndrome , é bem mais complicado que isso mas mesmo assim fiquei com vontade de ler o livro devido sua ótima resenha.
Bjos e que você continue assim.
http://www.loveebookss.com.br/
Oi Suzi, tudo bem?
ResponderExcluirEu gosto muito quando os autores aproveitam os livros com veículo de informação, afinal de contas, o livro é uma fonte de conhecimento. Mas quando os de entretenimento falam sobre uma síndrome como essa, eu fico feliz, pois tenho certeza de que estão ajudando muitas pessoas.
Não conhecia a síndrome até esse livro, quero muito ler essa história, tenho certeza de que irei me emocionar com a busca dos personagens.
beijinhos.
cila.
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/
Bom dia Suzi!
ResponderExcluirEu conhecia o livro (a capa e o nome), mas nunca tinha lido uma resenha e não sabia que era narrado por um homem :0 E adorei saber isso, pois adoro livros narrados por homens, sempre são bem divertidos rsrs
Adorei a resenha, entrou para a lista de desejados SIM! Pois amo livros Chick-lit e romance encantadores rsrs
Beijos!
oi...
ResponderExcluirdesde que esse livro foi lançado eu quero ler ele...... todo mundo fala que ele é muito fofo!!!
fico imaginado como é o Don, e como ele se apaixona por alguem que ele acha que não é p ele. Mesmo sendo cliche, eu adoro!!!
Chikc-lit escrito e narrado por homens eu tbem acho um desafio! O universo feminino é mais propicio para esses romances com uma pitadinha de humor e acontecimentos cotidianos.....mas dai nos deparamos com um homem que é todo organizado e tem muitas manias.... enfim não vejo a hora de conhecer eles!!!!! *-*
Bjos
OI Suzi,
ResponderExcluirBom eu tenho muita vontade de ler esse livro, mas com o tempo fui perdendo a vontade, acho a capa muito linda, já tentei ler outros chick-lits, mas nunca engreno na leitura e esse é outro ponto que me desestimula na leitura, mas quem sabe algum dia a historia do Don possa me conquistar.
Mayla
Eu já li esse livro e adorei, mas confesso que eu não tinha lá muita curiosidade em ler ele, só que dai vi tantos elogios que não resisti quando vi o livro em promoção e graças a Deus vi os elogios, porque é um dos meus livros favoritos agora, eu simplesmente adorei a história, achei ela bem fofinha e engraçada, é um romance bem gostoso de ler *-* Enfim, adorei a sua resenha oo/
ResponderExcluirBeijos :*
Oieee, eu já li esse livro e adorei a leitura, a escrita é bem gostosa e assim como você eu também não dei gargalhadas não, mesmo assim achei o livro bem legal, no começo não gostava muito do protagonista, mas depois aprendi a gostar dele rsrs, Abraços.
ResponderExcluirOi Suzi.
ResponderExcluirA capa desse livro é encantadora né, realmente delicadeza pura...não combina com um chick-lit contado por um homem rsrs.
Ele trata de assunto que tenho vontade de conhecer mais, a síndrome de Asperger, fiquei bem curiosa pra saber o que contém nesse questionário, e é bom saber que não devo esperar dar grandes gargalhadas com Don, assim não me frustro tanto...eu amo o gênero justamente pelas boas gargalhadas que ele me proporciona.
Beijos.
Leituras da Paty
Sempre achei essa capa super fofa e delicada mesmo, e fiquei muito feliz em saber que em determinado momento conseguirei identificar a importância dos elementos presentes nela! Nunca li a sinopse, então não tinha a menor ideia de que o livro tratava da Síndrome de Asperger e nem mesmo que era um chick-lit, isso só aumentou meu interesse pela leitura.
ResponderExcluirBeijo!
Ju
Entre Palcos e Livros
Não sou muito fã de chick-lit mas eu adorei a premissa desse.Fiquei um pouco espantada quando descobri que é um homem que escreveu, muito legal isso. A capa é simples, mas é isso que a torna tão fofa.
ResponderExcluirBeijos
Oi Suzi,
ResponderExcluirGosto de romances inocentes e bem humorado, mas se vc diz que não lhe arrancou nenhuma gargalhada.
Também já ouvi criticas muito boas sobre esse livro...
Minha leitura futuramente....^^
Abçs :)
Logo que lançou esse livro eu comprei, e amei ele. Eu gosto bastante de livros narrados por homens, acho que é bem diferente... Gostei bastante do Don, achei ele bem fofo. Eu achei o livro bem leve e engraçado mesmo. E a capa realmente é linda *-*
ResponderExcluirBeijos!
Oii!!
ResponderExcluirGostei muito da resenha. Livros narrados por personagens masculinos são bem difíceis de se ver ainda mais sendo um romance leve e até com um toque de humor! A história do Don com a Rosie deve ser bem fofa quanto a capa. Vou procurar!! ^^
Beijos,
Juliana Barbosa (GFC)
Já tinha ouvido falar do livro, mas nunca fui muito a fundo, agora lendo sua resenha , quer muito ler ^^.
ResponderExcluirÉ diferente mesmo um homem narrar esse tipo de livro, e ainda mais tendo uma síndrome de Asperger. Fiquei bem curiosa.
http://aconstantinobrandao.blogspot.com.br/
Achei a capa linda linda, e a história tbm!
ResponderExcluirNão sei, mas enquanto lia a resenha fiquei com aquela carinha de 'oownn'..hahaa
É fofo qnd uma história do 'descobrimento' do amor é narrada por um personagem masculino, ainda mais no enredo contado...
Totalmente 'oooownnnn, ti fofuu'!
hahaa