Outono de Sonhos - Adriana Brazil


Título: Outono de Sonhos
Autora: Adriana Brazil
Editora: Novo Século


Outono de Sonhos é o primeiro volume da Série Foi Assim que te Amei. Nesse romance Helen é uma jovem cheia de sonhos e objetivos a conquistar, filha única de uma família estruturada e feliz. No início da trama ela se vê envolta à expectativa do primeiro dia de aula na faculdade de Letras da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. O talento para escrever rende a Helen o convite para dar continuidade a um projeto parado na faculdade, terminar um conto de amor entre um príncipe e uma plebeia, iniciado pelo escritor e estudante de teatro, Andrew Gamberini, que sofreu um acidente há um ano e abandonou a faculdade. Conforme entra em contato com a trama, Helen descobre-se apaixonada pelo seu autor e viverá intensamente um romance pelas quatro estações do ano. Outono dos Sonhos é uma obra apaixonante, levando o leitor a mergulhar em uma surpreendente e emocionante história de amor.

Helen é uma menina sonhadora, que acabou de sar o seu primeiro passo em direção à realização dos seus desejos: passou no vestibular para cursas Letras na UFSC. Nascida e criada em Florianópolis, ela deseja ser escritora e revisora, e logo se destaca entre os alunos pela qualidade de seus textos, inclusive chamando a atenção dos professores. Ela é, então, convidada a dar continuidade a um projeto parado há mais de um ano: a história de O Príncipe e A Plebeia, que era publicada semanalmente na revista da faculdade.

Andrew, o autor dos primeiros 8 capítulos, sofreu um acidente de carro no qual perdeu sua mãe. Desde então vive recluso em sua casa, convivendo apenas com seus grandes amigos Alan e Richard, e seus funcionários de confiança.

Quando Helen começa a ler os textos de Andrew, se encanta com a história e com a sensibilidade do autor. Ela busca saber mais sobre ele, procura fotos no perfil dos amigos e, secreta e inesperadamente, começa a nutrir uma paixão por ele. Por intermédio de Alan e Richard, ela entra em contato com Andrew para marcar um encontro, já completamente apaixonada. E quando finalmente se veem, nada é capaz de frear o sentimento deles.

Devia estar louca por pensar aquilo., não podia mais negar para mim mesma, deveria assumir, eu estava apaixonada por ele. Louca! Repetia sempre. Me apaixonar por alguém que nem conhecia! Seu nome despertava atenção, sua história mexia com a minha alma e seu rosto estava pulsando no ritmo acelerado do meu coração.

É preciso destacar a postura de Helen: ela não abre mão de suas convicções, como a autorização dos pais para o namoro, a vontade de casar virgem... e sua fé é contagiante, algo lindo de ver.

Torci por eles até que enfim não fiquei triste pelo abandono do personagem secundário, mas devo dizer que fiquei um pouco incomodada com tanto doce nas falas e nos comportamentos dos dois. É tudo perfeito demais, lindo demais, quase utópico! Talvez meu lado romântico não estivesse tão aflorado assim durante a leitura. =/

Mas... pra não fugir da tradição de gostar dos secundários, vamos a eles. Sarah é a amiga de Helen - entraram juntas na faculdade e logo descobriram afinidades e interesses em comum. Ela gosta de Álex, mas ele gosta de Helen, que por sua vez gosta de Andrew (quase a Quadrilha de Drummond. rs). E aí a gente torce pra em uma das próximas 3 estações eles ficarem juntos.

Alan e Richard, já citados, dão um show de amizade: eles se mostram verdadeiros amigos de Andrew, pra TODOS os momentos - bons e ruins - e comemoram ou se entristecem juntos, sem inveja ou competição. São a personificação do versículo "há amigos mais chegados que irmãos".

Os pais de Helen são uns fofos! Eles têm a medida certa: nem conservadores nem liberais, nem apoiam cegamente a filha nem a puxam pra baixo, têm sempre uma palavra sábia. Outros personagens apareceram e a quantidade deles me confundiu, especialmente no início. Era tanto nome que eu fiquei perdida!

A felicidade envolvia todo meu ser! Nunca sonhara viver aquela plenitude. Andrew era encantador, apaixonante, o homem da minha vida, com quem queria passar o resto de meus dias. Ele era tão lindo, gentil, amável, carinhoso... Sua voz parecia melodia, poderia passar o dia inteiro ouvindo. Definitivamente estava apaixonada por ele.

O livro é narrado em 1ª pessoa, o que nos faz mergulhar no universo da protagonista, mas não nos permite uma visão imparcial e mais ampla. Gostaria de conhecer Andrew um pouco mais a fundo, saber tudo o que se passa naquela mente...

Em relação ao conto do Príncipe e da Plebeia, achei fantástico o modo como a Adriana inseriu uma história dentro da outra, sem se perder, sem nos confundir e integrando as duas narrativas. Foi inevitável a comparação com os versos de Cantares e a associação com Cristo e a Igreja, a qual Satanás tenta roubar para se sobrepor ao seu rival. E Helen comenta, páginas depois, essa semelhança com a Bíblia. Ponto alto do livro, esperando ansiosamente a continuação em Inverno!
Só não entendi o seguinte: por que Andrew parou na Parte 8 e Helen retomou da parte 10???

O amor consegue, por si, ser dito por variações, expressões, provocando em qualquer indivíduo uma ação e uma reação. Certamente, cada um encontra a sua. Minha versão? O amor não se explica, simplesmente se vive.

Senti falta de um tcham na história, algo que me tirasse o fôlego, me deixasse curiosa. Tudo girou em torno do casal, mas não teve aquele clímax! estou começando a achar que eu amo essas palavras em minhas resenhas. rs Cumpriu seu papel de livro de introdução da série, mas não vi destaque separadamente.

Como a maioria dos livros do selo Novos Talentos, as páginas são brancas, o que atrapalha um pouquinho a leitura. A capa não é muito elaborada, mas tem tudo a ver com o livro - a roupa, as folhas secas, a ponte (na contracapa)...

Como cristã, super recomendo "Outono de Sonhos", principalmente pra adolescentes, pois Helen dá um bom testemunho de sua fé, não se deixando abalar pelas adversidades e não mudando seu comportamento diante das oportunidades.
Como leitora, apreciei o romance, mas queria um quê a mais.

Inverno de Cinzas está sendo muito aguardado!