Título: Simplesmente Ana (Ana #1)
Autora: Marina Carvalho
Editora: Novo Conceito
Imagine que você descobre que seu pai é um rei. Isso mesmo, um rei de verdade em um país no sudeste da Europa. E o rei quer levá-la com ele para assumir seu verdadeiro lugar de herdeira e futura rainha… Foi o que aconteceu com Ana. Pega de surpresa pela informação de sua origem real, Ana agora vai ter que decidir entre ficar no Brasil ou mudar-se para Krósvia e viver em um país distante tendo como companhia somente o pai, os criados e o insuportável Alex. Mudar-se para Krósvia pode ser tentador — deve ser ótimo viver em um lugar como aquele e, quem sabe, vir a tornar-se rainha —, mas ela sabe que não pode contar com o pai o tempo todo, afinal ele é um rei bastante ocupado. E sabe também que Alex, o rapaz que é praticamente seu tutor em Krósvia, não fará nenhuma gentileza para que ela se sinta melhor naquele país estrangeiro. A não ser… A não ser que Alex não seja esta pessoa tão irascível e que príncipes encantados existam. Simplesmente Ana é assim: um livro divertido, capaz de nos fazer sonhar, mas que — ao mesmo tempo — nos lembra das provas que temos que passar para chegar à vida adulta.
Enrolei à beça pra escrever essa resenha. Sempre travo na hora de falar sobre um livro superelogiado, mas que não me agradou. O da vez foi Simplesmente Ana, da autora brasileira Marina Carvalho.
Numa versão brasileira de O Diário da Princesa, SA conta a história de Ana, uma jovem que recebe uma mensagem do rei da Krósvia no Facebook e descobre que ele é o seu pai. Após perdoar fácil e rapidamente a mãe (que nunca contou sequer para os pais sobre seu relacionamento com um membro da realeza), Ana resolve passar uma temporada no país de seu pai, vivendo com todo o luxo e pompa a que uma princesa tem direito e se preparando pra ser apresentada à população krosviana. Lá ela conhece Alex, cuja mãe, falecida, era a rainha. A princípio, Alex age de modo estranho, um pouco estúpido, mas com o decorrer dos passeios para conhecer o país eles acabam se aproximando. O problema é que Laika, a namorada linda e poderosa, não gosta nada desse relacionamento "fraternal" e começa a se meter. Está formado o enredo.
Eu tinha muitas expectativas pra leitura deste livro por vários motivos: a) sou cria de Meg Cabot, lia O Diário na minha adolescência; b) adoro romances, e se puder ter um toque conto de fadas melhor; c) só ouvia elogias a respeito de SA; d) a continuação estava vindo, e se a NC resolveu apostar em mais um é porque o livro deve ser legal. Mas fiquei um tanto quanto frustrada. Não que o livro não seja bom, simplesmente não é pra mim. Se eu ainda estivesse com meus 14 anos, poderia ter achado o máximo, mas agora não consegui engolir várias coisas do livro.
Ana é imatura demais! 20 anos, mas às vezes age como se tivesse 15. Teve maturidade pra perdoar a omissão da mãe por todo esse tempo, mas foi ingênua o suficiente pra acreditar em mentiras óbvias. Falando em coisas óbvias, o romance foi um deles. Às vezes ficava até chato ler sobre Ana e Alex querendo, mas não assumindo. Na boa, com 20 anos a gente já saiu da fase "conta pra amiga que está apaixonada" pro "cala a boca e beija logo" (eu que o diga, com 20 estava casada).
Alex até que foi um mocinho legal, mas tinha atitudes incoerentes. Em umas horas parecia um cara estúpido, que não gostava da ideia de ter uma menina - filha legítima - competindo a atenção do rei e quiçá a herança; em outras, agia como o príncipe que era, com delicadeza, atenção, amizade... Ok, essa "bipolaridade" dele tem um motivo, e até é compreensível, não vejo como um grande problema.
Claro que eu odiei a Laika, mas ela foi uma das melhores personagens do livro. Pelo menos cumpriu bem o papel de vilã e conseguiu dar uma mexida na trama. Pra vocês terem noção, Ana não tinha o que falar dela, recalque nas alturas, então preferiu apelidá-la de "nome de cachorro", pois assim teria um motivo pra falar mal (nível de maturidade zero), como se a culpa de ter um nome estranho (cujo apelido só faz sentido na América) fosse da menina.
Marina deu atenção demais à descrição. Tudo era muito bem detalhado, chegando a me irritar. Sei que isso se deve ao fato de eu preferir descrições genéricas para que eu tenha liberdade de construir meus próprios cenários e personagens, mas até um certo ponto eu levo numa boa. Uma ou outra especificação até que é válida, o problema era que tudo tinha que ser nomeado: marca de roupa, canal de televisão, cantor, atriz... Ela não pode simplesmente vestir uma roupa (aliás, às vezes a roupa era uma informação totalmente desnecessária à cena), tem que usar uma calça da marca x, uma blusa da marca y... Isso era toda hora, sem exagero. Uma palavra pra definir meu sentimento: preguiça.
Outra coisa que me incomoda no dia a dia e não podia ser diferente no livro: fazer a piada e explicar. Isso pra mim é chamar o leitor de burro. Não basta apresentar a situação engraçadinha e pronto? Não, tem que completar com uma explicação sobre o porquê de ter feito a piada. Ah, gente, não rola! Como diz minha mãe, já passei do peso e da idade pra essas coisas.
Ah, pra finalizar a sessão "pontos negativos": falhas de continuidade. Pra Ana ir ao orfanato, demora horas e horas, com direito a todo o desenrolar da viagem. Pras meninas órfãs visitarem o castelo tudo acontece rapidamente. Outro detalhe: show na praia, multidão, reconhecem Ana e Alex e saem correndo atrás deles. De repente, Alex tem a brilhante ideia de se esconder entre os alto-falantes e ninguém vê os 2 entrando ali. Claaaaaaaaro, totalmente crível. Só que não.
Essa capa não me diz nada. Pode ser bonita e tal, mas me explica essa poltrona no meio do nada? Não entendi o conceito, devo ser muito burra ou totalmente por fora das tendências.
Isso tudo que eu disse é pra te desestimular a ler? De maneira alguma! Marina tem uma escrita fluida, que te faz virar as páginas sem perceber que o tempo está passando. O livro é bem vendido e elogiado, mas tem um público-alvo certo. Se você for adolescente ou conseguir aturar bem as instabilidades típicas dessa faixa etária, pode ir fundo que as chances de gostar são grandes. Mas se você, assim como eu, sempre espera atitudes menos imaturas e incoerentes, talvez se decepcione.
E não, não estou nem um pouco ansiosa pra ler De Repente, Ana. Já ouvi dizer que a protagonista está ainda mais chata, com mais picos de imaturidade. Prefiro esperar até eu estar mais tolerante, do contrário nem sei se consigo terminar o livro.
Oi, Giulia, gostei muito da sua honestidade na resenha, contando direitinho o porquê do livro não ter funcionado para você. E ressalta que é um livro adolescente demais, do tipo que só quem está no início da adolescência lê (ou para quem é mais velho, mas busca por esse tipo de história). Acredito que não é todo leitor mais maduro que vai curtir o livro, ele tem um público restrito (feminino, pré-adolescente e início da adolescência). Acho que a idade de Ana não deveria ser 20 anos, mas 15. Assim tudo ficaria de acordo. Beijos.
ResponderExcluirOi Giu, este livro li em uma sentada, realmente a escrita facilita muito e por ser uma história um pouco infantilizada também, afinal, não exige muito da gente enquanto lemos. Eu gostei e concordo com os pontos negativos, realmente não é a melhor história da minha vida, porém valeu como diversão. Já li De Repente, Ana e demorei um pouco para concluir por falta de tempo, mas realmente a história segue no mesmo ritmo, com a diferença de ter a narrativa também do Alex, o que é um ponto mega positivo do livro, diga-se de passagem, o que o deixa melhor que o primeiro. Adoro suas resenhas sinceras. Beijos
ResponderExcluirHAHAHA Ah eu adoro sua sinceridade!!!
ResponderExcluirEu quero ler o livro, primeiramente porque tem o meu nome, confesso HSUAHSUAHS, mas porque quero entender o porque a autora é tão elogiada. Pelo que parece realmente é o Diario da Princesa. Espero ler em breve e ter minha propria opinião *-*
Beijinhos,
www.entrechocolatesemusicas.com
Uma pena o livro ter tantos defeitos negativos, mas teve um em especial que me desanimou totalmente: descrição demais, fala sério, como as pessoas não enxergam isso? É tão chato.
ResponderExcluirMas talvez um dia eu leia esse livro pela escrita ser fluida, o que amo!
Boa resenha! Bjs, Giulia <3
Oi Giulia!
ResponderExcluirEu li Simplesmente Ana logo que lançou e gostei, mesmo concordando que a Ana é bem imatura... Como gosto de descrições isso não e irritou, mas as marcas realmente não são necessárias, não estou curiosa sobre o segundo livro, até porque achei completo o final do primeiro, mas realmente gosto da escrita da Marina.
Beijos
sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br
Sou suspeita para falar, pois amo esse livro e a autora é uma fofa!
ResponderExcluirAdorei ver ele por aqui!
Beijinhos
Rizia - Livroterapias
Ai livros muito adolescentes não rolam pra mim, fico impaciente e com vontade de espancar a personagem. Esses dias tentei ler um livro que li com 15 anos e não rolou, muito adolescente pra mim. Nem tentarei ler pq vejo que não conseguirei terminar.
ResponderExcluirLi o livro e também dei nota tres, mesmo que não tenha encanado com alguns dos pontos que você falou. A imaturidade dela me irritou bastante mesmo, tipo, 'ok, tenho um pai rico e vivo', mas 'aimeuDeus que menina mais BOBA!', aheuhaue! As mentiras que ela acredita entao... Tana inconsequência, sempre achei q ela merecia castigos piores, e um namorado nao tao legal aehuae! As descrições nao foram tanto um problema, apesar de os detalhes das roupas também tenho que concordar...
ResponderExcluirEnfim, concordo com sua resenha aehuae! Tb indiquei para um publico mais novo, e com mais paciencia pra isso! Mas achei que quem gostasse de romance ia se encantar tb, então acho que errei nessa parte =]
Poxa, que pena Gi! Adoro suas resenhas pela sinceridade haahha e argumentos muito bem colocados. Recebi na caixa da Novo Conceito a continuação, e estava ensaiando pra ler Simplesmente Ana, ainda vou ler, mas como dividi com você algumas opiniões sobre outros livros, acho que a chance de eu me frustrar é grande.
ResponderExcluirAcho que falta estudo de alguns autores, quando você fica mais velho tende a se lembrar das idades inferiores como se você fosse mais imaturo do que de fato era e talvez venha daí essa imaturidade da Ana mesmo tendo 20 anos. Não tenho muita paciência para esses mimis não :/
Oi Giulia, que pena que vc não gostou de Simplesmente Ana, esse é um livro que está entre os meus favoritos, e a autora é super fofa.
ResponderExcluirMas cada um tem uma visão da obra e tem a opinião que quiser, e eu também gostei muito do personagem da Laika, ela fez suas maldades bem feitas...^^
Abçs :)
Oi, Flor! Tudo bom?
ResponderExcluirPrimeiramente, queria dizer que gostei muito da capa e o nome do livro, parece que temos uma história leve e até divertida pela frente, assim espero. Estamos então olhando para uma versão brasileira de O Diário da Princesa, achei engraçado até o pai dela conversar pelo Facebook, imagina, o Rei tendo um perfil por lá? Gosto quando as coisas fogem assim um pouco do comum.
Fiquei surpresa por ela aceitar tão rápido ser filha de um Rei e não culpar os pais pela omissão da verdade durante tanto tempo, acho que seria um choque e tanto para muitas, principalmente descobrir que o pai está vivo, não precisa nem ser Rei, não é? Gostei até do fato dela se envolver com alguém, mas ser imatura e o que acontece entre eles cair na mesmice e ainda por cima, tudo ser escondido? É..
Acho que no fim, o livro não agradou a nós duas, depois de sua resenha, com certeza não leria, já sei qual vou evitar! Adorei sua resenha e sua sinceridade, é sempre importante. Adorei seu blog também, parabéns, acabei de virar seguidora <3
Beijinhos,
Percepções Blog | Grupo: Mais um livro, Por favor!
Oie!!!!!
ResponderExcluirMuito legal mesmo! Já tinha lido tanto positivas quanto mais realistas resenhas sobre o livro! Eu as vezes consigo ler como uma adolescente de 14 anos, acreditando em tudo e não ligando para essas bipolaridades e imaturidades..... as vezes consigo... mas oque me da muita preguiça é quando tem muitos detalhes e a explicação de piadas.... acaba com minha leitura! :P
Acho que se tiver oportunidade ainda dê uma chance ao livro, mas já sabendo oque me espera! :)
bjão
Como leitura também é um questão de identificação, você acaba se incomodando com personagens que 20 anos que agem como se tivessem 20 anos! hahahah
ResponderExcluirVocê teve que amadurecer cedo, mas essa não é uma realidade pra todos né rs
Curti a sua sinceridade na resenha, mas tu sabe que eu super gostei <3
Esse negocio de explicar as coisas me irritou um pouco no inicio, mas depois percebi que é da autora.. levando em consideração que o publico alvo dela são mais novas, acho que algumas vezes é até fofo.
Beeijos, Dreeh.
Blog Mais que Livros
Que pena que este livro não lhe agradou... Tenho ouvido falarem muito bem dele. Enfim, gostei da resenha. Acho que fica meio dificil também de comentar um livro que você não gostou... sei lá... não tenho o que dizer dele pois nunca li.
ResponderExcluirOi Giulia
ResponderExcluirEsse livro foi uma das minhas leituras mais recentes. Até que curti, apesar de ter visto todos esse pontos negativos que você citou. Alguns eu ignorei, mas a imaturidade de Ana e a bipolaridade de Alex, não. Isso para mim foi demais.
Outra coisa que me incomodou foi a semelhança com Diário de uma Princesa, senti como se fosse o mesmo livro, com pequenas modificações.
Mas no geral eu curti bastante e estou bem curiosa pelo segundo livro.
Beijos
Mundo de Papel
Oi Giulia, tudo bem?
ResponderExcluirNão acredito!!!! Falaram tão bem desse livro, eu estava super empolgada para ler. Eu gosto de livros adolescentes, e não me incomodo com a atitude infantil dos personagens, pois é característico da idade. Mas realmente, o personagem ter 20 anos e agir como 15 não ficou legal. Enquanto lia sua resenha, percebi que é muito parecido com o filme mesmo. Uma pena, mesmo assim vou ler, já tenho ele, tomara que não me decepcione.
Gostei da sua sinceridade.]
Beijinhos.
Cila.
Oi Giulia, tudo bem?
Não acredito!!!! Falaram tão bem desse livro, eu estava super empolgada para ler. Eu gosto de livros adolescentes, e não me incomodo com a atitude infantil dos personagens, pois é característico da idade. Mas realmente, o personagem ter 20 anos e agir como 15 não ficou legal. Enquanto lia sua resenha, percebi que é muito parecido com o filme mesmo. Uma pena, mesmo assim vou ler, já tenho ele, tomara que não me decepcione.
Gostei da sua sinceridade.]
Beijinhos.
Cila.
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/
Oi Giu.
ResponderExcluirVocê fez sua colocação de forma bem coerente e sensata, e por conta da quantidade de ressalvas feitas você até que foi boazinha avaliando com 3 estrelinhas.
Eu já li esse livro, e lembro perfeitamente, que na época, eu estava passando por uma fase péssima, não conseguia ler nada, e foi Simplesmente Ana que me tirou dessa ressaca, achei a leitura bem despretenciosa, fui em busca disso e foi o que encontrei.
É claro que também achei o cúmulo o casal se escondendo em pleno show na praia, a imaturidade e algumas atitudes nada a ver, mas eu estava tão envolvida, que simplesmente ignorei esse fato rsrs.
Acho que a leitura vai também muito do momento.
Beijos.
Leituras da Paty
Concordo totalmente com o que você escreveu na sua resenha. A leitura foi bem rápida para mim mas em nenhum momento eu fiquei entusiasmada pelo que li. O fato de ser direcionada para um público mais jovem não é suficiente para justificar o quanto a história é rasa e inconsistente, afinal vários infanto-juvenis já me encantaram, eu não pretendo ler De repente, Ana.
ResponderExcluirEstava querendo ler este livro mas agora acho que vou deixar passar.
ResponderExcluirAmei sua sinceridade. O que mais vejo são pessoas que elogiam um livro só porque todo mundo elogia. E você veio e mostrou a causa de não ter sido uma boa leitura para você. Parabéns por sua atitude.
Olá
ResponderExcluirAo contrário de você não gosto de romances, então já dispensaria o livro. Pena que ele te decepcionou um pouco, talvez devessem avisar que o livro é para um público mais jovem sei lá. As vezes personagens imaturos (aliás, acho que sempre) nos irritam. O bom é que a autora parece ter uma ótima escrita, mesmo assim o livro não faz meu estilo.
Abraço!
www.umomt.com
Oi Giu!!! Confesso que estou enrolando para ler esse livro, a temática não me agrada muitoo, e com tua resenha resolvi adiar um pouco mais haha. Pior do que romance bobo é protagonista imatura, meudeuus. Explicar a piada também é irritante. É... o livro ficará para depois, beeem depois!
ResponderExcluirBeijokas ^^
Lara - Magia Literária
http://www.magialiteraria.com/
Tenho uma vontade imensa de ler este livro, uma pena que você não tenha gostado, a resenha ficou ótima, gosto de resenhas que explicam o porque gostou ou não !
ResponderExcluirOii, tudo bom?
ResponderExcluirAcabei de ler o livro no domingo, e eu sinceramente gostei.
Li mais resenhas negativas do que positivas, e fiquei meio receosa com a "falta de maturidade" da Ana, mas eu sinceramente acho que foi um pouco de exagero.
Claro, claro que a Ana tem algumas atitudes imaturas, como demorar pra assumir os sentimentos, ou ficar com algumas frescuras, mas acho que isso que dá o toque do livro para uma princesa.
É um dos meus favoritos, quero logo a continuação!
Quando eu li esse livro eu também tinha muita expectativa, e acabei me decepcionando. Eu até gostei, mas também achei que teve muitas falhas. Mas pela escrita da autora valeu a pena.
ResponderExcluirEu confesso que não gosto dessa capa, a menina da capa me lembra muito a Kristen :P
Beijos!
Oi, Giulia
ResponderExcluirÉ realmente desestimulador quando nos deparamos com um livro super elogiado e superestimado mas que não desenvolvemos uma experiência de leitura agradável. Não sou muito fã desse romance e essa estória de mocinha que descobre uma outra vida e tal, acho muito feminino e não me identifico. Porém, eu adoro esse ambiente de realeza e conto de fada, ou seja, vivia e vivo em cima do muro sobre ler ou não.
Acho valioso a sinceridade na resenha e você a expôs muito. Como cada leitura é única, acho que ainda assim daria uma chance ao livro. Não fiquei desestimulado a ler o livro depois de sua resenha, só me deu gás para buscar minhas próprias conclusões.
Abraço
Adriano
GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/
Giu, acho que eu tenho uma tolerância bem maior com imaturidade adolescente, rs, e fui fisgada pela história de uma forma que teve coisas que você falou que nem sequer passaram pela minha cabeça - tipo a continuidade, e olha que normalmente sou chata com isso, e a criancice que foi colocar o apelido nome de cachorro. Amei demais o livro 1, mas não curti o 2, então acho que você deve mesmo esperar bastante pra ler... Você não vai aguentar o Alex e a Ana.
ResponderExcluirBeijo!
Ju
Entre Palcos e Livros
Eu ainda não li, mas talvez a idade mental da personagem não me incomode (talvez a personalidade sim , pois muitas mocinhas são chatas), afinal tenho 22 anos e adoro livros juvenis, e tenho gostos meio infantis :p
ResponderExcluirhttp://aconstantinobrandao.blogspot.com.br/
Olá Giulia!
ResponderExcluirEu ainda não li o livro. Está aqui na minha estante desde a Bienal de 2013. Mas essa foi a primeira resenha negativa que vejo do livro. Então vou ter que ler pra tirar minhas próprias conclusões. Espero não ter o mesmo sentimento que você teve sobre o livro.
Parabéns pela sinceridade.
Beijinhos!
http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/
Giulia!
ResponderExcluirAchei que pela badalação que foi o lançamento desse livro pela NC, seria melhor...
Até gosto de detalhes, mas quando beira ao exagero, fica difícil a leitura, mas como disse que a escrita é fluida, pode ser que dê para encarar.
Acho que o lance é ler sem muita expectativa e saber que o romance em si não tem muito o que esperar.
Bom domingo!
Cheirinhos
Rudy
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
Olá tudo bem ?
ResponderExcluirAssim como você, até agora só tinha lido resenhas positivas sobre o livro, nenhuma que me animasse o bastante ao ponto de me fazer ler, mas todas positivas. Gostei dos pontos do livro que você expôs que não gostou, ele não é do meu gênero favorito e não tenho a intenção de lê-lo porém se algum dia precisar fazer uma resenha sobre ele, com certeza lerei para tirar minhas próprias conclusões, já sabendo que o livro agrada uns e desagrada outros.
Abraços, Carlos.
http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/
Adorei sua resenha! Muito bem estruturada e ao invés de ficar focando no enredo o tempo todo mostra os pontos que te desagradaram e que agradaram (algum? hehehe).
ResponderExcluirTinha esse livro como possível leitura, mas acabei de empurrar pro fim da fila!
Abraços,
Samara - www.infinitoslivros.com
kkkkkk 'essa poltrona no meio do nada!' kkkkkkk...eu ri...tbm fico p* com essas capas nada a ver..uahsuahsuas
ResponderExcluirEsse tipo de livro é p pré adolescente msmo neah, o ruim é colocarem uma mulher de 20 anos p fazer papel de jovenzinha de 16. Daí n desce meeesmo!
Tbm adoro essas historinhas de prícipe e princesa, mas tem q ter um contexto bacana e ser plausível...
Oii,
ResponderExcluirRealmente pela sua resenha (ah! obrigada pela honestidade!! ^^) esse parece um romance pra meninas no começo da adolescência e eu já passei bastante dessa fase!! Não me animou pra ler.
Beijos,
Juliana Barbosa (GFC)