
Título: Quarto
Autor(a): Emma Donoghue
Editora: Verus
Nº de páginas: 350
Onde comprar: Submarino | Saraiva | Americanas
Nota:
Para Jack, um esperto menino de 5 anos, o quarto é o único mundo que conhece. É onde ele nasceu e cresceu, e onde vive com sua mãe, enquanto eles aprendem, leem, comem, dormem e brincam. À noite, sua mãe o fecha em segurança no guarda-roupa, onde ele deve estar dormindo quando o velho Nick vem visitá-la.
O quarto é a casa de Jack, mas, para sua mãe, é a prisão onde o velho Nick a mantém há sete anos. Com determinação, criatividade e um imenso amor maternal, a mãe criou ali uma vida para Jack. Mas ela sabe que isso não é suficiente, para nenhum dos dois. Então, ela elabora um ousado plano de fuga, que conta com a bravura de seu filho e com uma boa dose de sorte. O que ela não percebe, porém, é como está despreparada para fazer o plano funcionar.
Como proporcionar uma infância feliz para uma criança cujo mundo mede onze por onze pés? Essa é a missão da Mãe, que aos dezenove anos foi sequestrada e enclausurada num Quarto. Ali ela viveu os piores momentos de sua vida, mas também teve sua maior alegria: o nascimento de Jack. Pra ele o mundo se resume a um pequeno quarto com 4 Paredes, um Piso, um Teto, uma Banheira, uma Cama, uma Mesa e mais algumas coisas; seus brinquedos são a Cobra de Ovos, o Labirinto de rolos de papel higiênico colados com durex e o que mais a imaginação permitisse; seu único contato com o Lá Fora são as poucas visitas do Velho Nick (o sequestrador) e os momentos em frente à TV, mas pra ele são apenas imagens de planetas de mentira.