Jogos Macabros - R. L. Stine


Foto: Estante Diagonal

A família Fear é conhecida por toda Shadyside, por conta de histórias sombrias que cercam o sobrenome desde a antiguidade. Eles tem até uma rua em sua homenagem, a Rua do Medo, e todos na cidade sabem quem são eles.

Brendan Fear é o membro mais novo da família. Contrariando tudo que dizem sobre seus entes, ele é um garoto agradável, conhecido por sua paixão pelos videogames e cercado de amigos. Suas festas de aniversário são sempre disputadas e os convidados falam delas durante todo o tempo até que a próxima se realize.

Do outro lado, temos Rachel Martin. Ela é aquela típica garota trabalhadora e responsável, que fica até mais tarde na lanchonete para ajudar os pais nas despesas. Por não ter nenhuma grande emoção em sua vida, ela acaba se interessando por Brendan e, após um encontro inusitado, ele a convida para sua festa de aniversário.

Mesmo com sua melhor amiga, Amy, e seu ex-namorado psicótico, Mac, dizendo que Rachel deve ficar longe de Brendan e da festa, a garota resolve se arriscar e ir até a casa de veraneio dos Fear, localizada na ilha do Medo, bem no meio do lago.

Chegando na casa, a festa está em polvorosa e todos se divertem em meio a muita comida, bebida e música. O anfitrião tem diversos jogos preparados para seus seletos convidados, mas as coisas saem um pouco de controle. Um dos colegas de Rachel aparece morto, os empregados desapareceram e agora os jovens restantes estão literalmente ilhados, sem comunicação e com um assassino à solta.

O que deveria ser uma noite de jogos e diversão, vai se tornar inesquecível, mas pelos motivos errados. Será que esses jovens conseguirão enfrentar uma noite de terror e lutar por sua sobrevivência?

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!

Eu cresci lendo a série Goosebumps, do autor R. L. Stine, e por isso, quando vi que Jogos Macabros estava disponível para resenha, resolvi solicitá-lo, para matar a saudade da escrita do autor. Contudo, mesmo sabendo que o livro é voltado para o público juvenil, não consegui apreciar a obra como um todo.

A escrita de Stine é boa, isso não há como negar. Estou numa ressaca literária há muito tempo e esse livro conseguiu me prender de uma forma que não cogitei mais ser possível. Concluí a leitura em um par de horas e esse foi o ponto mais positivo da obra. Talvez o único...

A narrativa é feita em primeira pessoa, através da perspectiva de Rachel. Não consegui me conectar com a personagem em momento algum. Achei chata e sem graça, aquele tipo de garota que não tem nada a acrescentar. O mesmo se deu com Brendan, o interesse amoroso e grande mistério (que de grande não tem nada). Ele não tem absolutamente nada de atrativo e, logo que o encontrei a primeira vez, já saquei que rumo ele daria à trama.

Falando em mistério, achei bem previsível o modo como o autor o desenvolveu. Ainda, quando faltando mais de um terço pra obra se concluir, Stine deu o desfecho de um mistério e iniciou outro, só dei aquela revirada de olhos e segui lendo, mas já descontando mais uma estrela do livro, porque foi bem desnecessário.

O final foi típico dos outros livros de Stine, mas se houvesse uma continuação eu não ficaria empolgado em ler. Terminei o livro com aquele gostinho amargo da decepção e bem chateado com isso, porque esperava bastante do autor.

A edição física está bem trabalhada. A capa combina bastante com livro e dá um ar sombrio que chama atenção. A diagramação é simples, as páginas são amareladas e a fonte é média, ótima para leitura. A revisão está impecável, mais um excelente trabalho da Globo Alt.

Jogos Macabros é um livro que tem bastante potencial, mas no fim foi bem mais ou menos e não conseguiu me convencer. Caso você queira arriscar a leitura, fique à vontade, mas se prepare para o que vai encontrar...


Foto: Estante Diagonal

Jogos Macabros - R. L. Stine
Globo Alt
280 páginas
Livro cedido pela editora
Onde comprar: Submarino | Americanas | Saraiva | Amazon

8 comentários

  1. Oi Leonardo ;)
    Também cresci com Goosebumps, mas foi vendo a série, e não lendo os livros!
    E também AMO a série dele The Haunting Hour (tem no netflix), mas nunca tinha lido nenhum livro do Stine.
    Que pena que foi uma decepção pra você! É realmente chato quando estamos com as expectativas la em cima e não simpatizamos com o livro ou com os personagens :(
    Mas vou dar uma chance ao livro. Acho que vou começar lendo Goosebumps.
    Obrigada pela dica!
    PS: adorei a capa, e esse bonequinho que veio junto!

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente... e esse marcador? Que DEMAIS, super bem elaborado!
    Uma pena a decepção com a leitura hein!?
    Me parece mesmo ser uma história pouco "atraente"!
    Confesso que esse gênero não faz meu tipo, por isso não leria a obra.
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  3. Oi Leonardo,
    A sinopse deste livro me lembrou de muitos filmes de terror e suspense que assisti na adolescência, uma premissa que promete muito mistério, mas que acaba não sendo tão envolvente como esperado. O fato de Brendan não ser como seus familiares (e isso fica bem nítido na sinopse) já me faz suspeitar de suas verdadeiras intenções com Rachel. Acredito que a narrativa ficaria melhor em 3ª pessoa (mesmo adorando quando é em 1ª pessoa), pois daria uma visão maior da história e seria mais interessante para o leitor acompanhar.

    ResponderExcluir
  4. O nome e a proposta do livro me chamou bastante atenção. Eu particularmente adoro esse gênero de livro. Uma pena ser um livro tão previsível. Gostei da resenha, foi bem esclarecedora, deu para ter uma boa noção da história.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Leonardo!!
    Que bacana a resenha ficou maravilhosa!! Adorei esse marcador quero um igual!! Para falar a verdade não conhecia esse livro mais fiquei bem curiosa para saber mais sobre essa história.
    Beijoss

    ResponderExcluir
  6. Leo!
    Tão triste quando um livro tem grande potencial para ser bem desenvolvido, com um enredo forte e mais voltado para o público juvenil, sempre exigente de ação e mistério intensos, não dá certo e o autor consegue colocar tudo a perder.
    Decepcionante!
    “Uma pergunta prudente é metade da sabedoria.” (Francis Bacon)
    Cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  7. Eu tava com altas expectativas pra esse livro, nunca li nada só autor é o enredo partia ser daquele tipo que te deixa pé santos no livro uma semana depois de terminar de ler. Como gesso que estou bem triste que apesar o livro ter sido aquele que te tirou da ressaca não me agradou que a história que tinha um senhor potencial não pareceu bem explorada, além do fato que nossa protagonista não encantou. Ei ainda vou decidir se orientar ler esse livro mas já tenho em mente que não pode ser tudo isso.

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Ainda não li nada da autora e nem conhecia esse novo livro dela, mas essa não foi uma historia que me chamou atenção, pois os personagens não me chamaram muita atenção e todo esse contexto e o mistério não me deixou com aquela curiosidade para saber mais !!

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)