Amigos Inimigos - Vanessa Martinelli


Título: Amigos Inimigos
Autora: Vanessa Martinelli
Editora: Novos Talentos - Novo Século


Maria e Jack eram amigos quando criança. Daqueles que se dorme na casa e brinca das mesmas coisas. Mas eles cresceram e a idade esmoreceu a amizade. Tomaram direções opostas. Demais até. E você? Já teve um amigo-inimigo?

Livro de book tour, a própria autora que organizou e enviou. Ela pareceu muito simpática e acessível.
Antes de começar a contar sobre o livro, vou digitar a cartinha que a autora mandou junto com ele. Além de nos cativar ainda mais com sua simpatia, ela nos ambienta, nos mostra como o livro surgiu.


Olá!!! Segue o livro, espero que goste! Fiz "Amigos Inimigos" para minha filha, pensando em quem inicia no mundo da literatura juvenil. É um livro pequeno, cômico e rápido de ler. Ideal para ninguém largar pela metade. É importante lê-lo com olhos de quem tem 11-12-13 anos, que é o público-alvo do livro. Depois me conta o que achou.
Grande abraço! Boa leitura!
Vanessa Martinelli

Agora sim, vamos falar sobre Amigos Inimigos.

Esta é a história de Maria e Jack, amigos de infância, de viverem juntos, um na casa do outro. Mas o tempo passou, eles cresceram e acabaram se afastando, criando aquela birra natural de pré-adolescentes/adolescentes (o livro não explicita o que aconteceu para desencadear isso).

Maria tem 3 amigas: Morgana, a rica excêntrica, Patrícia, a loira linda e burra avoada e Camila, a gordinha inteligente que sofre com as brigas constantes dos pais (não sei por que me identifiquei tanto com ela =P). O elenco masculino também se faz presente: Maurício, o riquinho metidinho mauricinho e Pedro, o nerd apaixonado por Camila.

Eis que um dia eles participam de uma gincana na escola e o grupo sorteado é coincidentemente composto pelos 7 e Gertrudes, outra louca da turma. E aí começa o tcham da história: a mobilização deles para cumprir a tarefa, a "recompensa" da vitória, o chove-não-molha de Maria e Jack... dei boas risadas durante a leitura, principalmente com Morgana e Gertrudes, as personagens que mais de destacam pela personalidade forte.

Achei bem interessante a autora abordar diversos temas, como separação, pais ausentes, sobrepeso, aceitação, paixões... São temas que fazem parte do mundo juvenil e que precisam ser discutidos. Uma pena que o livro é pequeno e não deu pra aprofundar os assuntos, deixando algumas coisas um pouco vagas e com uma grande interrogação na minha cabeça.

Mas é como a Vanessa falou: uma leitura rápida, fluida e que te amarra. Você dá boas risadas, torce pelos casais e fica imaginando o que aconteceu nas partes que não estão descritas.

Um livro voltado ao público juvenil, mas que pode ser lido por todas as faixas etárias.