Dois a Dois - Nicholas Sparks

Resenha Livro Dois a Dois

No mais recente romance de Nicholas Sparks, Russel Green conta a história do ano mais longo da sua vida. Como ficou sabendo que seria pai, o dia que sua pequena London nasceu, o maravilhoso casamento com sua esposa Vivian, a decisão de ela largar o emprego para cuidar da filha integralmente e sua responsabilidade de trazer todo o sustento para a família. Ele lidou super bem com essa situação, mas nem tudo na vida são flores.

Foi um ano para ficar na memória e um ano para esquecer, e eu hoje não sou o homem que era doze meses atrás. [...] Consegui sobreviver aquele ano porque andava lado a lado com aqueles que mais amava.

Começam, então, os problemas no trabalho com seu chefe; as coisas não estavam indo tão bem assim, e a esperança de ter seu próprio negócio só crescia. Ser mandando embora foi a deixa que ele precisava. Para dar a notícia à sua querida e malvada esposa Vivian e contar seus planos, ele preparou uma noite romântica, mas não esperava que ela não ficaria nada feliz em ouvir aquela história toda. Ela logou um baita de balde de água fria no homem, sem o apoio que Russ tanto ansiava. Mas ele não desanimou, correu atrás de tudo e num piscar de olhos conseguiu abrir seu tão querido e sonhado negócio.

O início foi tenso, ele ficou muito tempo sem conseguir sequer um cliente. E, juntamente com essa frustração toda, Vivian decidiu que voltaria a trabalhar, afinal London já estava um pouco crescida mesmo e como Russel estava em casa poderia cuidar da menina tranquilamente enquanto ela estivesse no trabalho. Até aí tudo bem, tudo normal. O que Russel não imaginava é que Vivian fosse procurar trabalho justamente com o homem que ele odiava. E foi aí que a história começou a mudar.

Russel teve que se adaptar à nova rotina de tentar clientes novos e cuidar de London. Foi muito fofo ver o crescimento dele ao cuidar de sua filha fofa. Todo desajeitado, mas com muito amor e ajuda da família (mãe, pai, irmã e cunhada), sempre conseguia fazer o melhor para ela. Por outro lado, seu casamento passava por uma crise tensa. Vivian passava cada vez mais tempo no trabalho, dava muitas patadas no podre Russ (mesmo ele tentando ser romântico, mimando e fazendo de tudo para agradá-la) e tentava evitá-lo ao máximo. Foi nesse desenrolar que me deu muita raiva de Vivian, às vezes sentia vontade de jogar o livro longe por causa dela.

Resenha Livro Dois a Dois

Não posso mais contar nada pra não perder a graça, mas quero deixar claro que o livro traz lições muito bonitas sobre o amor de uma família - de pai e filha, de mãe, de irmão, até mesmo de esposa e esposo. O amor familiar é o tema principal desse livro. O Tio Nick fugiu um pouco do estilo romance casalzinho e deu uma toque todo especial nessa história.

Deixa eu contar um fato engraçado da leitura. Sabe quando você lê um livro e para pra pensar "parece que eu já li, vi, ouvi ou vivi isso", tipo um "eu conheço essa história!"? Então... Comentei com meu esposo e lhe mostrei o dia do nascimento de London. Foi aí que ele lembrou: a cena que o Russel narrava havia acontecido realmente com um colega dele do trabalho. Eu fiquei aliviada, claro, afinal não estava maluca. rs! E fiquei feliz também, pois vi que os livros do Tio Nick, embora sejam fictícios, sempre têm um quê de verdade, realmente é possível acontecer tais situações.

O título não poderia ser melhor! Durante o desenrolar da trama, a gente percebe que tanto Russ quanto Vivian liam para London antes de dormir, e a história que ela mais gostava de ouvir era a Arca de Noé - ela chamava de "dois a dois", pois era assim que os animais entravam na arca. No decorrer da história, Russel faz analogia com dois a dois de uma forma linda, de como só conseguimos superar os obstáculos da vida quando temos uma pessoa com quem contar. Porque "é melhor serem dois do que um".

Ao terminar de ler o livro, simplesmente fechei e fiquei pensando na história e na vida. Foi quando eu olhei para a capa do livro e então pude ter a maravilhosa revelação do que aquela capa significava para a história. Gente, sério! A capa retrata uma das melhores cenas do livro e te faz refletir que o amor realmente sempre vence tudo. E dessa vez estamos falando do amor de Pai para filha. Impossível não lembrar de Deus para conosco. Eu me coloquei no lugar daquela criança e imaginei Deus ali dançando comigo... Porque Deus sempre vai estar do nosso lado, lutar pela gente, nos amar!

Resenha Livro Dois a Dois

Dois a Dois - Nicholas Sparks
Arqueiro
512 páginas
Livro cedido pela editora
Onde comprar: Submarino | Americanas | Saraiva | Amazon

6 comentários

  1. Acho que nunca li uma história com o foco de pai e filha.
    Confesso que tenho um certo receio em ler algo do Nicholas, meu coração sempre sofre com suas histórias.
    Mas a história do livro em questão, parece ser linda e demais de apaixonante e emocionante.
    Com uma lição e tanto! Sua resenha me deixou bem animada pra ler a obra.
    Beijos
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  2. Oi Gabi, tudo bem?
    Eu não sou muito fã de Nicholas Sparks, mas quando vi esta premissa do relacionamento entre pai e filha, fiquei extremamente curiosa para conhecer a estória. Eu acho muito linda esta capa, e quero ler o livro em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Hey *-*
    Mais uma história do tio Nick que vai abalar nosso coração e mexer com a nossa alma ♡♡ Amo!!

    Já estou apaixonada pela história e sei que vou amar cada momento desse livro.
    Parece ser uma história bem intesa e que vai nos fazer refletir sobre a nossa própria vida ..

    Bjo

    ResponderExcluir
  4. Ai que resenha linda!
    Fiquei emocionada aqui!
    Quero muito ler Dois a dois, adoro tio Nick!
    Pena que ainda não pude comprar. Mas desse ano não passa!
    Adorei sua resenha, deu pra ver que o Russ passará por poucas e boas, e pelo jeito essa mulher dele é bem chatinha, hein?
    Mas quero ler mesmo assim, principalmente pela relação dele com o a London, que parece ser uma alegria!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Gabrielle, minha estante é repleta dos livros do Sparks, ele consegue construir um romance como ninguém, e como você disse, ele mostra muito o lado família em seus livros; ele consegue ser delicado enquanto fala sobre algo tenso. Achei uma delicadeza o título do livro, foi tão sentimental. Essa relação de pai e filha é tão linda, o modo como o Nicholas criou essa história é linda, o livro em si é lindo. E o que eu mais gostei nessa história é que o pai que teve que teve que conciliar o trabalho com a filha, e a mãe que "abandonou" a família. Nicholas como sempre nos surpreende!

    ResponderExcluir
  6. Gabrielle!
    O que mais gosto no Nicholas é justamente o núcleo familiar que está sempre presente em seus livros e os dramas do cotidiano que arrasam nossos coraçõeszinhos.
    Aqui, temos os papéis invertidos, pois é o pai que vai ficar com a responsabilidade de cuidar da filha e vão criar um vínculo tão estreito que só amor é responsável.
    Já estou com meu exemplar aqui e espero poder ler ainda esse mês.
    Desejo um mês repleto de realizações!
    “A música é uma revelação superior a toda sabedoria e filosofia.” (Ludwig van Beethoven)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE AGOSTO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)