Título: Princesa Adormecida
Autora: Paula Pimenta
Editora: Galera Record
Nº de páginas: 192
Onde comprar: Submarino | Saraiva | Casas Bahia | Fnac
Nota:
Era uma vez uma princesa... Você já deve ter ouvido essa introdução algumas vezes, nas histórias que amava quando criança. Mas essa princesa sou eu. Quer dizer, é assim que eu fiquei conhecida. Só que minha vida não é nada romântica como são os contos de fada. Muito pelo contrário. Reinos distantes? Linhagem real? Sequestro? Uma bruxa vingativa? Para mim isso tudo só existia nos livros. Meu cotidiano era normal. Tá, quase normal. Vivia com meus (superprotetores) tios, era boa aluna, tinha grandes amigas. Até que de uma hora pra outra, tudo mudou. Imagina acordar um dia e descobrir que o mundo que você achava que era real, nada mais é do que um sonho. E se todas as pessoas que você conheceu na vida simplesmente fossem uma invenção e, ao despertar, percebesse que não sabe onde mora, que nunca viu quem está do seu lado, e, especialmente, que não tem a menor ideia de onde foi parar o amor da sua vida. Se alguma vez passar por isso, saiba que você não é a única. Eu não conheço a sua história, mas a minha é mais ou menos assim...
Ainda no clima de O Livro das Princesas, fiquei bem empolgada pra ler esse. Pra mim, o conto da Paula foi o melhor, então imaginei que ela fosse manter a mesma pegada nesse. Ok, foi bom, mas poderia ter sido melhor.
Se alguém ainda não sabe, Princesa Adormecida é uma releitura moderna do conto de fadas Bela Adormecida.
Áurea é filha de uma brasileira com um membro da família real de Liechtenstein (daqueles que nunca vão chegar ao trono) e tinha tudo para ser feliz e rica na Europa. Mas Marie Maleville, a "amiga" que apresentou o casal, apaixonada pelo pai de Áurea, resolve se vingar e tenta sequestrar a menina. Após seu fracasso, passa a fazer ameaças de só deixar a criança em paz quando completasse a maioridade. Para preservar a filha, seus pais forjam sua morte, aos 5 anos, e a mandam para o Brasil, deixando-a sob os cuidados de seus tios solteirões - Fausto, Petrônio e Florindo. E aqui ela vive como Anna Rosa.
Os tios são superprotetores e fazem de tudo pra agradar Rosa, mas sempre reforçam que ela não deve revelar nenhum tipo de informação pessoal a ninguém. Com 11 anos, a menina vai para um colégio interno exclusivo para garotas, mas não pode sair com as amigas sem a supervisão dos tios. Até que, mais velha, numa saída escondida, passa o celular para uma menina que acabou de conhecer. E, depois da festa (e da bronca dos tios por ter saído sem avisar), começa a receber mensagens de um menino. Claro que ela se apaixona pelo garoto com quem fala no celular e, depois de muito papo, acaba revelando informações importantíssimas sobre ela.
Por esse resuminho, você já deve ter identificado vários elementos do conto original, né? Mas não vou contar o resto pra te deixar curioso pra ler e saber o final. Só adianto que tem sono, beijo pra ressuscitar a princesa e felizes para sempre.
Mais uma vez, fiquei admirada com a escrita da Paula e sua criatividade pra transformar e linkar tão bem os elementos originais com o nosso dia a dia. Algumas coisas nem passaram pela minha cabeça, então, quando li, fiquei impressionada com a nova possibilidade ali apresentada.
No entanto, algumas coisas foram óbvias demais. É claro que várias delas a gente já esperava justamente por não poder fugir da história clássica, mas alguns mistérios da releitura foram de fácil dedução. Prefiro acreditar que eu li com olhos de adulta um livro juvenil.
Algumas frases de fim de capítulo me incomodaram muito. Ao invés de simplesmente fechar, aparecia coisas do tipo "mal sabia ele que tal coisa estaria para acontecer". Pensando bem, isso pode ter contribuído pra tornar tudo mais óbvio ainda. Mas, se era pra causar um clima de suspense, pra mim teve o efeito contrário.
A Galera mais uma vez trabalhou muito bem. A capa é linda, todos concordam. A revisão estava ótima, e a diagramação foi um show à parte. Tinha carta, bilhete, SMS, páginas de jornal... e tudo com fontes diferentes. Se mudava a personagem que escrevia o bilhete, mudava a "letra" também. Eu já nem gosto dessas reproduções do mundo real que complementam a narrativa, né?
Foi impossível não comparar com Princesa Pop, e sou muito mais este. Falando na DJ Cinderela, adivinha quem faz uma ponta no livro? Ela mesma! Cintia Dorella tem um papel importante na história de Rosa. Torcendo pra ter essa intertextualidade nos próximos também.
Resumindo... o livro é bom, eu li em uma tarde, numa "sentada" só. Atendeu bem à proposta de dar uma roupagem moderna a uma história tradicional, e o fez com louvor. Mas não atendeu às minhas expectativas, principalmente pelo gostinho do conto lido antes.
Pra terminar, a música que eu escolhi pra maratona literária #EuSouDoideira. Porque essa coisa toda de sono e paixão me lembrou na hora de Aerosmith. Solta a o play e curte o som!
Tenho lido alguns comentários sobre o livro e parece que a sensação geral é parecida com a sua: o livro é bom, mas deixa a desejar, principalmente quando comparado com o outro.
ResponderExcluirApesar da capa linda e de gostar muito de contos repaginados, sinceramente, não senti vontade de ler Princesa Adormecida.
bjs
Deve ser um livro rapidinho de ler mesmo..
ResponderExcluirQue bom que é bom e que pena que não atendeu o que você esperava...
Gostei da resenha!
Bjs, Lu
http://resenhasdalu.blogspot.com.br/
Oi Giulia!
ResponderExcluiré uma vergonha, mas ainda não li nadinha de nada da Paula Pimenta :/ pretendo, se Deus quiser, comprar algo dela na bienal *_* mas ainda estou em dúvida por qual devo começar...
um beeijo!
Blog Dramin
Vi muita gente falando exatamente do livro: que não atendeu as expectativas. É ruim quando isso acontece, mas, para quem é fã da autora, está valendo.
ResponderExcluirGostei da resenha, mas acho que não leria a obra; não gosto muito do gênero.
M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de julho
Oi Giulia!
ResponderExcluirEstou com tanta vontade de ler esse livro, pena que você achou algumas coisas da história óbvias :(
A capa é maravilhosa, agora fiquei com vontade de ver esse livro por dentro!
Beijos... Samantha Culceag.
Só pra Menores
Gostei muito de sua resenha, e deve dizer que fiquei ainda mais curiosa para ler.
ResponderExcluirLer um livro em uma sentada é ótimo rs amo livro assim.
Espero ler.
Gostei muito da música, pois gosto dela e foi bom ouvi-lá aqui.
Beijos
http://fernandabizerra.blogspot.com.br/
Ainda não li nada da autora Paula Pimenta, mas seria uma boa iniciar por esse aí, parece ser uma leitura agradável!
ResponderExcluirBeijos, Paradoxo Perfeito
Já estou com vontade de ler ele à um tempo e agora só aumentou! sua resenha está ótima ♥ Beijos, http://coffeecomsugar.blogspot.com.br/
ResponderExcluirOi
ResponderExcluireu li o livro e gostei, é algo para ler sem esperar mais, mais é uma leitura gostosa,
http://momentocrivelli.blogspot.com.br/
Realmente é pra ler em uma sentada esse livro, muito gostoso de ler! faltou um pouquinho mas gostei bastante, eu daria 4,5~5 rsrs
ResponderExcluiradorei a escrita da Paula,ela é uma Meg brasileira hahaha
amei a resenha :D
Um beijo!
Pâm - www.interruptedreamer.com
olá!
ResponderExcluirconfesso que não sou muito fã desse gênero literário, mas já tinha ouvido falar nesse livro, o que me deixou bastante curiosa, sua resenha só aumentou minha curiosidade!
http://resenhaeoutrascoisas.blogspot.com
Oi Giulia
ResponderExcluirMuito boa a sua resenha. Da pra ter uma ótima ideia do que esperar do livro.
A capa desse livro é show! E eu também adoro diagramações que complementam a narrativa.
Beijo
Lu
http://sem-spoiler.blogspot.com.br/
Oi Giulia,
ResponderExcluirAcho essa capa bem legal, nunca li nada da Paula tenho muita vontade de ler algo dela, mas ainda não tive oportunidade, amo contos de fadas filmes, livros tudo que tem algo a ver estou interessada, já tinha ouvido falar do livro, e só me deixou com mais curiosidade sobre ele, quero ver essa diagramação, parece que é bem fofa pelo jeito que você disse, só me resta esperar e comprá-lo.
Mayla
Oi Giu,
ResponderExcluirAmei a sua resenha, está entre as melhores que li, claro que este livro está na minha lista e mais ainda quando você escreveu que tem sono, princesa, beijo e felizes para sempre, gosto deste último ingrediente, pois leio para ficar feliz e normalmente os finais felizes me deixam assim. rsrs Tenho gostado muito dessa proposta de releitura dos contos, agora para os adultos que os leram quando crianças e ouviram inúmeras vezes os pais, professores e irmãos mais velhos contarem e lerem as histórias para elas.
Bjs
Tânia Bueno
Faces da Leitura
Oi Giulia!
ResponderExcluirMesmo você gostando, mas não muito como esperava, confesso que só sua resenha despertou minha curiosidade para ler este livro. Ou melhor, para dar uma chance ao mesmo.
Sou louco para ler algo da Paula Pimenta. E li algumas resenhas que não me animaram muito, daí desisti. Mas agora acho que este livro merece uma chance.
Espero não me decepcionar tanto. Hehe
Abraço!
"Palavras ao Vento..."
www.leandro-de-lira.com
Agora sim eu posso ler a resenha tranquila hahaha
ResponderExcluirEu fiquei encantada com a escrita da Paula! Como eu posso nunca ter lido nada dela antes?!
Eu não li os contos, mas adorei ela ter linkado as histórias e também estou torcendo para que ela mantenha isso nos próximos livros.
Pena que o livro não atendeu as suas expectativas Giu, eu super amei o livro e já estou louca pelo próximo da série!
Beeijinho. Dreeh
Blog Mais que Livros
Cara, eu gostava muito dos livros da Paula, mas, com o tempo, estou sentindo que os livros dela estão ficando cada vez mais infantis.
ResponderExcluirBeijos
Fê
http://itsfangirltime.blogspot.com.br/
Olá Giulia!
ResponderExcluirEu tenho lido várias resenhas sobre esse livro e todas são positivas. Ru nunca li nada da Paula Pimenta e tenho curiosidade de saber como ela escreve. O livro em si já muito clichê pois é baseado em contos de fadas, mas quero saber se ela trouxe alguma novidade para esse tema.
Beijinhos!
www.eraumavezolivro.blogspot.com.br
Olá.
ResponderExcluirVi que você leu o mesmo livro para a Maratona que eu rs.
Pena você não ter gostado tanto eu amei, mas também esse foi o primeiro dela que li, então não tenho parâmetro de comparação.
Mas gostei muito de sua resenha.
Beijos Fer
http://www.matoporlivros.com.br/
Estou bem curiosa, para ler alguma coisa da Paula Pimenta. Mesmo esse livro ter um enredo meio parecido com os que já tem, eu ainda gostei. A história parece ser boa, e já fiquei mais interessada, só é uma pena não ser tudo o que você esperava :/
ResponderExcluirBeijos!
Eu amei o Princesa Pop e esse livro também, Giulia! Esse final dos capítulos não me incomodou não, achei que ficou legal nesse tipo específico de narrativa. E a Paula teve realmente algumas sacadas ótimas para modernizar a história. Fiquei completamente encantada também com os detalhes de diagramação, o livro ficou muito lindo!
ResponderExcluirBeijo!
Ju
Entre Palcos e Livros
Oi Giulia, tudo bem?
ResponderExcluirComo essa autora é muito elogiada e nunca tinha lido nenhum trabalho dela, adquiri o livro em um promoção da Saraiva (ainda está na promoção para quem quiser). Eu adoro os contos de fadas e nossos clássicos de princesas.
Mas você não é a primeira a comentar que o livro não foi tudo o que esperava.
E o que falei nas outras resenhas, vou falar aqui também: um detalhe me incomodou nessa história: é muito perigoso crianças e adolescentes e até mesmo adultos, se relacionarem com estranhos por telefone, face e similares. Nunca faria isso em um livro para esse público. Achei que autora pecou nesse ponto.
Abstraindo isso, quero muito ler assim mesmo.
beijinhos
cila-leitora voraz
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/
Oi Giulia ^_^
ResponderExcluirHouve um grande burburinho com relação a esse livro. Isso se deve pelo fato dele ser escrito pela Paula Pimenta. Muitas gurias são fãs dela.
Eu, particularmente, nunca li nada da autora e, portanto, não carrego nenhuma expectativa.
Claro que eu me apaixonei pela capa e que compraria só para telâ-la no meio dos meus bebês, mas agora vendo a sua resenha ( que foi a primeira que li sobre o livro) posso dizer que não o desejo mais. Ele pode esperar.
É muito difícil encontrar enredos bons em readaptações de contos e clássicos. Ainda considero um plagio, mas estou me acostumando com esse citacionismo literário.
Muito obrigado pela resenha sincera, transparente e sem enrolações, Giulia. Parabéns. Bjs :*
Http://peregrinodanoite.blogspot.com.br
Oieeee, eu estou com muita vontade de ler este livro, amei a temática da história e também fiquei apaixonado pela capa rsrs, já pedi o meu para a editora e não vejo a hora de ler kkk, Abraços.
ResponderExcluirOi prima
ResponderExcluirDesde o lançamento estou doida para ler esse livro, e fiquei feliz em saber que a Paula soube dar uma nova roupagem para uma das histórias infantis que mais gosto.
Beijinhos
Olá flor...
ResponderExcluirQuando comecei a ver sobre esse livro por ai.. não tinha me interessado por ele não... porém depois que comecei a ler algumas resenhas o encanto foi começando. Adoro as adaptações com os contos de fadas.... pelo que me parece ele encantou algumas pessoas e criou expectativas em outras... Xero!!
Oie!
ResponderExcluirJa li algumas resenhas desse livro! Ainda quero ler, porque alguns livros assim, bons e gostosinhos de ler, depois eu repasso para minha sobrinha, e gosto de saber da historia bem certinha para conversar com ela depois.
To gostando bastante dessas releituras, acho que sempre são validas, mesmo sendo um pouco óbvias! Haá e gosto bastante quando tem participações especiais, personagens de outros livros, (e quem diria, Cinderela DJ kkkkkk)
Achei linda a capa tbem e que bom que capricharam em todo o resto como a diagramação!
:)
bjos
Oi Giulia,
ResponderExcluirEstou louca para ler esse livro. Faz um bom tempo que estou de olho nele. Espero que as minhas expectativas então me satisfaçam, rs.
Beijos
Tão doce e tão amarga.
muita gente disse q esse livro poderia ter sido melhor, é uma pena q não supriu suas expectativas .w.
ResponderExcluirSeguindo o Coelho Branco
Oi, Giulia!
ResponderExcluirAh, espero comprar esse livro em breve porque sou apaixonada pela capa (sim, sou dessas).
Sobre a história, A Bela Adormecida é de longe meu conto de fadas preferido (talvez seja porque eu amo dormir ahahaha brincaderinha) e fiquei curiosa para saber como a Paula Pimenta fez essa releitura. Por outro lado tenho medo de ela ter "estragado" um pouco a história, mas a única forma de descobrir é lendo mesmo.Adorei sua resenha.
Beijos
Rayssa
http://diariosdleitura.blogspot.com.br/
Não li nada da Paula Pimenta ainda, mas venho lendo resenhas que elogiam bastante os livros dela e adoro esse "up", releitura, repaginada, que os autores vêm dando aos contos.
ResponderExcluirOi Giulia,
ResponderExcluireu li O livro das Princesas semana passada e realmente a história da Lauren Kate é horrível, kkkkkkkkkkkkkk.
Gostei muito das outras três. Já tinha ouvido falar desse livro da Paula Pimenta e, ver a sua resenha me motivou a lê-lo também, adoro um conto de fadas. Acho que aquelas frases que você não gostou a autora utilizou para manter a escrita semelhante aos contos de fadas antigos, ditos originais.
Beijos,
--
Priscila Yume
http://yumeeoslivros.blogspot.com.br/
Olá tudo bem?
ResponderExcluirBom eu conheço a autora porque a minha irma gosta muito dos livros dela, mas eu já não tenho tanto interesse assim. A sinopse desse livro é muito chamativa confesso que gostei demais, porém eu não tenho vontade de ler algo do tipo no momento, não é muito o gênero que eu gostaria de ler e tendo tantas coisas para ler esse é um livro que ficaria para outro momento.
Abraços, Carlos.
http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/
Eu acabei de ler esse livro e achei super fofo, um pouco pré-adolescente demais, mas super fofo. Também achei que teve coisas que foram muito obvias. Não foi a melhor leitura do ano, mas não foi uma leitura ruim.
ResponderExcluirAcho a escrita da autora ótima e acho que por isso valeu a pena =)
Bjss
Oi Gi!
ResponderExcluirEu acho bem chato quando acontece isso, é bom mais poderia ser melhor! Fica a sensação que faltou algo! Por isso procuro ler tudo sem muitas expectativas!!
Ótima resenha! Beijos
Surtando com essa resenha! OMG! Desde que o livro foi lançado fiquei louca pois adorei o conto da Paula no Livro das Princesas e agora vc me diz que a Cintia faz uma ponta no livro ~ HHAHAH ~ socorro, sinto um desespero por este livro!
ResponderExcluirEsse livro é realmente prefeito! É uma história que simplesmente não te cansa. Muito pelo contrario, a cada página que você lê, mais vontade tem de seguir em frente. E o final...melhor impossível! É simplesmente magico. <3<3
ResponderExcluir