Resistência - Affinity Konar

Resenha Livro Resistência

Com apenas 12 anos, as gêmeas idênticas Pearl e Stasha vão parar no campo de concentração em Auschwitz. Lá elas se deparam com muitas outras crianças: gêmeas, trigêmeas, albinas, anãs... Descobrem então que estão no "Zoológico do Mengele"; as crianças o chama assim porque Josef Mengele é um médico que faz experimentos cruéis com as crianças.

Nesse mundo tenso, as gêmeas ficam mais unidas ainda do que já eram, fazem amizades com outras crianças, tentam minimizar o terror de todas as formas possíveis, brincando de imaginar o futuro, lembrando do passado feliz. Porém nada é confortante naquele lugar, pelo contrário. As crianças aprenderam a lidar com a morte e com a maldade de uma forma meio que natural.

Mengele então começa a fazer experimentos com Pearl e Stasha. As meninas sentem na pele a crueldade implantada naquele lugar. De repente, Pearl desaparece sem deixar pistas. Stasha então vai ao delírio longe da sua metade, se recusa a acreditar que sua irmã está morta. Na verdade, ela sente lá no fundo que ela ainda está viva. E decide então que um dia, quando a guerra acabar, ela achará sua parte perdida.

O livro é narrado alternadamente pelas duas irmãs. Embora os experimentos e os acontecimentos fossem horríveis demais, as meninas narravam de uma forma poética, menos pior, um eufemismo. Mesmo assim, achei muito pesado. Por diversas vezes tive que parar de ler e respirar fundo, pois imaginar tal cena me fez ter nojo desse tal de Mengele. No decorrer da história, fiquei com muita, mas muita raiva desse cara. E adorei ler as partes que a Stasha planejava matá-lo a qualquer custo.

Resenha Livro Resistência

Aliás, não sei se vocês sabem, mas essa história foi baseada em fatos reais. Esse médico, o Mengele, realmente existiu, assim como as gêmeas e tudo mais. Por saber disso, a leitura foi mais lenta ainda, pois eu não conseguia ler os fatos e saber que aquilo realmente aconteceu. É muito triste! É perturbador ler a maldade humana relatada pelos olhos de duas crianças.

A guerra, então, começa a tomar outros rumos, tudo indica que está prestes a acabar. O Zoológico sofre algumas explosões e muitas crianças veem a oportunidade de fugir, inclusive Stasha. Ela então embarca numa aventura triste, deprimente, horrível, dolorosa, terrível, em busca da sua irmãzinha. Assim ela foge com um amigo do Zoológico que também está machucado pela perda do seu irmão gêmeo, compreendendo seu sentimento.

O final do livro foi o que eu mais gostei. Emocionante! Surpreendente! Meus olhos lacrimejaram um pouquinho. Eu esperava uma coisa e foi totalmente outra. Só achei que o desfecho foi muito rápido, queria saber um pouco mais do futuro da Stasha e tudo mais.

A diagramação do livro está muito boa. A capa, que traz o desenho de um buquê de flores, é bem propícia à história, pois a mãe das meninas era pintora e gostava muito de pintar flores. Essa era uma lembrança maravilhosa que as irmãs tinham da sua querida mãe. E o título do livro, Resistência, foi perfeito demais, expressando o ato de resistir ao terrível mundo que elas viveram para que o amor de uma família sobressaísse a todo o resto. Foi de emocionar.

Resenha Livro Resistência


Resistência - Affinity Konar
Fábrica 231
320 páginas
Livro cedido pela editora
Onde comprar: Submarino | Americanas | Saraiva | Amazon

8 comentários

  1. Olá Gabrielle ;)
    Me interesso muito por livros e filmes com temática da segunda guerra mundial e gosto de livros com narração dividida entre pontos de vistas diferentes, então tem grande chance de eu gostar desse!
    Já tinham me indicado Resistência, então já está na lista de leitura!
    Mas não sabia que era baseado em fatos reais. Quando for ler, também vou ter que fazer umas pausas pra controlar a emoção pelo visto!
    Bjos
    PS: acho essa capa muito linda *-*

    ResponderExcluir
  2. UAU! Parece ser uma história bem intensa, emocionante e surpreendente mesmo.
    Tudo voltado a Auschwitz me interessa e MUITO, por isso, fiquei super curiosa em relação a essa obra.
    E achei essa capa maravilhosa, chamou demais a minha atenção de leitora rs.
    Já vou colocar na minha listinha de leituras!
    Adorei sua opinião, me fez ter ainda mais vontade de conhecer, profundamente, essa história.
    Ainda mais por ser baseada em fatos reais!
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  3. Oi Gabrielle,
    Resistência é mais que um livro sobre Guerra, acredito que a verdadeira batalha esta na luta Pearl e Stasha (e de outras crianças) em sobreviver as atrocidades provocadas por Mengele. Me dói saber que algo assim foi real, que crianças tiveram que enfrentar isso, além de todo o horror provocado pela guerra. A separação das irmãs deve ser o momento de maior tenção e aflição do livro, pois sempre ouvi dizer que gêmeos tem uma ligação que vai além do explicável. Achei interessante a narrativa desta história e em como o leitor é conscientizado sobre tudo o que está acontecendo através de dois pontos de vista diferentes. É um livro que foge de minha zona de conforto e fiquei bem interessada nesta história.

    ResponderExcluir
  4. Eu não gosto muito de livros baseados em fatos reais. É muito triste saber que isso aconteceu, que existem pessoas tão cruéis nesse mundo. Ainda mais quando se trata de crianças, meu coração fica apertado, levaria dias e dias para conseguir terminar de ler. Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Gabrielle!!
    Gostei muito da resenha apesar de não ler muito livros desse tipo. Mas achei tão emocionante que fiquei com uma vontade imensa de ler essa história!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  6. Gabrielle!
    Gosto demais dos livros que se referem a segunda guerra e mostram as atrocidades que aconteceram nos campos de concentração.
    Realmente o Megele era considerado o médico da morte e acabou seus dias aqui no Brasil, sabia? Ele era um terror, sempre fazendo novas experiências com os presos.
    Deve ser um livro pesado e tenso, sem contar que deve ser cruel, mas acho importante a leitura para que possamos valorizar o que temos, já que não passamos por momentos dolorosos como os citados no livro.
    “Uma pergunta prudente é metade da sabedoria.” (Francis Bacon)
    Cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  7. Mas gente, eu não fazia a ideia do tema pesadao desse livro porque eu te juro que quando olhava pra essa capa eu imaginava um romance e não uma história baseada em fatos reais de gêmeas em um campo de concentração. Não posso imaginar agonia na leitura, na verdade posso até entender porque já li livros assim. Eu não tinha a mínima intenção de eles esse livro no mínino eu achava a capa bonita mas agora estou devida a ler esse livro e me surpreender com essa história que promete deixar o coração apertado. Obrigada pela resenha.

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Ainda não li nenhum livro que se passa durante segunda guerra mundial e tenha seus fatos presentes, mas acabei vendo uns livros sobre esse período e coloquei na minha lista de leitura, acho que esse livro para um começo não é o ideal, pois a historia parece ser mesmo muito forte e pesada, ainda mais tendo a consciência que existiu, parece o tipo de leitura que nos deixa revoltados e indignados com tamanha crueldade !!

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)