As cordas mágicas - Mitch Albom

Resenha do Livro As cordas mágicas

Todos os humanos são musicais. Por que outro motivo o Senhor daria a vocês um coração pulsante?
Sabe aquele livro que você deve ter cuidado ao falar/escrever, pois tudo pode ser spoiler? Pois bem, isso acontece em “As cordas mágicas”. Essa foi uma das resenhas mais difíceis que já fiz. Estou com aquela sensação de querer contar tudo para que todxs fiquem fascinados como fiquei, mas não posso.

A história inicia no funeral de Francisco de Asís Pascual Presto, ou futuramente Frankie Presto, um grande violonista que nasceu na Espanha em agosto de 1936. A vida de Frankie sempre foi de perdas e ganhos, ele pode ser considerado a resiliência em pessoa, pois passou por maus bocados. De início a sua mãe morre na noite do parto, uma cigana o cria, mas, por não ter condições e por uma ação de loucura, ela o joga no rio.

Frankie chamou a atenção de um cachorro que o salvou do rio, e o seu dono (Baffa) passou a cuidar da criança como um filho. Sabendo que ele tinha a música em si, Baffa procurou por professores para "ensinar" Frankie desenvolver o seu dom. Mas por ser novo demais, subestimaram o talento do garoto, até que ele vai atrás de um violonista cego para ser o professor de Frankie, que futuramente o seu discípulo irá chamá-lo de El maestro.

Por conta da guerra civil que o país estava vivendo, Frankie passou a viver com El Maestro, já que o seu pai adotivo foi preso. Após morar um tempo com seu professor de música, não é mais aconselhável de Frankie continue na Espanha. Por conta disso, Baffa (na cadeia) pede para que El maestro coloque Frankie em um navio e o envie para a América para viver com a sua irmã. No dia da partida de Frankie, El Maestro compra um violão para o menino e entrega a ele um conjunto com seis cordas. Só que essas cordas não são cordas comuns, e mais a frente Frankie vai descobrir que elas são mágicas. É nesse momento que começa a jornada de Frankie Presto pelo mundo.

Quando criança, sofreu enormemente e, por causa desse sofrimento, foi-lhe concedida uma dádiva. Um conjunto de cordas que lhe deu o poder de mudar vidas.

Presto, que em italiano significa rápido, desde a sua infância mostrava habilidade com o seu instrumento, e sua ida aos Estados Unidos permitiu se aprimorar ainda mais.

Resenha Livro As cordas mágicas

Ao longo de sua vida tocou em 374 bandas. Acreditavam até que ele seria o próximo Elvis Presley. Por falar em Elvis, ele até chegou a tocar com o mesmo e outros grandes artistas do blues e do rock. Frankie Presto era uma referência no mundo da música. Quem narra a vida de Frankie Presto é a música. Isso mesmo. Já imaginou? Inicialmente a impressão é como se a morte estivesse falando, mas depois que ela se apresenta tudo faz sentido. No decorrer do livro ela conversa com o leitor e, particularmente, adoro essa interação, é um dos pontos que me prende a leitura.

A jornada de Frankie Presto. Uma narrativa tão saborosa de compartilhar. Você demonstra interesse. Isso é tentador. Sempre sou tentada por uma plateia.

A narradora, a todo momento, faz questão de dizer que durante a vida nós fazemos parte de bandas, o que podemos chamar de nichos/tribos/núcleos, e em cada uma nós podemos passar um tempo ou seguir para outro rumo. E é assim que vemos a vida de Frankie Presto ser narrada. Seus altos e baixos e suas “entradas e saídas” em diversas bandas.

E, como em geral é o destino das bandas, a maioria vai se desfazer – por causa da distância, de diferenças, do divórcio ou da morte.

Além da narração da música, o livro conta com alguns depoimentos de amigos/músicos presentes no funeral de Frankie. Nessas experiências, temos a impressão de que ele conseguia chamar a atenção para si. Ele tinha algo de especial que sabia chamar e prender a atenção da plateia, tinha a música com ele.

Da forma que Frankie entrava na vida das pessoas, ele também sumia e ninguém mais o via pessoalmente, embora o acompanhasse nos eventos e nos prêmios de música. Ele conseguia influenciar a vida dessas pessoas e de algumas até conseguia alterar o futuro; nesse momento era que a corda mágica do seu violão ficava azul.

[...] posso afirmar que se Frankie não estivesse lá, Django jamais teria vivenciado a América nem a forma como ela influenciou a sai vida e arte. Por isso a corda de Frankie ficou azul quando eles se encontraram.

Um ponto positivo é que o livro acompanha os fatos que aconteceram na história mundial, inclusive músicos que fizeram sucesso e até hoje são lembrados. Acredito que isso enriqueceu tanto a narração quanto o desenrolar dos fatos.

Gostaria de tê-lo ouvido tocais mais uma vez. Ele não gravou um disco durante décadas – a menos que se acredite na lenda do álbum ‘não lançado’. Aquele que chamam de As cordas mágicas de Frankie Presto. Vai saber se é ele.

Como Frankie Presto viaja muito, texto possui alguns dialetos em espanhol, algumas músicas em inglês (com sua respectiva tradução), inclusive há muitos termos utilizados no mundo da música. Só um detalhe que encontrei foram uns errinhos de concordância e tradução, mas isso não compromete a história e nem a compreensão. A capa é do tipo soft touch com as letras em relevo. Tanto o título quanto a imagem do livro cumprem a proposta da história. O livro é divido em seis partes que retrata as fases da vida do protagonista. Acredito que todos nós temos um pouco de Frankie Presto.

Resenha Livro As cordas mágicas

Agradeço a Editora Arqueiro por enviar mimos tão lindos, principalmente a playlist contendo algumas músicas tocadas/lançadas por Frankie Presto durante a sua carreira. Em alguns momentos fui fazendo a leitura com a música e confesso que deu um toque especial à leitura.

Entramos e saímos de várias “bandas”, temos nosso momento de altos e baixos, de sermos influenciados e influenciar outras pessoas. Se você gosta de música, leia As cordas mágicas; se você não gosta (o que duvido muito), leia também. A história de Frankie Presto cativa e envolve tanto que é aquele livro que você fica “Só mais uma página... Só mais uma” e quando vê já leu tudo.

As cordas mágicas - Mitch Albom
Arqueiro
352 páginas
Livro cedido pela editora
Onde comprar: Submarino | Americanas | Saraiva | Amazon





TERMOS E CONDIÇÕES:
→ Ter endereço de entrega no Brasil.
→ Fazer um comentário sobre a resenha.

• A única regra é deixar um comentário no blog sobre a resenha.
• Não é necessário preencher todas as entradas do formulário; o participante preenche as que quiser/puder; quanto mais entradas preenchidas, mais chances no sorteio.
• Para o tweet, não serão aceitas frases modificadas; a frase pode ser tweetada 1 vez por dia.
• O livro será postado pela editora em até 30 dias úteis após o envio dos dados pelo contemplado.
• O vencedor receberá um e-mail com o resultado logo após a divulgação do mesmo e terá 48 horas para respondê-lo com seus dados; caso não haja resposta durante esse período, o livro será sorteado novamente.
• O resultado será divulgado em até 3 dias úteis após o encerramento da promoção.
• Caso o livro retorne ao remetente por falha ou erro do destinatário ou Correios (como objeto recusado, endereço insuficiente ou as 3 tentativas de entrega realizadas, dentre outras situações), o blog e os autores não se responsabilizam.
• A promoção começa em 06/01/2017 e terminará em 31/01/2017.
• Perfis fakes ou criados exclusivamente para promoções serão desclassificados.
• Se descumprir qualquer uma das regras acima, o participante será desclassificado sem aviso prévio.

a Rafflecopter giveaway

Boa Sorte!

26 comentários

  1. Danila!
    Poder conhecer um pouco da história tão difícil e dramática da vida de Frankie Presto deve ser bem interessante, ainda mais porque ela é permeada e música e isso é bom demais em um livro.
    Parece até que a personagem é real mesmo, né?
    “Volta teu rosto sempre na direção do sol, e então, as sombras ficarão para trás.” (Sabedoria oriental)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  2. Esses quotes S2 lindos demais.
    Achei incrível a história ser contada pela música, ficando linda demais a história. Não curto muito biografias como parece ser do Frankie, mas a música me atrai para a história

    ResponderExcluir
  3. Oi, Thaynara. Apesar de parecer, a história não é uma biografia. Frankie Presto é um personagem fictício. Obrigada pelo comentário e boa leitura.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Danila, esse livro está dando o que falar e dividindo opiniões.
    Quando eu li a primeira resenha dele morri de amores pelo livros, a vida que o Frankie passou e tendo a Música narrando sua história chamou ainda mais minha atenção.
    Outro ponto que eu amei no livro foi ter versos de músicas e músicas reais presentes na narrativa.
    Acredito que esse seja o tipo de livro para parar e refletir um pouco; além de apresentar uma história bela, ela deve nos prender de uma forma inusitada.
    Espero ler o livro em breve! ♥

    ResponderExcluir
  5. O que mais me chamou atenção foi quem narra a história. Tive a impressão que a pegada é talvez um pouco "A menina que roubava livros" e como é uma história que eu amo por suas diversas peculiaridades, com certeza As Cordas Mágicas me tratá boas sensações também. Esse é o estilo de livro que eu possivelmente mais gosto, então né, agora estou louca para ler. Sério!
    Amei a resenha, as quotes escolhidas. E essas imagens? Lindas!
    Abraços ♥

    ResponderExcluir
  6. Me interessei bastante por esse livro, a história parece ter um aprendizado por trás de tudo. Achei bem diferente a trama, deve ser muito comovente e angustiante, e com a história se passando no funeral de Frankie fiquei ainda mais curioso para ler um pouco sobre essa história.
    Não vejo a hora de lê-lo.

    ResponderExcluir
  7. Li um livro desse autor e gostei bastante, pois foi bem reflexivo. Gostei da premissa de As cordas mágicas, fiquei com dó do protagonista por todas as coisas ruins que aconteceram a ele mas que bom que "o mundo dá voltas" e ele foi recompensado
    Livro narrado pela morte já basta A menina que roubava livros hahaha narrado pela música é novidade!

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  8. Já estava bastante interessada em ler esse livro só pela sinopse, e agora depois de ver essa resenha fiquei ainda mais curiosa em conferi essa história que parece bem emocionante.

    ResponderExcluir
  9. Que começo trágico para um livro que parece ser muito bonito. Apesar das dificuldades Presto se consagra como um grande músico com suas cordas mágicas. E tem ainda a diferença de ser narrado pela música. Preciso muito ler esse livro. Super curiosa.

    ResponderExcluir
  10. Eu gosto muito de música e parece muito interessante ser narrado da forma que é.
    Parece ser um história triste mas ao mesmo tempo emocionante. Bate aquela vontade de querer saber mais sobre a vida de Frankie.
    Quero ler!

    ResponderExcluir
  11. Também adoro quando há essa interação com o leitor, me deixa interessada mais ainda na leitura. Parece uma leitura bem reflexiva, calma, e interessante, ainda mais por ser narrado pela música.

    ResponderExcluir
  12. Que livro fascinante!! A vida desde cedo foi muito cruel com Frankie Presto, mas tudo nesta vida é um aprendizado e ninguém pode passar por aquilo que nós temos que passar!! Mas podemos ver que ele conseguiu mudar seu destino, e a vida de algumas pessoas através da música!! Este livro parece ser uma viagem e tanto para os fãs de uma boa música!! A capa com certeza faz jus ao enredo!! Já quero ler!!

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Quando vi esse livro, gostei muito da premissa dele e pela sua resenha acredito que vou gostar bastante da história.
    Preciso *-*
    Bjs e um bom Domingo!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  14. Essa é a primeira resenha que leio sobre o livro e fiquei encantada. A capa me chamou a atenção e o primeiro parágrafo de sua resenha me deixou mais curiosa ainda sobre ele. Misturar musica, romance, aventura e magia num mesmo romance é tudo de bom. Parabéns pela resenha.


    Participando
    mgrezender@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. Essa também é a primeira resenha que leio do livro. E gostei!
    Adoro música. E foi por esse motivo que assim que comecei a ver a capa do livro,quando começaram a divulgá-lo já me interessei!
    E o título também chama à atenção.
    Fiquei fascinada com a vida de Frankie Presto. E mais ainda em saber que quem nos conta a história do personagem é a própria música.

    Adorei!

    ResponderExcluir
  16. Gostei. A vida por si só já é um romance, mas aparentemente a vida de Frankie Presto deu um romance inesquecível. "Quem narra a vida de Frankie Presto é a música", acho que isso já é uma bela sinopse do que posso esperar da leitura.

    ResponderExcluir
  17. Primeiramente amei a capa muito bonita, a historia começa bem sofrida né ? mas mesmo depois de ter passado por tudo aquelo ele parece ter se tornado uma pessoa muito feliz. Sobre a narração da música não tive como não lembrar da narração da morte em A menina que roubava livros. Fiquei completamente apaixonada pelo enredo e pelos quotes <3

    ResponderExcluir
  18. Essa e a primeira resenha que leio desse livro, e durante essa leitura, tive um misto de emoções, no começo imaginei que seria um livro narrado todo o momento da vida do personagem até aquele presente momento, no entanto depois você disse que o livro e narrado pela sua musica, sua fiel amiga de todos os tempos, todo esse conteúdo confesso que me pegou de surpresa. Amei a riqueza com que somos apresentados a história desse personagem. Quero muito esse livro.

    ResponderExcluir
  19. Já sou fã desse autor, parece que sua escrita toca nossa alma. Quero muito ler esse livro, pois só tenho ouvido elogios a respeito, e além disso achei muito curioso o fato da história ser narrada pela "Música", quero muito ver como ficou isso.

    ResponderExcluir
  20. Achei muito legal a ideia desse livro, o tipo da narrativa e o fato de acabar sendo bem nostálgico, de certa forma. Porque ele tem um clima de passado, acho, que me deixou curiosa pra ver como seria ler. E com algumas figuras famosas no meio, além de coisas dos tempos, deve deixar a leitura com cara de antiga e até mais interessante. Como se contasse algo que aconteceu, talvez. Gostei dessa ideia dos altos e baixos, de várias bandas na vida e de mostrar como acaba sendo uma influência para outras pessoas, para as vidas delas. Está parecendo um livro muito gostoso de ler e cheio de reflexões.

    ResponderExcluir
  21. Gosto muito de música, apesar de não saber tocar nenhum instrumento... hahahah
    Mas música pra mim é essencial <3
    O livro parece bem interessante, gostei do enredo e sua resenha mostrando os pontos positivos me deixou com mais vontade de conferir a historia toda!

    ResponderExcluir
  22. Esse livro parece ser bem diferente de tudo que já li. Achei muito interessante a forma como é narrado e o fato de apresentar fatos da história mundial, amo obras desse jeito!

    ResponderExcluir
  23. Primeira resenha que leio sobre a obra e confesso que fiquei bem interessada!
    Parece ser uma leitura diferente, com uma abordagem diferente, e isso fez com que minha curiosidade só aumentasse.
    A escrita de modo geral parece conseguir prender o leitor do inicio ao fim e gosto bastante disso.
    Já coloquei na minha listinha de desejados e espero conferir em breve essa história.
    E o que falar dessa capa? Compraria o livro só por ela, sério rs
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  24. Espero ter a oportunidade de ler esse livro que tem uma história tão envolvente.

    ResponderExcluir
  25. Como eu amo esse autor! A cada livro dele me encanto mais e mais. Fiquei tão curiosa pra ler esse. Ele tem mesmo a narrativa fluida, lemos o livro e nem sentimos kkkk
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Parece um livro bem interessante e um pouco diferente, o que posso dizer? Fiquei muito curiosa, lendo a resenha e tebtabdo imaginar a narração pela música... o que acontece nele e todo o sofrimento.

    Participando
    Raira.rios@hotmail.com

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)