Quando tudo faz sentido - Amy Zhang


Liz Emerson se tornou uma adolescente muito diferente da criança que foi um dia. Nada de sonhos bobos ou de abaixar a cabeça perante os outros. Ali, no parquinho do colégio, debaixo do céu azul que tanto lhe encantava, ela decidiu que nunca mais ficaria calada. Falaria o que precisasse ser dito, faria o que passasse na cabeça e não se importaria com o que os outros pensariam dela.

Quando chegou ao Meredian High, ela era uma garota reinventada. Mesmo sendo caloura, Liz tomou para si o posto mais alto na escala social daquele lugar, se achando no direito de destruir qualquer um que atravessasse o seu caminho. Poderia ser uma pessoa que incomodasse uma de suas melhores amigas ou que ela simplesmente não fosse com a cara. Depois de anos sendo seguida e temida por todos, Liz deveria se sentir poderosa, mas o único sentimento que existia dentro dela era o vazio.

Liz não destruía só as pessoas de quem não gostava. Não eram apenas os nerds, os gays, as piranhas, os geeks da banda, as líderes de torcida ridículas, os membros da equipe de xadrez, os membros do Clube Budista, os quietinhos ou os barulhento. Ela destruía todo mundo. Até as pessoas mais próximas a ela. Sobretudo as pessoas mais próximas a ela.

A sua forma preferida de preencher esse vazio eram uma garrafa roubada da adega de sua mãe e uma festa cheia de luzes pulsantes e garotos de quem não precisaria lembrar o nome. Todas essas noites eram iguais, mais uma em específico determinou seu futuro. O mundo era cheio de pessoas como ela, prejudiciais e que destruíam qualquer coisa na qual encostassem. Ela não podia mudar o mundo, na verdade ela mal conseguia mudar a si mesma, mas ela podia fazer uma boa ação: livrar o mundo de uma pessoa tóxica como Liz Emerson.


Essa história é narrada por um indivíduo misterioso, que conheceu Elizabeth Emerson antes dela se tornar a pessoa que decidiu testar as Leis de Newton mesmo sem entendê-las. Existe uma cronologia na narração dos acontecimentos, mas são várias linhas que correm em paralelo. Somos apresentados à garota sonhadora que ela foi um dia, à rotina desgastante que a fez tomar uma decisão tão definitiva, aos momentos que antecederam sua tentativa de suicídio e a reação das pessoas após ela dar entrada no hospital.

É isso mesmo que vocês entenderam, são quatro situações distinta para o leitor acompanhar. Felizmente a leitura não ficou confusa, porque se tivesse ficado, nem a escrita fluida da autora teria me ajudado à chegar ao final do livro.

Apesar do título dizer que tudo irá fazer sentido em algum momento, eu não encontrei sentido nenhum nessa história. Ela me fez refletir sobre várias coisas, mas definitivamente não me cativou. Quando me interessei pela história, eu já sabia que não seria uma leitura alegre, mas com certeza eu não esperava o que encontrei. Uma exemplo de coisas são as Leis de Newton, que pareciam ter uma ligação mais forte com a batida, tinha de tudo para ter, mas que foram tratada de bem superficialmente.

Uma história onde os personagens passam a maior parte do tempo envolvidos com álcool, drogas e sexo, dificilmente me agrada. Um dos motivos dessa minha implicância é que raramente há profundidade eles. Quando tudo faz sentido é um excelente exemplo disso. O pior é que os dramas individuais de cada um tinha muito a acrescentar ao leitor, mas a autora optou por jogar as informações no ar ao invés de desenvolvê-las.

Tudo ao redor de Liz era um vazio sem fim. Sua alma, sua casa..

Para compensar, o trabalho da Editora Rocco ficou bem bacana. A capa, que é uma adaptação da original, tem um efeito metalizado bem bonito. A diagramação está simples, confortável para a leitura e não encontrei qualquer erro de revisão.

Em quatro anos de blogosfera, nunca deixei de recomendar uma história. Acredito que os livros podem impactar seus leitores de forma diferente, e o que da errado para mim pode dar certo para outras pessoas. Para tudo há uma primeira vez, certo?


Quando tudo faz sentido - Amy Zhang
Rocco Jovens Leitores
320 páginas
Livro cedido pela editora
Onde comprar: Submarino | Americanas | Saraiva | Amazon

8 comentários

  1. Não tinha lido nada a respeito desse livro aínda! Também não gosto de livros onde os personagens ficam perdidos em drogas, festas! Não me agrada, eu procuro não ler muitos livros com essa temática.

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Que decepção hein? Uma pena a autora não ter desenvolvido bem a história.
    Confesso que no momento estou com um pé atrás e não leria o livro não.
    A premissa é até interessante, mas se ela não soube construir nem vale a pena a leitura.
    Mas quem sabe não tenha a oportunidade de ler a obra e me surpreender? Vai que né... haha
    Gostei bastante da sua sinceridade! E a capa é bem fofínea.
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  3. Oi,
    Nessa onda de livros com temas pesados e reais, nem todos irão apresentar a mesma profundidade que o tema explorado exige. Quando tudo faz sentido pode não ser um livro muito cativante, mas, com certeza, os temas abordados são de grande importância na nossa atualidade. Fiquei intrigada com Liz, sobre o que aconteceu com ela para escolher ter uma vida vazia,cheia de superioridade e intimando os outros e o porque dela resolver dar um fim a isso. Não sei se é um livro que vou ler,pois não foi, suficientemente, atrativo para mim, mas acredito que algumas pessoas consigam extrair dele algumas lições importantes.

    ResponderExcluir
  4. Oi Dreeh ;)
    Não conhecia o livro ainda, mas pela sua resenha fiquei muito interessada!
    Ainda bem que a narrativa não ficou confusa pelo tanto de situações, como você disse.
    Mas não animei pra ler, fica pra próxima ;)
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Nossa não gostei nada da premissa da história!! Infelizmente vou passar essa indicação de leitura!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  6. Dreeh!
    Entendo que não queira deixar de recomendar uma leitura, porém, qual o real sentido de um livro como esse, já que nem o que poderia ser mais bem elaborado, a autora conseguiu desenvolver bem que são as Leis de Newton?
    Fiquei pensando o porque de tanta desilusão da protagonista ao ponto de tentar o suicídio?
    Sei não se vou ler...
    “Uma pergunta prudente é metade da sabedoria.” (Francis Bacon)
    Cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  7. Amiga amém, que você foi sincera na resenha. Eu na verdade fiquei meio que chocada de tipo você ter terminado a leitura e no final não ter visto um sentindo na leitura, o pior tipo de coisa que pode acontecer porque sentimos que perdemos tempo no livro. Não vou ler livro, tenho coisa melhor pra ler, mas valeu pela ótima resenha e sinceridade.

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Essa não foi uma historia que me interessou, acho que por todo esse contexto dele acaba sendo desnecessário e ainda mais a proposta a autora trás com esse livro, realmente não é um livro que irei me envolver com a leitura !!

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)