Jardim de Escuridão - Bianca Carvalho


Título: Jardim de Escuridão
Autora: Bianca Carvalho
Editora: EraEclipse


Todo dom pode ser uma bênção ou uma maldição... Quando Faith Connor recebe uma carta deixada por sua avó, após a morte da mesma, contendo um último pedido, ela não esperava que sua vida ganharia um rumo inesperado. Detentora de um dom especial de compreender as flores, cujos significados lhe fornecem visões de acontecimentos futuros, ela atende o pedido da avó, levando uma flor especial a seu túmulo e acaba conhecendo Rowan Allers, um homem atormentado pela morte da irmã, assassinada por um serial killer. Sentindo uma estranha conexão com aquela história, Faith o ajuda a investigar, sem nem saber que seus destinos estavam ligados de forma perigosa e até fatal.

Eu devia enrolar um século pra ler e outro pra resenhar, já que a digníssima dona Bianca ficou me cozinhando por meses. Mas o lado bom disso é que agora eu vou esperar menos pro lançamento do segundo livro da Trilogia das Cartas. Bem, depois volto a ele, deixa eu falar primeiro de Jardim de Escuridão, né?

Antes de tudo, você precisa entender o ponto comum aos 3 livros da Trilogia das Cartas. Lolla DeWitt tinha 3 netas e um dom especial: ela previa acontecimentos através de sonhos. Todas as mulheres da família têm um tipo de dom: Faith interpreta as flores, podendo fazer previsões, Cailey escreve poesias que tocam a alma e Tatianna cozinha muito bem (mas ainda não sei como ela usa esse dom. rs). Pois bem. Lolla, antes de morrer, deixou 3 cartas escritas, uma pra cada neta, com datas específicas de entrega. E essas cartas são tão especiais que podem mudar o destino das meninas.


Não havia muitas coisas que lhe pertencessem, mas o pouco que tinha, saberia dividir igualmente entre suas meninas, Faith, Cailey e Tatianna. E o que não era material ainda estava em tempo de ser compartilhado também.
Tinha três últimos desejos e cada um teria seu momento certo para ser realizado. Deles dependiam os destinos daquelas moças.

Jardim conta a história de Faith, a mais velha das netas. Quando a avó faleceu, estava isolada e afundada na tristeza por causa de um acidente de carro que sofrera, no qual perdera o marido e o bebê que estava esperando. Só que a carta chega, surpreendendo-a com um pedido especial: ela deveria ir ao cemitério levar ao túmulo da avó um certo tipo de flor em uma data específica.

Mesmo receosa, ela cumpre aquele último desejo da avó. E é nessa hora em que, mais uma vez, seu dom se manifesta, levando-a ao túmulo de uma desconhecida. Ao fazer isso, conhece Rowan e percebe que seus destinos estão entrelaçados de alguma maneira. Ele é o irmão da falecida, assassinada por um serial killer. E Faith decide ajudar nas investigações, envolvendo-se cada vez mais com esse homem.

Preciso tirar o chapéu pra Bianca. Genteee, que história é essa?! Eu não sou muito criativa, tenho dificuldade pra imaginar situações mirabolantes e tal. E por isso fico tão impressionada quando vejo essas histórias complexas, com várias informações, várias pontas, vários nomes, que no final são magicamente amarrados pra tudo ficar coerente. Ela foi construindo a situação aos poucos, cada hora acrescentando uma informação nova. Quando eu jurava que tinha matado a charada, vinha outra pista e acabava com as minhas certezas. No final, eu comecei a achar que iam ficar pontas soltas, porque estavam acabando as páginas e nada de resolver o mistério. E tcharam! Fiquei boquiaberta. Tudo redondinho, totalmente surpreendente!

Até então, eu não sabia que gostava tanto de livro policial. Tinha lido uns poucos, mas nada que me fizesse prender a respiração e ficar desesperada pra saber o final. E agora lá vou eu procurar outros desse gênero pra ler. Culpa da Bia! Eu simplesmente não conseguia largar a leitura. Passei um dia todo lendo, com apenas algumas paradas estratégicas, pra terminar o mais rápido possível.

Faith, querida, não pense que suas flores não são parte de alguma magia. Você tem realmente o dom de compreendê-las, de ver além de suas pétalas e suas belezas.

Um ponto que me deixou muito encantada foi esse envolvimento da protagonista com as flores. Fui apresentada a algumas que eu nem conhecia e a vários significados que me deixaram surpresa. Segundo Faith, a flor que você recebe ou oferece diz muito sobre seu sentimento ou desejo para aquela pessoa. Sabe a história de presentear a pessoa amada com rosas vermelhas? Então, é por aí. Todas as flores têm seu significado próprio. Cá entre nós, eu tinha até ficado com medo de dar a flor errada, mas Faith disse que não há com o que se preocupar, pois a gente sempre escolhe a flor certa pro nosso sentimento.

Não posso deixar de destacar o meu, o seu, o nosso o Rowan! *todas suspiram* Além de bonito, é educado, simpático, protetor, do tipo que gosta de fazer surpresas e agradar a amada... E ainda é rico. Quer coisa melhor? kkkkkk O romance foi bem trabalhado, com os receios dela e a paciência dele, fazendo com que eu vibrasse a cada encontro do casal. Nota 10 pra parte romântica da história.

Adorei a narrativa em 3ª pessoa, com aquele tipo de narrador observador que entra na mente dos personagens e descreve seus sentimentos e pensamentos. Fica bem dinâmico e abre mais o leque de possibilidades de descrever a história. Muito boa escolha.

Eu coloquei aquela capa linda de bonita lá em riba, mas na verdade a minha edição é essa aqui, mais antiga, publicada pela editora Literata. ---->
A capa atual tá infinitamente mais significativa e delicada. (tem alguém pensando em comprar o mesmo livro só pra ter a capa diferente) Não tenho como negar que me apaixonei pela novinha. kkkk

A diagramação é fofa, mas algo me diz que na edição da Era Eclipse está ainda mais linda e romântica.

Não sei como está a nova edição, mas nessa eu encontrei bastantes erros. Vários de preposição e de crase e até um erro de história, que ao invés de "avó" estava escrito "tia". Eu marquei, perguntei à autora e sanei a dúvida. Mas no geral, dá pra compreender bem. E a escrita é tão envolvente que faz você passar por cima deles só pra descobrir o que mais a história tem a oferecer.

Agora sim. Estamos todos na contagem regressiva para Versos Sombrios! *pula, sai do chão*
O lançamento será dia 31/08, na Bienal do Livro do Rio!!! Para maiores informações, passa lá na página do evento no FB.
E pra vocês começarem a babar, tal qual a minha pessoa, aí vai a capa e a sinopse!


"O bem e o mal conectados por palavras e um destino" A segunda carta de Lolla Dewitt é revelada, com seu último desejo para Cailey DeWitt. Cailey tem o dom das palavras. Quando escreve, ela consegue transmitir sentimentos, se conectar com a história de qualquer pessoa e até curar corações partidos. Porém, seu dom pode se tornar um pouco mais obscuro que isso. Lolla pede que ela envie uma de suas belas poesias a Jayce Hernandez, um detetive amargurado que perdeu a mulher amada e se afundou em escuridão. Por mais que Cailey não o visse com bons olhos, atendeu ao pedido da avó, e sua mensagem trouxe uma nova esperança para o policial. Contudo, Jayce logo tem a oportunidade de retribuir a ajuda de Cailey, que se vê perseguida por um assassino perigoso, capaz de se comunicar telepaticamente com ela através de seus textos. Tentando se salvar de um homem obcecado, Cailey precisa contar com Jayce para proteger-se. Mas o que ela não contava era que os segredos que iria descobrir poderiam mudar sua vida para sempre.

Se você quiser adquirir um dos dois, é só entrar em contato com a autora através do e-mail: vendas@eraeclipse.com. O livro irá autografado, prontinho pra você desvendar o que há por trás de tantos assassinatos.

Se eu fosse você, comprava ONTEM! Bianca Carvalho é uma escritora que não pode ficar escondida, escrevendo pra poucos leitores. Seu talento supera nossas expectativas, e sua simpatia encanta a qualquer um que pare pra ter uma conversinha com ela. É uma daquelas autoras que a gente faz questão de divulgar e tietar, porque merece - e muito. Não perca tempo! Venha conhecer as cartas que podem mudar destinos, talvez até o seu.