Leia Mais, Seja Mais

Adoro quando o governo faz umas campanhas que valem a pena!
Essa é uma delas. Vê só o vídeo:



O objetivo da campanha 'Leia Mais, Seja Mais' é tanto chamar a atenção para a leitura como uma atividade prazerosa quanto um caminho para o crescimento pessoal dos leitores. Voltada a públicos de todas as classes, mas principalmente para a C, D e E, onde concentra-se a maioria dos não-leitores no Brasil, Leia Mais, Seja Mais também busca estimular a prática da leitura nas famílias e entre jovens e adultos, faixa etária em que, segundo os estudos, há uma redução gradativa dos índices de leitura.


Eu queria entender como e pra que surgiu esse lance de trocar a foto do perfil por um livro e descobri! =] Foi ideia do presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim, no lançamento da segunda parte da campanha Leia Mais, Seja Mais, que aconteceu no dia 2 de agosto.

Veja nesse site e, se achar legal, mude você também!
Quer ver a minha? Entre no meu perfil do Facebook e confira.
Escolhi este livro porque marcou minha infância. Lembro que comprei numa bienal, eu devia ter uns 7 anos. Morava ainda em Macaé e vim ao Rio com a excursão da escola. No dia que fui, o Pedro Bandeira estava autografando!!! Fiquei toda prosa, imaginam, né? Só que depois de muitas mudanças, o livro acabou sumindo. ='( Espero que esteja alegrando a vida de alguém como alegrou a minha.
Veja no Skoob mais informações sobre esse livro.

Mas voltando a falar sobre a campanha...




Como eu disse, o Ministério da Cultura lançou a segunda parte da campanha no início do mês (a primeira foi lançada em dezembro de 2011). A ministra Ana de Hollanda disse que "os direitos básicos do cidadão não se limitam à alimentação, saúde e moradia. [...] o cidadão só será um ser humano completo e autônomo se exercer seu direito à leitura". 

Um outro vídeo muito bacana é o depoimento da atriz e cantora Elisa Lucinda. (e só um detalhe, que eu também não sabia: ela é poetisa com vários livros publicados, inclusive uma trilogia infantil)
Uma das frases que eu mais amei no vídeo foi: "Livro continua sendo a passagem mais barata do mundo".
E não é verdade? Quantos lugares você conheceu através das páginas de um livro? Quantos locais você conhece pelas descrições dos autores?

Então fica a dica! Troque a foto do seu perfil pela capa de um livro que marcou sua vida. É só até o final do mês de agosto! E incentive a leitura!
Recomende obras que você tenha gostado, dê livros de presente, poste passagens no seu perfil do Facebook, empreste seu livro a um colega... "Tudo vale a pena quando a alma não é pequena"

E, pra acabar, quero compartilhar com vocês o início do meu nervosismo. Comecei a fazer meu Projeto de Monografia!!! #frionabarriga
Vou fechar o tema certinho, mas deve ser algo do tipo "A influência da escola na formação do leitor".
Aos pouquinhos vou deixando vocês a par da evolução do meu texto, das minhas dificuldades e conquistas.

Beijinhos!
E Seja Mais, Leia Mais!!!