Mr. Mercedes - Stephen King




E depois de mil anos, cá estou eu para falar bem de mais um livro do tio Stephen. Meio óbvio eu sempre elogiá-lo, mas ele escreve tão bem que não é possível né, rs. Mas como é a primeira vez que encaro uma trilogia, será que vou conseguir concluir?

Mr. Mercedes é um romance policial e faz parte de uma trilogia que vai nos contar o que o detetive aposentado Bill Hodges é capaz de fazer ao voltar à ativa, mesmo que obrigado, ao investigar um possível massacre realizado por alguém mascarado a bordo de uma Mercedes cinza roubada (por isso o título do livro).

Hodges tem que lidar não apenas com o caso em si, mas também com os medos que envolvem sua aposentadoria. O fato de não aceitá-la, de não entender que chega uma hora na vida que tudo o que a gente precisa é dar uma pausa e mudar o rumo da história. Além disso, ele ter de voltar à ativa fez com que o pavor de não conseguir dar conta do caso, vai que ele não conseguia resolver tudo do jeito que sempre fez.


Mas mesmo assim, Bill vai atrás e consegue, à sua maneira, entrar em contato com o criminoso. Claro que tudo isso por trás das vistas da polícia. E para tudo isso, ele conseguiu ajuda de alguns parceiros incomuns.

E é buscando conhecer a história de uma das vítimas que Hodges decide entrar de cabeça no caso. Ele não sossegará até obter todas as informações de que precisa e achar esse maldito psicopata.

A corrida contra o tempo e as aventuras que eles passam são incríveis e faz com que a gente devore as quatrocentas páginas com uma rapidez tão gigantesca que a gente não consegue nem prever. Quando percebe, já acabou e está doido pela continuação, que aliás já foi publicada aqui no Brasil em junho do ano passado. O último livro tem previsão para ser lançado no final do primeiro semestre e início do segundo deste ano ainda.


Mesmo que tenha adorado a história, ainda vou aguardar os demais livros da trilogia, pois alguns pontos foram deixados em aberto e preciso saber ainda se eles serão finalizados ou não. Aí sim a nota da última obra valerá por todos.

Os personagens foram escritos com total perfeição, repletos de descrições e o enredo é sangrento. Você pode torcer e retorcer o livro que, se bobear, vai pingar sangue, rs. O narrador é onisciente, ou seja, aquele que sabe de tudo, conhece todos os aspectos da história e dos personagens. Então é por isso que a história fica cada vez mais profunda, principalmente por entrar na mente de cada um deles.

O livro foi dividido em partes e cada uma traz seus próprios capítulos, todos muito curtos e em uma sequência contínua. Isso dá fluidez à leitura.

Além disso, a capa é lindíssima e retrata bem o que vamos encontrar nas entrelinhas da narrativa. E o bom é que os demais títulos trazem o mesmo estilo, o que deixa a estante ainda mais linda e rica né. Não encontrei erros de revisão e a diagramação é relativamente simples, no mesmo padrão dos demais livros do autor publicados pela Suma.

Mr. Mercedes foi publicado lá fora em 2014. E agora vem a grande pergunta: porque não foi lançado aqui na mesma época? Simples... pela dificuldade na tradução. Tio Stephen usa muitas gírias em seus textos e a gente sabe que é complicado passar para o português algo que talvez só tenha sentido em inglês. Às vezes fazer uma substituição acaba perdendo todo o contexto.

Título: Mr. Mercedes (Trilogia Bill Hodges #1)
Autor(a): Stephen King
Editora: Suma de Letras
Nº de páginas: 400
Onde comprar: Submarino | Saraiva | Americanas | Amazon
Nota: 

6 comentários

  1. Pamela, para mim o Stephen só escrevia livros de terror e por isso nunca tive nenhuma curiosidade de ler qualquer obra que fosse, fui muito ignorante nesse aspecto.
    Mas sua resenha me ganhou. O fato de ser um romance policial me chamou bastante atenção e o mistério que ronda toda a narrativa deve ser muito intrigante e com certeza prende o leitor do início ao fim.
    Posso dizer que a parte gráfica tem como nem colocar defeito, a capa está simplesmente graciosa e as folhas meio amareladas é combinação perfeita, e os leitores míopes agradecem rs.

    ResponderExcluir
  2. Tenho um problema com o Stephen que é muito simples.... tenho medo dos livros! Não li nada dele até agora... Já li bons comentários sobre essa trilogia e acho que pode me ajudar a superar o medo kkk acho que a história ganha um ritmo diferente quando o narrador é onisciente o que me atraiu na história

    ResponderExcluir
  3. Oii! Só li um livro do Sk até hoje e gostei bastante!
    No entanto, essa trilogia não tinha me animado muito até começar a ler as resenhas. Aliás, uma ressalva: o último livro já foi publicado aqui no Brasil, sim. O nome é "O último turno"
    Fiquei bem interessada pela história do psicopata da Mercedes e parece que ele volta a aparecer no terceiro livro.

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda não li livros do Sk, mas eu sempre que leio resenha fico curiosa para ler porque todos falam maravilhosamente bem da sua leitura, de como ele consegue envolver o leitor e deixá-lo ele preso até o fim!
    Espero muito poder ler essa trilogia!

    ResponderExcluir
  5. Eu não sou muito fã do Stephen King porque a maioria dos livros são de terror então como não sou muito chegada ao tema eu não lia. Mas é interessante saber desse liro que é bem diferente, já que é um romance policial. Os mistérios que envolvem todo o caso deve ser bem intrigantes.

    ResponderExcluir
  6. Pamela!
    Nada melhor do que poder ler um bom livro e quando é do mestre King, não tem como dar errado.
    Não li ainda nenhum dos livros dessa trilogia, mas tenho acompanhado as resenhas nos blogs literários e todos são unânimes.
    Bom final de semana!
    “Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas.” (Confúcio)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)