{ eventos } 3ª Turnê Intrínseca


Dia 17, sábado, aconteceu a última parada da 3ª Turnê Intrínseca, aqui no Rio de Janeiro. Claro que eu não podia perder, né? Pois bem. Acordei cedo, peguei o metrô, enfrentei 1 hora e meia de fila, peguei a pulseirinha e esperei mais 2 horas até começar. Aí você me pergunta: vale a pena tanto esforço? Siiiim, vale! E eu vou listar todos os motivos.



A Turnê é um evento totalmente diferente daqueles com os quais estamos acostumados. Não tem autor pra autografar, não tem livro pra lançar, não tem blogueiros à frente. O próprio pessoal de marketing da editora organiza e conduz os encontros. Numa primeira parte, eles se revezaram para falar sobre os últimos lançamentos e novidades que estão pra chegar. Eu não entendo nada de mkt, mas desconfio que eles fazem a coisa certinha! A vontade que eu tenho é sair de lá e comprar 90% dos livros apresentados (mas eu preciso me conter e saí correndo antes que o cartão saltasse da bolsa). Eles não se limitam a falar da história; eles demonstram uma paixão e fazem questão de explicitar por que gostaram tanto do livro, como a leitura mexeu com seus sentimentos e concepções. Não tem como você ouvir e ficar imune.

Heloísa, responsável pelo marketing da Intrínseca

Separei os lançamentos que mais me chamaram atenção pra mostrar pra vocês (passe o mouse sobre a imagem para ler a sinopse).


Eu já nem gosto de distopia, aí me vem esse livro que só a história da publicação me fez querer ler. O autor se autopublicou na Amazon e, devido ao sucesso de vendas, foi publicado por uma editora e posteriormente traduzido para vários países. Aqui será uma trilogia, Silo é o primeiro. O enredo promete ser bem interessante e prender a atenção do leitor até o final. Só de eles contarem já fiquei supercuriosa!




Protagonistas juvenis sempre me cativam, ainda mais quando suas histórias são densas. A sobrecarga emocional e psicológica dessa menina parece ser enorme, nem sei o que esperar da leitura. Impossível não querer conhecer Sarah e procurar sinais de loucura junto com ela.




Um livro sobre livros. Um autor com bloqueio criativo que precisa dar uma de detetive pra ajudar a si mesmoe ao seu tutor. Quase 600 páginas de vários gêneros misturados. Só preciso de uma promoção pra comprar o meu e começar a devorar pra ontem!




Não sou muito de ler não-ficção, mas esse livro me deixou com comichões. Um livro sobre autismo escrito por um autista! Fantástico!!! Andei caçando um quotes pela net e vou deixar um pra vocês ficarem com o mesmo gostinho de quero que eu.
A verdade é que amamos ter companhia. Mas, como as coisas nunca dão certo, acabamos nos acostumando com a solidão sem sequer perceber como isso aconteceu. Toda vez que escuto alguém comentar o quanto eu prefiro estar sozinho, isso me faz sentir solitário demais. Sinto como se eles estivesse me dando um gelo de propósito.




Adoooooro quando misturam história e literatura de uma maneira criativa. Acredito que este livro tenha uma pitada de humor, doses de críticas, pitacos de política e muita confusão.




Capa em desenvolvimento. A editora mostrou a capa provisória com a mesma imagem e o título Passarinho.
Também uma protagonista juvenil, com uma história de vida densa e tensa. E essa capa está maravilhosa, né?



Num segundo momento, abriram espaço para dúvidas (respondendo com muita educação e paciência até mesmo as perguntas idiotas) e fizeram os sorteios. Ah, os sorteios! Foram muitos livros e brindes, mas a sortuda aqui não ganhou nada.


E a parte que mais agrada o pessoal: brindes!!!! Esse ano ganhamos uma caixinha de papel com uma alcinha, no formato de uma maleta, bem recheada. Pra enfeitar nossa mala, adesivos com fotos e datas de todas as cidades pelas quais a Turnê passou. Pra aguçar nossa curiosidade e não nos deixar esquecer tudo que foi dito, um folheto com capa e sinopse dos lançamentos do semestre. Pra entrar pra coleção, pin da 3ª edição da Turnê. Pra fazer a alegria dos leitores, bloquinho, marcadores e bottons. Tudo lindo, gente!


E, como o Rio é a casa da Intrínseca, fomos agraciados. Pra adoçar nossa vida, algodão doce de A Culpa é das Estrelas!!! *todos piram* A decoração estava linda, com algodões azuis e brancos formando um monte de nuvens, mas não consegui fotografar. E estava uma delícia (segundo meu marido, eu tô de dieta e só fiquei admirando)!


O público presente só comprova que o evento é um sucesso. Em 2012 foram 9 cidades; em 2013, 14; neste ano, 17. E ainda tiveram que fazer 2 ou 3 sessões em alguns locais para atender a demanda.

Nem preciso dizer que já espero a edição do ano que vem, né?

5 comentários

  1. Maravilha!!!
    Fiquei com vontade de ter ido! hahaha E eu não perdia o algodão doce por nada! <3

    Beijos, mocinha!

    ResponderExcluir
  2. Gostei da proposta da turnê, foi minha primeira vez. É perceptível o carinho, cuidado e a atenção da editora com os leitores e com os livros. Apesar da gritaria, deu pra entender os lançamentos e se dependesse de mim, teria comprado todos os livros, mas me contive. Só fiquei triste porque não deram algodão doce aqui *chora*, mas valeu a experiência. Ah! Recife foi a cidade que teve duas sessões, haja vista o microespaço do auditório da Cultura. Acredito que a outra sessão foi menos barulhenta. heuheuehue

    ResponderExcluir
  3. Eu fui na turnê que rolou ano passado aqui em BH e tb adorei. Fiquei com essa mesma sensação, querendo levar todos os livros e mega empolgada quando falavam de algum que eu já conhecia ou tinha lido. Se todas as editoras fizessem um evento assim, e em mais cidades tb, a gente ia ter que ganhar na megasena pra dar conta ahahahahaha

    Bju <3

    ResponderExcluir
  4. Fui à turnê aqui em Recife e gostei muito (apesar da gritaria dos adolescentes). Achei o evento bem organizado, tudo pareceu ter sido feito com muito carinho e, claro, inteligência. O marketing da Intrínseca faz o trabalho direitinho! Rs.
    Quanto aos livros, me interesseu por vários, mas não por todos apresentados no evento daqui. O livro "Silo", sem dúvida, foi o que mais me chamou atenção e me deixou com aquela vontade de tê-lo na minha estante.
    O fato é que o evento é um sucesso e que já aguardo a próxima edição!

    ResponderExcluir
  5. aah posso roubar os brindes? hahaha, eu quase ia em Curitiba mas não deu =( que bom que você foi haha
    Obrigada pela visita no Doce Literário <3
    Gostei em conhecer seu cantinho, beijos!
    www.doceliterario.wordpress.com

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)