A Escolha - Nicholas Sparks


Título: A Escolha
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito


Travis Parker possui tudo o que um homem poderia ter: a profissão que desejava, amigos leais, e uma linda casa beira-mar na pequena cidade de Beaufort, Carolina do Norte. Com uma vida boa, seus relacionamentos amorosos são apenas passageiros e para ele, isso é o suficiente. Até o dia em que sua nova vizinha, Gabby, aparece na porta. Apesar de suas tentativas de ser gentil, a ruiva atraente parece ter raiva dele. Ainda sim, Travis não consegue evitar se engraçar com Gabby e seus esforços persistentes o levam a uma jornada que ninguém poderia prever. Abrangendo os anos agitados do primeiro amor, casamento e família, A Escolha nos faz confrontar a questão mais cruel de todas: Até onde você iria manter o amor de sua vida?

Gabby é recém-chegada na cidade de Beaufort, Carolina do Norte, e alugou uma casa para morar com sua cachorra Molly. Ela conhece seu vizinho Travis de uma maneira não muito bacana: ela fez a louca e foi tirar satisfações com ele porque sua cadela, Molly, estava grávida e ela tinha certeza de que era de Moby, o cachorro do vizinho. Travis teve muita paciência e recomendou que levasse ao veterinário. Gabby sai toda atrapalhada, se enrola toda e faz aquele vexame, de cair no quintal e tudo. Para completar o desastre, no dia seguinte, para a sua surpresa, o veterinário era o próprio Travis. E com certeza Moby não tinha culpa nenhuma, afinal ele é castrado! racha a minha cara de vergonha Bem, só disso aí vocês podem perceber como tudo começa.


Ela é uma ruiva linda, médica e noiva de Kevin, mas seu relacionamento anda desgastado. Ele é o vizinho de frente, mora numa casa beira-mar e é o genro que toda sogra pediu a Deus: lindo, atlético, saudável, simpático, bem de vida... e solteiro! Ele bem que tentou ter umas namoradas, mas nenhum relacionamento anterior deu certo.

Ele sorria consigo mesmo, entretido com as expressões dela. Embora ele mal a conhecesse, havia visto o bastante para concluir que ele era uma daquelas pessoas cujas expressões eram uma janela para cada um de seus sentimentos.

Por alguma razão, Travis mexe com ela, mesmo ela sendo comprometida. E ele também se sente atraído pela vizinha. Depois de tanta confusão, Gabby prefere manter distância e evitar encontrar Travis - chega a se esconder na própria casa e mudar seus horários pra não esbarrar com ele -, mas ele é insistente e está encantado. Assim, ele consegue convencê-la a passar um dia de diversão em seu barco com seus amigos, as esposas e filhos, e sua irmã Stephanie. Abrindo um parênteses pra dizer que Steph é uma comédia! Adorei os momentos loucura dela.

Voltando... Gabby fica meio mal por estar se divertindo com outro homem na ausência de Kevin, mas acaba ignorando e se rende aos encantos do bonitão (sem ter terminado seu relacionamento!!! apologia à traição?). O romance deles começa regado a muito mel e suspiros.

A primeira parte do livro se passa em 1996 e narra como Travis e Gabby se conheceram e o início do namoro deles. Já na segunda parte o livro dá um pulo pra 2007, quando os dois já estão casados, estabilizados e com duas filhas.

Eles são um casal perfeito até demais e levam a vida em total harmonia. Mas então algo acontece e muda toda a história. Travis precisa tormar uma decisão que põe à prova o seu amor. O livro nos faz pensar na escolha e na pergunta: até onde devemos ir em nome do amor?

O que nenhum deles parecia perceber era que a decisão não era tão simples. Por baixo da superfície havia outra realidade.

Não consegui me colocar no lugar dele, pois o que ele viveu é uma realidade muito distante da minha, praricamente impossível eu estar numa situação como a dele, principalmente pela legislação brasileira. Mas acho que agiria da mesma maneira que Travis.

E aqui começa meu problema com essas capas. Gabby e Travis da capa não se parecem nem de longe de costas, num quarto escuro com os personagens descritos no livro. Vamos combinar que esse Travis tá muito xoxinho!!!

Esse foi o primeiro livro do Sparks que li oficialmente (já tinha lido Um Amor pra Recordar em ebook há alguns anos, numa versão horrível de Portugal) e esperava me debulhar em lágrimas como todo mundo diz que acontece lendo Nicholas. Mas, apesar de emocionante, meu olho nem chegou a marejar. Achei a leitura um pouco arrastada no meio do livro, dava pra ter compactado a narrativa e mantido o sentido. Estou ansiosa para ler os outros e espero mais dos próximos.

De tudo, é um bom livro para nos fazer refletir, pensar na vida e em como imprevistos podem mudar completamente a nossa vida.