O Eterno Namorado - Nora Roberts

Esta resenha NÃO contém spoiler do primeiro livro da série.
Um Novo Amanhã

Essas histórias de primeiro namorado sempre me deixam ansiosas. Não rola nenhum paralelo com a minha vida, mas meu lado romantiquinho fica todo prosa. Pena que essa história me decepcionou um pouco.

Owen é a organização em pessoa, responsável por todas as planilhas e pelo cronograma seguido à risca pela família para a inauguração da pousada. É nesse clima de final dos preparativos que ele passa a olhar Avery, a dona do restaurante em frente, com outros olhos. Eles se conhecem desde pequenos e desenvolveram uma amizade tão natural que ficou um pouco difícil perceber quando algo mais podia acontecer. É aí que eles resolvem levar a sério a brincadeira de infância.

Já dava pra ter uma ideia da personalidade de ambos no primeiro livro. Ele é o mais centrado dos irmãos, ela a mais maluca das amigas. No bom e velho clichê "os opostos se atraem", a loucura de um completa a calma do outro. É um casal perfeitamente real, que pode ser encontrado em qualquer esquina.. E me identifiquei bastante com pontos da personalidade dos dois.

Enquanto Owen é muito racional e planeja tudo nos mínimos detalhes com bastante antecedência, Avery é mais impulsiva, deixando a emoção falar mais alto que a razão. Os sentimentos e pensamentos confusos dela pioram quando se trata de um trauma do passado, e caberá a ele ajudá-la a superá-los, isso depois de romper sua própria barreira de pensar que se avançar no relacionamento pode perder a amizade.

Lizzy, a fantasma, dá as caras novamente, com papel importante na junção dos casais (inclusive aquele que será o próximo protagonista). Só que ainda não me convenceu. Continuo com a sensação de que esse toque sobrenatural é desnecessário e mal construído, como se fosse uma solução fácil pros desfechos.

A pousada tá ficando linda, e juro que queria um anexo com o projeto de como eles idealizam cada espaço, em especial os quartos. Há bastantes cenas descritivas, o que eu não costuma gostar, mas se torna indispensável pra esse tipo de enredo. Cada móvel, decoração e detalhe faz minha imaginação borbulhar tentando juntar tudo e formar o cenário certinho na minha cabeça.

Justine, a matriarca Montgomery, continua sensacional, responsável por uma das melhores cenas. Os outros personagens - que não são poucos - continuam aparecendo naturalmente, como parte da história que são. Natural que as amigas se relacionem e os irmãos se falem diariamente, então a gente continua vendo Clare e Beckett e já começa a rir das brigas de cão e gato de Ryder e Hope.

O livro tinha tudo pra ser maravilhoso, com um potencial enorme - ainda que clichê - a ser explorado. Mas foi um tanto lento no começo, e o excesso de personagens dificulta a lembrar quem é quem, ligar os nomes às personalidades, funções etc. Também demorei muito a entender qual seria o clímax, parecia que a história andava linearmente e não chegava a reviravolta. Como consequência, foram poucos os momentos de tensão.

Se você ler fora de ordem, vai entender tranquilamente, porque é uma história fechada, do casal. Mas não recomendo nem um pouco, não vai ter a mesma graça, tanto pela questão da pousada como pelas relações familiares que de tão fortes são quase um personagem. Não foi melhor que o anterior e espero que o próximo feche com chave de ouro. Oremos!

O Eterno Namorado (A Pousada #2) - Nora Roberts
Arqueiro
304 páginas
Livro cedido pela editora
Onde comprar: Submarino | Americanas | Saraiva | Amazon

3 comentários

  1. Giulia!
    Gosto das séries em que não precisamos ler os livros na ordem ou podem ser lidos de forma independente.
    E amo a autora.
    Senti apenas você dizer que é difícil engrenar a leitura pela quantidade de personagens e saber quem é quem, confesso que também tenho um pouco de dificuldade com muitos personagens, tenho de sair anotando cada um para entender.
    “O que sabemos, saber que o sabemos. Aquilo que não sabemos, saber que não o sabemos: eis o verdadeiro saber.” (Confúcio)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  2. Oii! Hoje li uma resenha do terceiro volume da série e não me interessei, aí li esse do segundo volume e me identifiquei bastante com a trama!
    Não que eu tenha um amoooor de infância, mas tenho uma historinha aí e ele é o mais centrado e eu sou a mais maluquinha hahaha
    Uma pena que a leitura não tenha sido tudo aquilo, realmente quando começa a arrastar vai ficando meio sem propósito. Tomara que o terceiro seja melhor! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Giulia, da Nora Roberts só havia lido o box "Quarteto de Noivas", e simplesmente amei a escrita dela. Ainda não havia lido nenhum livro da trilogia "A pousada", mas posso dizer que amei a resenha.
    Sou aquela leitora fanática por romances clichês, eles me fascinam, e esse não poderia ser diferente. E esse amores de infância que só se desabrocham na fase adulta me atraem como um imã. Não gosto muito quando a autora enche o livro de personagens, é exaustivo e acabo lembrando só dos principais.
    Espero que o último volume compense esse pra você.

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)