Lobo por Lobo - Ryan Graudin

Resenha Livro Lobo por Lobo

Ainda havia beleza no mundo. E valia a pena lutar por ela.


Vários livros, de ficção ou não, contam histórias que se passam no cruel período da Segunda Guerra Mundial, no entanto em “Lobo por lobo” temos uma abordagem diferente. Ryan Graudin propõe que o leitor se insira em um cenário em que o desfecho desse triste episódio vivido pela humanidade foi diferente do que realmente aconteceu.

Na história contada pela autora o Eixo venceu a Segunda Guerra e o mundo está sob o domínio da Alemanha (Terceiro Reich) e do Japão (Esfera de Coprosperidade da Grande Ásia Oriental). Essa vitória é comemorada todos os anos com o Tour do Eixo, uma corrida de motocicleta da Germânia até Tóquio, disputada por garotos da juventude Hitlerista. O vencedor, além de prestígio e dinheiro, tem a oportunidade de participar do Baile do Vitória e conhecer o recluso Adolf Hitler.

A protagonista dessa trama é a jovem judia Yael. Quando criança ela foi levada a um campo de extermínio junto à sua mãe onde passou por diversas atrocidades, sendo cobaia em um experimento capaz de transformar suas características físicas em traços arianos. Como consequência desse processo, ela também adquiriu uma característica peculiar que procurou esconder de todos, mas que acabou se tornando a sua única maneira de escapar. Neste lugar terrível ela perdeu sua identidade e também as pessoas que mais amava. Tempos depois, a sobrevivente de tantas circunstâncias desumanas, uniu-se ao grupo de Resistência que tinha como objetivo a queda de Hitler.

(...) As únicas pessoas desesperadas o bastante para atuar sob a lua e as trevas pesadas eram os conspiradores da resistência, os salafrários do mercado negro e os judeus disfarçados.

Como parte da Resistência Yael foi preparada para cumprir essa missão, sendo assim foi escolhida para tomar o lugar de Adele Wolfe, a única garota a disputar e vencer o Tour do Eixo quando enganou a todos assumindo a identidade do seu irmão gêmeo Felix Wolfe. O plano era que Yael tomasse o seu lugar e vencesse novamente a corrida para ter a oportunidade de estar perto de Hitler e executá-lo no Baile da Vitória, transmitido ao vivo para todo o mundo.

Para isso Yael estudou relatórios com dados sobre Adele, seu irmão e todos os outros participantes da corrida. Também passou por treinamento físico e aprendeu a utilizar armas, sempre sob o comando de Henryca e Reiniger, líderes da resistência.

Resenha Livro Lobo por Lobo

Na missão que lhe foi entregue, Yael precisará enfrentar opositores fortes, como Luka e Katsuo, que estão em busca da segunda vitória e dispostos a fazer o que for preciso para conseguir. Mais do que isso, ela vai precisar lidar com seus fantasmas, enfrentar os seus medos e fazer jus a seus lobos! Para Yael conseguir ser fiel e cumprir a sua missão precisará encarar os diversos obstáculos que vão surgir nessa longa e desafiadora trajetória até a tão almejada vitória.

- Os fantasmas vão ficar. Assim como seus números. Assim como minhas cicatrizes.Assim como nossa dor.- Vlad tirou a mão. - Mas você não precisa ter medo deles.

Lobo por Lobo tem uma boa premissa e a escrita da autora é fluida e empolgante. Preciso dizer que não achei isso logo de início. Até as cem primeiras páginas eu ainda não tinha engatado, mas depois a leitura seguiu bem demais e acho que Ryan Graudin tem uma escrita dinâmica, capaz de segurar o leitor, sobretudo os mais jovens. Os trinta e seis capítulos são intercalados entre passado e presente.

Nos capítulos referentes ao passado, temos a trajetória de Yael no campo de concentração, desde sua chegada, as torturas que ela viveu, as pessoas que amou e por quem foi cuidada, enfim conhecemos a sua identidade e como ela chegou até ali. A personagem vai sendo desenhada para o leitor, que começa a entender suas motivações. Já nos capítulos referentes ao presente, acompanhamos seu papel na Resistência e sua aventura, com erros e acertos, para tentar cumprir sua missão, onde o percurso do Tour do Eixo é o grande cenário onde tudo acontece.

Por se tratar de um livro juvenil acredito que tanto a trama como a própria escrita da autora é bem adequada. O misto de realidade e fantasia compõe uma narrativa interessante. A representatividade feminina é bem positiva, nos apresenta uma heroína forte, com dilemas complexos como Yael, além da própria Adele Wolfe que também representa a força feminina, participando e vencendo uma corrida em que mulheres não poderiam competir.

Quanto à edição está muito bonita: diagramação confortável, letras grandes, papel polén e essa capa linda que tem tudo a ver com a história. Finalmente, em Lobo por Lobo temos um bom enredo, com um ambientação bem construída somado à personagens cativantes e uma narrativa empolgante. Se vale a pena a leitura? Claro que sim!

Este livro, no fundo, trata de identidade. Não apenas de como nos vemos, mas como vemos os outros. O que faz as pessoas serem quem são? A cor de sua pele? O sangue em suas veias? O uniforme que vestem? Dei a Yael a capacidade de trocar de pele para tratar dessas questões, além de destacar o absurdo da superioridade racional. (Nota da autora)

Resenha Livro Lobo por Lobo

Lobo por lobo - Ryan Graudin
Seguinte
360 páginas
Livro cedido pela editora
Onde comprar: Submarino | Americanas | Saraiva | Amazon

5 comentários

  1. Cristiana, primeiramente: que cachorríneo lindo ♥
    Só havia visto o livro enquanto procurava algum para poder comprar, mas nunca havia lido nada sobre ele, mas essa premissa parece bastante interessante e encantadora.
    Essa história é bem diferente de todas que já li sobre a Segunda Guerra Mundial, tudo o que a Yael passou deve ter sido uma tortura, e o que ela terá que fazer deve ser ainda mais agonizante. E nessa história percebemos como uma personagem feminina ganha tanta força.
    E achei bem interessante a nota da autora.

    ResponderExcluir
  2. Cristiana!
    Os livros ambientados durante o holocausto são sempre atrativos, mesmo que misture realidade com ficção.
    Quem não quer matar o tal do Hitler, né?
    E toda a fantasia criada a partir dos experimentos nazistas, trazer uma mulher como protagonista naquela época e uma protagonista forte, leva a crer que o livro é ótimo para leitura.
    Desejo uma ótima semana!
    “Na juventude deve-se acumular o saber. Na velhice fazer uso dele.” (Jean-Jacques Rousseau)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que amor esse cachorrinho! Tá fazendo poses de modelo mesmo! Amei!
    Esse livro já estou querendo ler faz um bom tempo. Toda essa coisa de segunda guerra mundial me faz ficar bem curiosa para conhecer a história. Não apenas as reais mas também as que são apenas ambientadas e criam histórias fantásticas. Fiquei bem curiosa para saber se a Yael vai conseguir vencer a corrida e cumprir o seu objetivo de matar o Hitler.

    ResponderExcluir
  4. Gosto quando os autores misturam fantasia com realidade. Parece ser um trama bem construída. A Yael me pareceu uma personagem bem decidida pela vingança mesmo depois de tudo o que passou ela poderia apenas sentar e morrer ali, mas não, ela quer ir além e destruir o culpado por tudo aquilo. Eu vou ler com certeza!

    ResponderExcluir
  5. Amo quando a narrativa é intercalada entre passado e presente e amoooooo quando as mulheres são muito bem representadas, afinal quase sempre os heróis são os homens e as mulheres ficam apenas como as donzelas em perigo.
    Li uma resenha desse livro mais cedo e super coloquei na minha lista de livros a ler.
    Amei a foto com o auau ♥

    Duas Leitoras - no Top Comentarista de fevereiro você pode escolher entre 4 livros!

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)