Ditadura editorial? Censura Literária?


Pensei muito antes de postar aqui, mas resolvi fazê-lo porque me senti ofendida desnecessariamente.

Hoje à noite, uma certa escritora dona de editora anunciou uma segunda edição de um livro dizendo que ele viria com capítulos extras. Falou isso com certa prepotência, deixando explícito que esse era um diferencial da editora, que não seria como as outras que apenas mudam a capa quando o livro migra de casa. Enfim... Expus minha opinião de maneira educada:

"Peço licença pra externar minha opinião. Gosto muito da [editora] e adoro a [autora], mas acho muito ruim esse lance de capítulos a mais. Eu comprei o primeiro, li há mais de 1 ano e agora vou ter que comprar e ler de novo pra poder ver os extras? O livro já foi lançado, já tem a história rolando por aí desde [o ano de lançamento]. Quer mudar a capa? Não gosto, mas concordo, afinal, é uma nova editora. Só que os leitores antigos saem prejudicados por não ter esse "plus", que poderia ser colocado como um livro extra na Amazon ou disponível para download, como muitos autores fazem."

Minutos depois, meu comentário tinha sido excluído e o post editado, omitindo a informação do bônus na nova edição. A tal dona entrou em contato inbox dizendo que não poderia manter o comentário porque era um perfil de trabalho e ela seguia normas. Quando questionei se o leitor não podia expressar sua opinião, ela disse que sim, mas por e-mail. E ratificou isso posteriormente, publicando no mesmo perfil a informação de que críticas só seriam aceitas por e-mail e qualquer comentário negativo seria considerado pejorativo.

Parou! Quer dizer que eu não posso dizer o que penso (de maneira respeitosa, claro) porque a editora censura os comentários? Se eu dissesse que estava ansiosa pra ler, doida pra comprar ou algo do tipo, tenho certeza de que meu comentário estaria até agora lá. Mas só porque minhas ideias não condizem com as da editora eles apagam o que escrevi? Cadê minha liberdade de expressão?
E eu vou mesmo acreditar que meu e-mail será lido, considerado e encaminhado ao setor responsável, senhora, muito obrigada pela sua opinião. Claro que não. Se é por e-mail, é pra ficar camuflado dos olhares curiosos e esquecidos com um simples clique no botão "apagar".

Pois bem, a autora do livro em questão se pronunciou logo depois, dizendo que realmente teria uma nova edição, mas que o bônus estaria disponível na Amazon pros leitores antigos. Opa, não era o que eu tinha dito? Se isso ia acontecer, por que então meu post foi apagado? Era só a dona ter dito que se expressou mal, pedir desculpas e dizer que era essa a intenção desde o início. Mas, ao contrário, ela me bloqueou no seu perfil. Bloqueou. Não bastou excluir, tinha que bloquear. [Que fique claro que a atitude mal-educada não partiu da autora, e sim da editora]

E aí eu fiquei pensando... Pleno 2013, quase 2014, e a gente tá vivendo uma ditadura editorial. A pessoa abre uma editora, publica os amigos e ignora quem não é muito próximo (mas até aí o problema é dela, afinal, cada um investe o próprio dinheiro onde quer). Mas qualquer empresa que se preze tem o mínimo de consideração com o cliente; no caso de uma editora, o leitor. E a regra é: o cliente tem sempre razão, mesmo que não a tenha. E não é porque estamos na internet que isso não é válido, tem muita empresa boa que faz um ótimo trabalho de marketing e atendimento ao consumidor por chats, e-mails e mídias sociais. Além do bom atendimento, deveria existir a educação, mas isso, infelizmente, é raro hoje em dia. E aí você, consumidor/leitor (a pessoa que sustenta a tal empresa/editora comprando seus produtos/livros) não pode ter opinião, não pode ter voz e vez, não pode se expressar. Aliás, você pode, desde que seja pra "puxar o saco" das publicações e dos autores. Se você falar um "ai" contra, é excluído, bloqueado e entra pra lista negra. tô morrendo de medo

Não sou boba de me deixar ser enganada pelo discurso de valorização à literatura nacional, afinal, editora é empresa, empresa é capitalista, capitalismo exige lucro e só dá lucro quem vende. Essa é uma discussão pra outro dia, se é que vou ter paciência pra fazê-lo, mas só quero deixar claro que ninguém sai por aí investindo em algo se souber que não vai dar o mínimo de retorno. Só que ao invés de investir em marketing (pra que contratar alguém se a pessoa se acha multitarefas?), é preferível manter a boa imagem da editora nas redes sociais, sem nenhuma crítica, pra mostrar que ela é perfeita. Os autores declaram seu orgulho por ser parte do time deles, os leitores só elogiam e se mostram satisfeitos... E os comentários negativos/pejorativos são eliminados.

Pra piorar mais um pouquinho, outras pessoas já me disseram que essa prática ditadora é recorrente, só que muita gente não vê porque não dá tempo; as coisas "pejorativas" são apagadas antes de virem à tona. E cada vez mais a censura continua, porque ninguém quer se indispor, ninguém quer se queimar, ninguém quer perder a parceria... e o autor, ele mesmo não pode falar nada, pois de repente corre o risco até de ser cortado (ou ser enganado na prestação de contas).

Que medo é esse de críticas? Que utopia é essa de achar que um trabalho é 100% perfeito? Não é e nunca vai ser. Se as editoras grandes desagradam, por que as pequenas não o fariam? A diferença é quem quem é grande sabe reconhecer seu erro ou está muito certo do que está fazendo, embasado em pesquisas de mercado e afins. O nome disso é humildade.

Editora de mente pequena não cresce. Ditadura uma hora cai. Censura em tempos de internet não funciona.

PS:Tenho certeza de que muitos autores e blogueiros, apesar de concordarem comigo, não vão comentar nesse post. Não é qualquer um que arrisca botar a cara a tapa. 

33 comentários

  1. Super concordo que, todo mundo tem direito de expressar o que pensa, como você mesma disse, sem ofensas é claro. E acho que uma Editora/Autora que tenha esse tipo de atitude não deve ter lá muito crédito/respeito do público/leitores. Pois certamente essa não deve ter sido a primeira e nem a última vez que faz isso. Acho ridículo esse tipo de comportamento de alguém que depende sim de um público. E esse tipo de coisa só se vê com Editoras pequenas mesmo.

    Enfim... triste, mas é a nossa realidade, né!

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  2. Estou bem descontente com essa editora em questão tbem Giulia. Sou parceira deles e da própria representante tbem e dia desses tive meu comentário apagado. E olha que eu nem critiquei ninguem em meu comentário, apenas corrigi uma informação que havia sido publicada de forma errada... Ou seja, a gente quer ajudar, mas é ignorada >.<
    Pensando seriamente em desfazer parcerias sabe...

    Gostei do seu desabafo. Diz muito do que penso!
    Beijos

    @morenalilica
    Doce Insensatez

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  3. Sei bem o que está dizendo e de quem está dizendo... aconteceu isso comigo uma vez com uma editora bemmmm maior e os puxa-sacos me malharam só porque minha opinião não condiziam com as deles. Hoje em dia ñ compro, nem leio e muito menos resenho/divulgo eles em meu blog. Claro que isso não fará diferença para eles pelo tanto de puxa-sacos que tem, mas eu não continuaria dando lucros a empresas que não tem o mínimo de respeito por seus clientes :/

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  4. Giulinha, eu, como analista de mídias sociais profissional, concordo plenamente com você. A atitude dessa pessoa não condiz com um trabalho sério de marketing. Mídias sociais estão aí para aproximar o cliente da empresa, de modo que o cliente possa sugerir ou mostrar seu desagrado. O marketing, neste caso, tem que ler e responder, com respeito e educação, a todos os comentários independente se for negativo ou positivo, e analisar, junto com sua diretoria, se o comentário é construtivo ou destrutivo, se deve ser levado em consideração ou ignorado, simplesmente. Mas apagado, jamais! Eu trabalhei com mídias sociais durante as eleições de prefeito ano passado e você imagina o tanto de comentário grosseiro que a página do candidato recebia. Nós nunca apagamos! A liberdade de expressão é um direito constitucional. Não quer receber críticas, não use mídias sociais. Agora quero falar de outro problema a respeito do mercado literário que tenho observado. Tanto editora quanto autores nacionais querem ser paparicados nas mídias sociais. Quando não são, ficam ofendidos e criam posts absurdos se lamentando, reclamando e etc., tudo para chamar atenção para si. Por favor, gente, vamos trabalhar. É assim que vamos merecer a atenção digna de nossos leitores e até de editoras grandes, caso alguns as queiram. Vamos nos profissionalizar, investir em revisão e marketing e escrever. Usemos as mídias sociais para interagir com nossos leitores. Força, amiga, um beijo.

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    1. Josy, como sempre aliás, uma pessoa centrada. Falou tudo!

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    2. Mais fã ainda Josy! Adorei suas palavras!

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  5. Vixi, não sei que editora foi essa e não faço questão de saber! É por essas e outras que estou na Amazon! KKKKKKKKKKKKKKK. Giu, esse aí é o mercado brasileiro!!!

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  6. Oi Giulia! Tudo bem?

    É uma situação complicada essa. Sei sobre qual editora/autor você esta dizendo, e só tenho a lamentar essa atitude, pois criticas tendem a melhorar o trabalho de todos. Claro, que críticas te deixam chateada, mas acho que são validas desde que seja construtivas, como foi no seu caso e sim, devem ser lidas/ouvidas, e não descartadas. É uma pena mesmo, mas força, você disse sua opinião, se não aceitaram, fazer o que, quem esta saindo perdendo são os outros.

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

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  7. Nossa, Giulia! É complicada uma situação dessa, nao? Muito dificil quando nao aceitam críticas, acho falta de respeito, principalmente! Concordo com seu ponto de vista, mas tenho q discordar quando diz que esse ato é só de editoras pequenas... Esses dias estava lendo as condições de parceria de uma editora até conhecida, e uma das condições para resenhar os livros dela era nao falar mal de erros de portugues, diagramação, capa, ou qualquer coisa q nao tenha relação direta com o conteudo do livro. Se houver reclamações, que elas fossem enviadas por e-mail... Fala sério, né? Óbvio q nao me inscrevi! É o todo que constitui um livro! Achei ridiculo, e também uma forma de censura... E o pior é que o povo aceita... Acho que nós, blogueiros, temos que tomar uma atitude consciente... Algo nao foi do agrado? Entrar em contato com a editora sem ser agressivo, e se houver mais dessas coisas, divulgar, como você fez. Não que tenhamos sempre razão, mas todos temos o direito de opinar!

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  8. É né? Quando me revoltei com a atitude dessa pessoa ficaram me recriminando. Mas isso não vem ao caso agora e sim com relação ao que a pessoa falou. Adoro a autora do livro em questão, sou fã da escrita dela e sempre tratou a todos muito bem.Mas a responsável pela editora, todos sabem que já tive problemas, pois você não pode falhar ou falar algo que venha a ser contra o que a pessoa em questão fala. Essa editora tem muitos erros de revisão e falo isso sempre nas resenhas, pois mesmo sendo parceira, compro meus exemplares e mesmo se não comprasse daria minha opinião sincera.
    Acho que você deve sempre colocar o que pensa, de forma educada ou não,pois tem pessoas que só entendem quando se é grossa.
    Bjs

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  9. Olá Julia,primeiramente parabéns pelo poste e pela sua coragem, mesmo não citando os nomes. Mas já sei da editora que você fala.
    Primeiramente quando a pessoa precisa de você, sabe te procurar e tal, isso claro quando esta lá no inicio quando ninguém conhece a bendita editora ou responsável. Mas quando ela conseguiu seu objetivo, ela começa a desprezar quem a ajudou.
    Eu não imaginava que esta pessoa e a editora eram assim, ate mesmo porque vi neles algo em potencial. Mas logo apos comecei a conhece-los, e ver que são hipócritas. E eu ODEIO isso.
    O que eles querem sair como os perfeitos, os melhores. Mas como se não aceitam uma critica respeitosa.Imaginem quando forem esculachados mesmo. Esta situação é para rir mesmo.
    Estou em total de acordo com você você o assunto levantado aqui. E esta editora e pessoa responsável, para mim não passam de ridículos. Sim pois para quem age assim só tem que ser ridículo mesmo.
    Aprender a lidar com as criticas faz parte de uma editora, escritor, ou seja lá quem for. Critica é algo construtivo, para se pensar e melhorar.
    Mas como a Josy mencionou logo acima eles querem é mesmo serem bajulados, e somente isso. Mas não é desta forma que funciona.
    Todos temos direitos de dar nossas opiniões elas sendo boas ou não.

    Parabéns pela postagem!

    Beijokas Ana Zuky

    Blog Sangue com Amor

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  10. A liberdade de expressão é defendida em nossa constituição. As críticas são necessárias para o crescimento de qualquer profissional, seja autor, editora, revisor, diagramador, etc. Como autora, tenho humildade suficiente para recebê-las (e as recebo). Apagar? Ignorar? Claro que não posso fazer isso. É um desrespeito. Quem não sabe brincar não desce para o play. Quem não quer receber críticas em suas postagens não as publique nas mídias. Eu falo com conhecimento de causa: hoje sou uma autora melhor devido às críticas que recebi. Tenho um longo caminho a percorrer, eu sei, mas cada crítica que recebo, vejo com carinho e humildade. E isso me faz crescer. Prepotência e arrogância é uma corda que amarramos ao redor de nosso próprio pescoço. Beijocas.

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    1. Parabéns por pensar assim Maud. Te admiro muito mais agora.

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    2. Dizer o que depois da sua resposta Maud??? Só aplausos!!

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    3. Nossa Maud!
      Parabéns pelas belas palavras!

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  11. Como sempre digo, criticas são sempre bem vindas e desde que não sejam destrutivas ou ofensivas, só colaboram para o crescimento de quem as recebe. Se criticamos, é porque estamos dando sugestões do que poderia ser melhor, afinal, ninguém é perfeito e estão sempre em busca de se aperfeiçoarem para melhorarem cada vez mais.
    Mas se a pessoa não aceita, se acha perfeita e superior, o que é uma grande prepotência e arrogância, tem mais é que se ferrar porque gente assim não chega em lugar nenhum e ainda desperta antipatia alheia, são vistos como ridículos, sem credibilidade alguma...
    Por que elogios não são excluídos mas criticas negativas são? Isso é lamentável, uma atitude digna de vergonha... Uma falta de respeito com o público, que por ser censurado, deveria "agradecer" boicotando a editora pela conduta lamentável que anda tendo e ainda se acha certa ao fazer isso, quando não está.
    É muita hipocrisia abrir um espaço público para falar o que quer, inclusive besteiras, mas proibir os outros de darem suas opiniões também. Se não tem a mente aberta para saber o que significa "crítica", que excluam as formas de se falar em público em que o povo tem opção de responder... Aluguem um espaço na TV, num outdoor ou num jornal impresso, porque alí o povo só assiste/lê e discorda calado por falta do botão "responder" não estar disponível.

    Parabéns pelo post
    Bjodoce
    Fla

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  12. Oi Gui.

    Parabéns pelo post.
    Sei que muitos não vão comentar mesmo, mas eu penso que:
    Se você esta na chuva.
    Você precisa entender que vai se molhar.
    #Ficadica
    E o dia que as pessoas compreenderem isso as coisas podem mudar.
    Afinal não vejo mal no que você citou, apenas fez uma observação.
    Críticas devemos aceitar para que cresçamos, porque sem ela nada somos, e se devemos respeitar o trabalho alheio, as pessoas devem respeitar nossas opiniões e não se desfazer da gente, que fazemos muito por eles.
    Só acho que muitos dos brasileiros precisam crescer com relação as criticas.

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  13. Como assim Brasil?? Detalhe que vc deu um feedback que foi aceito e a editora vai colocar os extras separados. Eram tão mais simples colocar: Obrigada pela opinião sincera moça, vamos analisar e lhe daremos uma resposta. PONTO, simples e educado. Se vc tivesse posto o link ia lá dar uma resmungada hahahahaha
    bjosss

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  14. Não tenho tanta coisa para comentar, afinal estou acompanhando o bafafa desde ontem e vendo cada publicação no facebook, sem quem é a autora, a editora e todo mundo e meio que fui comentando com outra blogueira amiga minha, ou seja, já esgotei minha fonte de comentário. kkkkk Eu só sei dizer uma coisa, fiquei chocada com a proporção da coisa para um comentário seu que foi apenas o comentário de um leitor que espera o melhor de seus livros. Apoio o que disse! E tudo o que disse me fez considerar muitas coisas. E por que não: parabéns pela coragem que muitos não tem?
    Acho você uma blogueira ótima e preocupada com a literatura nacional, afinal ajuda a organizar várias coisas e lhe vejo muitas vezes do lado de autores, e seria uma ofensa dizer que com o seu comentário de alguma forma você queria "degradar" a literatura nacional. Enfim, você está certa. :)

    Beijos!
    Laury.

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  15. Eu fico triste quando leio sobre essas coisas, nunca aconteceu comigo, na verdade já recebi uma critica totalmente negativa de uma resenha, mas não sai excluindo, afinal todos tem o direito a sua opinião.
    Acho isso uma tremenda falta de humildade, como você mesmo disse. Se não sabe receber critica, que sempre são construtivas, então não entre nesse mercado.
    Eu acho que não tinha necessidade de excluir o seu comentário, já que depois foi falado que exatamente o que você sugeriu, estava sendo feito. Poderiam só ter respondido explicando.

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  16. Oi, Giulia!
    Você está certíssima, vi a postagem ontem e achei um absurdo, sem contar a falta de consideração com os leitores, um extra somente na forma impressa.
    Infelizmente, a falta de edução e o respeito ao próximo está em falta no mundo, não só na área editorial. É triste ver que uma autora nacional, dona de uma editora, não aceite críticas. Como você mesma disse no texto, "não sou boba de me deixar ser enganada pelo discurso de valorização à literatura nacional".

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  17. Olá Giulia,
    concordo com você plenamente. Acho desrespeito com os leitores. E achei mais ainda com a atitude da pessoa que excluiu o seu comentário. Era mais fácil ter dado uma resposta pra você do que excluir e ainda por cima copiar a sua sugestão como se fosse a dela.
    Temos que ter o direito de nos expressarmos. Claro com educação e cordialidade.

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  18. Só tenho a dizer "que delicia de postagem."
    Engraçado que eu critiquei um livro dessa editora, porque achei "terrível de ruim", e a parceria foi cancelada, e a resenha ignorada. Pena para quem comprou e depois se arrependeu. Claro que há diversos gostos, e entendo a não divulgação de criticas negativas, agora ignorar já é demais, apagar então é mostra de ignorância.

    Bjss
    www.livrosecitacoes.com

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  19. Incrível essa postagem. De fato, só cresce quem aceita as críticas, pois são elas que nos mostram erros e onde podemos melhorar. A prova disso é que a editora fez o que você sugeriu, mas faltou a humildade e a elegância de reconhecer que erraram e que aceitariam a sugestão de um leitor. Achar que tudo é perfeito é utopia mesmo. E é de amargar saber que em pleno séc. XXI, ainda temos que ver esse tipo de situação lamentável ocorrendo. Parabéns pela postagem!

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  20. "Editora de mente pequena não cresce" minha opinião desde sempre, a grande maioria quase em sua totalidade das brasileiras possuem. Infelizmente vai demorar e muito para que elas cheguem a níveis satisfatórios...E quando digo satisfatórios, não quero mencionar só os livros mais famosos, boa divulgação e afins, falo de profissionalização sem "curral".

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  21. Oi Giulia,
    Vi tudo isso ontem no seu FB, mas só depois que a autora explicou é que entendi quem era e achei ridículo o comportamento da pessoa, nem digo em relação ao acréscimo na nova edição, mas por ter apagado seu comentário.
    Quer dizer que se eu fizer uma resenha negativa sobre um dos livros deles, serei ignorada e minha parceria cancelada?

    Aconteceu algo parecido comigo uns meses atrás, tinha parceria com um editora pequena, dei minha opinião em relação a editora, via inbox, a pessoa não gostou, simplesmente desfez a parceria, e me bloqueou no Facebook. Oi?
    É sério que é na mão de pessoas assim, que ignoram o público, que está o 'marketing' da editora?
    Infelizmente, essa não é a primeira e nem a última vez que isso acontece, nem todos os autores, editores (e blogueiros, também) aceitam bem as críticas quanto ao seu trabalho. E é nessas horas que o Vergonha Literária ainda deveria estar ativo...

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  22. Giulia, estou até agora invejando a sua coragem pra dizer tudo o que pensa. Serio, disse tudo. Infelizmente o que aconteceu com vc foi ridículo, como ja mencionei antes, e a pessoa da qual você estava falando perdeu pontos comigo. Acredito que a atitude dela foi impensada, danificou a imagem da editora de forma desnecessaria, a troco de nada. Bastaria ter respondido pra voce: olha, não tinhamos considerado a ideia antes, mas obrigada pela sugestão, vamos analisar esse caso. Ou quem sabe um simples: Giulia, os capitulos vao ser disponibilizados online também, fique tranquila. A atitude agressiva só piorou as coisas, e esse negocio de ter apagado o comentário foi a coisa mais RIDICULA que já vi em toda a blogosfera (e olha que por aqui tem muuuita coisa/gente ridicula rsrs).
    Enfim, estou contigo e não abro mão hahah
    Beeijos

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  23. Não tenho muito que falar a não ser valorizar a sua coragem e sinceridade por todas palavras percorridas na leitura. Toda crítica (de verdade) deve ser valorizada, ouvida e colocada em questão para, caso seja viável, entre em jogo. Também não gosto da mudança em algumas capas e já vi muitas novas edições com coisas a mais que não são liberados para o infeliz que comprou a primeira edição. Tem certas pessoas (seja blog, blogueiro, autor ou editora) que sujam a literatura e não merecem lucrar nas custas dos coitados dos autores que pagam rios de dinheiro para publicação. #sóacho
    Como você disse, é uma verdadeira ditadura e não vamos nos acostumar a ficar calados, estando no nosso direito e agindo respeitosamente podemos falar tudo que entalado está na nossa garganta.
    Beijo, flor!

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  24. Concordo em gênero, número e grau. Pessoas pensam que apenas comentários positivos são bem-vindos, mas nem tudo são flores nessa vida e críticas fazem parte do nosso cotidianos.
    Se nós, como blogueiros, podemos aceitá-las. Por que autores e editoras também não podem?
    Mídias Sociais foram feitas para uma aproximação do autor/blogueiro/editor para com seu público e para terem assuntos em comuns, possam eles ser negativos ou positivos com relação ao dono da página.
    O que falta nesse mundo é respeito pelo próximo e humildade.

    Beijos,
    www.segredosentreamigas.com.br

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  25. Rasgadores de seda, só contribuem para esse tipo de atitude persistir. Você, Guilia, está certíssima em defender a sua opinão, se não o fizer, ninguém faz! Não fazem, porque querem ganhar a mamata de cortesias desses editoras e autores, muitas vezes prepotentes e manipuladores, que acham que vão viver de vender livros às moscas!

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    1. Puxa Carol, vc falou o que eu penso! Vejo uma porção de puxa-saco dispostos pela blogosfera literária, gente morta de medo de falar contra editoras, mesmo estando embasados, por um simples medo de perder parceria >.<
      Pra que ter parceria com editora que não respeita o leitor?

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  26. Oi, Giulia. Tudo bom?
    Hoje fiz um texto em meu blog intitulado "Sobre ser blogueiro", falando um pouco sobre as opiniões generalizadas que algumas pessoas possuem sobre blogueiros literários. Uma leitora, no Twitter, me indicou que viesse aqui ler seu texto, pois abordava um tema parecido e aqui estou.
    Concordo com cada palavra que você escreveu. Hoje em dia, se você elogia algum autor/editora, é chamado de puxa saco, se você coloca uma opinião negativa sobre os mesmos, te chamam de metido a crítico e, em casos como seu, resolvem apagar o comentário para que outras pessoas, que tem medo de se expressar, nem se sintam motivadas a fazê-lo.
    Acho ridículo quando vejo alguém que trabalha no meio, vir fazer texto reclamando que recebeu resenha negativa, que foi criticado no Facebook, que não dão valor ao seu trabalho... Acho que para ser respeitado, primeiramente você deve respeitar as outras pessoas e suas opiniões. Vejo críticas negativas e positivas como um meio de nos fazer crescer ainda mais, porém se a pessoa não vê assim, é melhor não pesquisar opiniões sobre ela mesma pelas redes sociais.

    Beijos,
    Mariana M.
    http://magialiteraria.net

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  27. Olá linda, tudo bem?
    Olha, sinceramente fiquei chocada com o que houve. Sei de quem e de qual editora você tá se referindo. É uma situaçào muito complicada, até porque eu não sabia o que estava acontecendo. Acho que a nossa liberdade de expressão tem que ser mantida é CLARO, mas como você disse, dentro do respeito né?
    E muito triste ver uma blogueira chateada de um lado e a outra pessoa de outro lado.
    Eu não te conheço é fato e nem conheço a outra pessoa, mas que tenho em meus contatos e converso. Nunca me tratou mal e nem nada. Mas é uma coisa chata, porque vc fica NO MEIO e n sabe como ajudar.
    Espero de coração que tudo isso seja esclarecido, porque sinceramente, acho que tudo não passou mesmo de um mal entendido.

    Se cuida querida e REFLITA sobre tudo
    tente conversar depois com a pessoa com CALMA, porque só na conversa que as coisas realmente vão se resolver de verdade.

    Abraços

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

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