Estrelas Além do Tempo Hidden figures
Estreia: 2 de fevereiro de 2017
Gênero: Biografia / Drama
Classificação: Livre
Duração: 2h07min
Direção: Theodore Melfi
Distribuidora: Fox Film
1961. Em plena Guerra Fria, Estados Unidos e União Soviética disputam a supremacia na corrida espacial ao mesmo tempo em que a sociedade norte-americana lida com uma profunda cisão racial, entre brancos e negros. Tal situação é refletida também na NASA, onde um grupo de funcionárias negras é obrigada a trabalhar a parte. É lá que estão Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe), grandes amigas que, além de provar sua competência dia após dia, precisam lidar com o preconceito arraigado para que consigam ascender na hierarquia da NASA.
"Aprendemos a voar como os pássaros e a nadar como os peixes, mas não aprendemos a conviver como irmãos." É com essa frase de Martin Luther King Jr. que começo a crítica.
Baseado no livro Hidden Figures (Margot Lee Shetterly), Estrelas Além do Tempo conta a realidade precária e cheia de lutas de um trio de mulheres negras em uma NASA em plena época da corrida espacial. Além de focar no racismo - sim, o tema principal -, também foca no pioneirismo delas, cada uma destacando-se em um setor, todas com inúmeras barreiras a serem transpostas simplesmente pela cor de sua pele.



O que mais impressiona é que isso era tratado de forma muito natural na época. A Flórida era declaradamente um estado segregado, a despeito de vários outros estados do país já terem abolido tal absurdo. As três se destacam por serem as primeiras negras a conquistar algo até então inédito, nos mostrando que não devemos nos deixar abater e durante a caminhada, pelo contrário, continuar agindo com excelência.
Facilmente o espectador é envolvido no drama de cada uma delas, suscitando um sentimento de revolta e injustiça. Se assistir a um filme já me deixou desesperada, imagina como era viver aquilo na pele, o preconceito escancarado.

Ao final, rapidamente aparecem fotos (novas e já idosas) e o desfecho de cada uma dessas três pioneiras, exaltando a força da mulher no mercado de trabalho e reconhecendo a importância de suas contribuições para a NASA, os EUA e - por que não dizer? - o mundo.
Acredito que o filme vai causar sentimentos opostos. Aqueles que vivem o preconceito vão se enxergar e orgulhar de ter pessoas tão guerreiras que abriram portas numa época tão difícil. Aqueles que até hoje relutam em admitir que o preconceito existe serão incomodados, talvez até não gostem. Mas todo mundo vai ser inundado com uma onda de feminismo negro.
Aproveita que estreia hoje e corre pro cinema. Você não vai se arrepender.
Giulia!
ResponderExcluirÉ um filme que quero assistir, porque elas foram desbravadoras em uma época em que o preconceito nos EUA era ainda mais arraigado e ainda assim conseguiram mostrar sua força e inteligência, tornando indispensáveis para a conquista do espaço.
“Um saber múltiplo não ensina a sabedoria.” (Heráclito)
cheirinhos
Rudy
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
TOP Comentarista de FEVEREIRO, livros + KIT DE MATERIAL ESCOLAR e 3 ganhadores, participem!
Giulia, vi a entrevista delas com o Fantástico, e realmente essas atrizes mereceram dar vida à essas mulheres guerreiras. O que eu fiquei bem chocada é que toda essa história foi escondida por tempos pelo fato delas serem cientistas mulheres e negras, mas graças ao cinema serão reconhecidas.
ResponderExcluirEu realmente quero poder ver esse filme.
Não fazia ideia que a obra arrancaria lágrimas, sério.
ResponderExcluirParece ser uma história bem emocionante e fiquei bem interessada por tudo que conheci aqui!
O filme aborda um tema importantíssimo e acredito que seja uma ótima pedida assisti-lo.
É tão bom quando o nosso trabalho é reconhecido e essas mulheres mereceram.
Beijos,
Caroline Garcia
Olá, é incrível como os temas que envolvem racismo se estendem para os lugares mas inusitados. O filme é uma obra de arte, as críticas são sutis e ao mesmo tempo diretas e ainda temos a oportunidade de conhecer um dos primórdios que levou aos direitos hoje garantidos às mulheres no mercado de trabalho. Beijos
ResponderExcluirOi, Giulia!!
ResponderExcluirAdorei a indicação do filme sempre é bom ver que as mulheres podem fazer tudo o que querem independente de cor, raça e etnia!! Achei o filme inspirador e sem dúvida quero muito assistir a história dessas guerreiras!!
Maravilhoso! Excelente filme!!!!
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirVi muitos comentários bons sobre o filme, porém não é o estilo de filmes com que estou acostumada. Geralmente, sempre procuro um romance ou comédia, no entanto fiquei bem intrigada com esta premissa, e estou só esperando a oportunidade surgir para ir assistir.