Métrica - Colleen Hoover


Título: Métrica (Slammed #1)
Autora: Colleen Hoove
Editora: Galera Record


O romance de estreia de Colleen Hoover, autora que viria a figurar na lista de best sellers do New York Times, apresenta uma família devastada por uma morte repentina. Após a perda inesperada do pai, Layken, de 18 anos, é obrigada a ser o suporte tanto da mãe quanto do irmão mais novo. Por fora, ela parece resiliente e tenaz; por dentro, entretanto, está perdendo as esperanças. Um rapaz transforma tudo isso: o vizinho de 21 anos, que se identifica com a realidade de Layken e parece entendê-la como ninguém. A atração entre os dois é inevitável, mas talvez o destino não esteja pronto para aceitar esse amor.

Há diferentes tipos de livros bons. Tem aqueles que nos prendem desde o primeiro capítulo e nos consomem enquanto não terminar a leitura. Tem aqueles dos quais podemos tirar grandes lições. Tem aqueles com cujos personagens você se identifica demais. E tem aqueles que juntam tudo isso. Métrica encaixa-se nesta última categoria.


Layken está vivendo um período de mudanças. Seu pai faleceu há 6 meses, e agora ela e sua família precisam sair do Texas (sul dos EUA, mais quente, onde sempre moraram), e voltar pra cidade natal da mãe, no Michigan (norte dos EUA, neva à beça, onde não conhecem ninguém). Kel, o irmãozinho de 9 anos, sentiu muito a morte do pai. E Julia, a mãe, tem o desafio de manter a casa sozinha.

No dia em que chegam à nova casa, conhecem os vizinhos da frente. Caulder logo se afina com Kel, e a solidão de ambos é transformada numa amizade pura e contagiante. E Will... ah, o Will! *faz o coraçãozinho* 21 anos, lindo, simpático, musculoso, prestativo e poeta. Perfeição define.

Será que ele está falando sério? Um cara que é gato, me faz rir e adora poesia? Acho que estou precisando de um beliscão. Ou não... Vai ver é melhor não acordar.

Will me conquistou já no primeiro capítulo. Cheguei a perguntar pras amigas se podia gostar mesmo dele ou era só ilusão. Mas não, o cara é O CARA! Claro que Lake gostou dele na hora, né? Até eu, até você, até qualquer pessoa do sexo feminino.
Conforme eles vão se conhecendo, percebem semelhanças que vão além das afinidades; suas histórias de vida têm muitas coisas parecidas. Mas a vida... a vida é uma caixinha de surpresas! Se o romance fosse tão fácil, não teria graça, não é mesmo? Os pombinhos precisam superar obstáculos de vários tipos - pessoais, familiares, profisisonais.

Não sou muito de falar sobre as personagens, mas dessa vez não vai ter como. Tantas lindezas num livro, isso precisa de destaque.
Apesar de Lake ter 18 anos, não é aquela menina cheia de não-me-toques dos livros adolescentes. Ela tem responsabilidade e maturidade, talvez por conta da morte do pai, mas já dá pra perceber que algo nela é diferente.
Já me declarei por Will lá em cima, não quero ficar repetitiva.
Kel e Caulder são fofos! Tenho um irmão mais novo, por isso entendi exatamente o sentimento de Lake e Will por seus irmãos. E essas criaturinhas são cativantes, com umas tiradas muito engraçadas e uma energia impressionante.
Com Julia tive uma relação meio conturbada, pois sei o que é a mãe obrigar a sair de um lugar contra a vontade e ir morar em outro. Mas nesse caso o motivo é bastante plausível e forte. A princípio ela é muito misteriosa, mas depois você tem vontade de abraçá-la e deitar no seu colo.
Ainda não falei dela, mas Eddie rouba a cena por onde passa. Ela é uma menina maluquinha do novo colégio de Lake, do tipo que chega chegando, falando, se intrometendo e conquistando. Acaba se denominando virando a melhor amiga de Lake. Ela pode parecer inconveniente às vezes, mas sabe conquistar e mostra que sua amizade é verdadeira. Fiquei emocionadíssima com sua história de vida e o desfecho dela.

- Caramba, que surreal - diz ela.
- É, mas é real para mim.

A forma como a poesia foi introduzida no livro é genial. Will é fã e participante de slam, uma competição de poesia de performance. Nunca ouvi falar sobre isso aqui no Brasil (se conhecerem, me apresentem, porque quero muito assistir) e fiquei encantada com essa novidade. Os participantes "declamam" as poesias em um microfone, mas imprimem seus sentimentos através de entonação, barulhos, ritmo. Como não há a leitura da poesia, o ouvinte precisa se render à interpretação do orador, que obrigatoriamente tem que ser também o autor. Os jurados, selecionados da plateia, dão as notas pra que a competição possa ocorrer. Se quiser saber mais, dá uma olhada nesse site.
É durante o slam que Lake e Will se declaram, se revelam, se amam. Imagina só o boy magia se declarando pra você num palco, no microfone, na frente de um monte de gente e ainda por cima em forma de poesia?! Morri! Acredito que essas partes, no original, sejam ainda mais emocionantes, porque deve ter as rimas, as combinações e a métrica.

Métrica é mais que um New Adult da menina que mudou de cidade e conheceu o primeiro amor. O livro tem um final lindo, emocionante e cheio de ensinamentos e reflexões. Lá pro meio do livro já consegui imaginar como seria o desfecho, mas fui surpreendida pela forma como Colleen delineou o caminho de cada personagem.

Amplie seus limites, é para isso que eles existem.

Amei, li em 1 dia, me entreguei à leitura. Do jeitinho que eu gosto: casal bem definido (nada de triângulos), clima de romance desde o início, questões familiares, enredo bem construído. Quem já estou ansiosa por Pausa e Um Caso Perdido? o/

10 comentários

  1. Esse livro é tão, mas tão bem falado que
    não faço ideia de porque ainda não o li... Sinceramente me vejo em cólicas toda vez que
    leio uma resenha apaixona a respeito desse livro, certamente ele está sendo um dos livros mais desejados da minha estante.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Giulia! Estou ansiosa para ler Métrica e Pausa! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Giulia!
    Para ser lido em um único dia, um livro deve ser uma mistura de personagens encantadores, narrativa envolvente e história cativante. Pelo jeito, "Métrica" tem tudo isso. Já vi inúmeras resenhas positivas sobre o livro, mas confesso que ainda não senti tanta vontade de ler (New Adult não é, exatamente, meu estilo de leitura), mas quem sabe eu ainda me renda?
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olha, eu já vi vaaarias resenhas sobre, mas nenhuma tão completa como as sua e vou dizer que já está na minha lista. Obrigada!!

    Adorei sua resenha, parabéns!

    Beijinhos,
    entrechocolatesemusicas.blogspot.com.br
    EC&M

    ResponderExcluir
  5. Li dezenas de resenhas sobre "Métrica" e todas sempre muito positivas. Com a sua fiquei ainda mais curiosa para ler o livro.

    Beijos,
    Blog | Youtube

    ResponderExcluir
  6. Gosto bastante de New Adult
    E esse livro parece ser uma boa pedida

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Hullo!
    Eu ainda não li nem esse, nem nenhum livro do gênero, mas estou desejando muito, principalmente agora que estou por dentro do que se trata o livro! Adorei as quotes que você selecionou, e a Colleen é mesmo uma diva, mal vejo a hora em que vou começar a ler sua obra.
    Beijos.
    Blog Leitura Assidua ♥

    ResponderExcluir
  8. Collen é uma autora que trabalha a poesia de diferentes formas independente de que livro esteja escrevendo. Eu AMEI Métrica com todas as minhas forças, e o que senti por Maybe Someday é indiscutível! Livro do caralhoooo!!!!!!!!!!!
    Se você amou Will, imagino o que vai sentir pelo protagonista de Maybe.
    E sinceramente? Não quero ler Pausa, porque para mim Métrica terminou e não tem necessidade de uma continuação.

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Giu! Não é lindo demais? Eu amei este livro, é um dos meus queridinhos e como sou toda derretida, chorei um bocado, li outro da autora na semana passada, foi legal, mas nem se compara com este. Faltou um Will!

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  10. Como NÃO amar esse livro??? Nossa, sou suspeitissima para falar dele porque virei fã da Colleen Hoover e só posso dizer que eu leria até a lista de compras dela huahuahuahua. Esse livro exala poesia. Acho que todo mundo deveria ler

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)