{ no cinema } LEGO Batman: O Filme


LEGO Batman: O Filme

Estreia: 9 de fevereiro de 2017
Gênero: Animação
Classificação: Livre
Duração: 1h45min
Direção: Chris McKey
Distribuidora: Warner Bros

Extremamente egocêntrico, Batman leva uma vida solitária como o herói de Gotham City. Apesar disto, ele curte bastante o posto de celebridade e o fato de sempre ser chamado pela polícia quando surge algum problema - que ele, inevitavelmente, resolve. Quando o comissário Gordon se aposenta, quem assume em seu lugar é sua filha Barbara Gordon, que deseja implementar alguns métodos de eficiência de forma que a polícia não seja tão dependente do Batman. O herói, é claro, não gosta da ideia, por mais que sinta uma forte atração por Barbara. Paralelamente, o Coringa elabora um plano contra o Homem-Morcego motivado pelo fato de que ele não o reconhece como seu maior arqui-inimigo.

Herói e Lego parecem coisa de criança, mas junta isso com a criatividade de dois caras fora do comum e você tem um monte de adultos rindo dentro do cinema. As crianças? Acharam bonitinho, legal, engraçado, mas quem curtiu e entendeu mesmo foi a galera mais velha, especialmente aqueles que são fãs do morcego há tempos.

O filme é praticamente um estudo psicológico de um dos mais famosos e ricos e perturbados heróis. Batman é um riquinho egocêntrico, que deseja o reconhecimento de toda Gotham por seu combate ao crime. Nem o Coringa escapa dessa sua bolha de egoísmo e, mais do que fazer o mal, quer ser reconhecido como seu arqui-inimigo. Ao mesmo tempo, ele precisa enfrentar Barbara Gordon, que entrou no lugar do pai e quer aplicar várias mudanças na polícia,  e a "invasão" do órfão Dick Grayson, que cismou de ser seu parceiro depois de descobrir a Batcaverna.

Se por um lado ele é O cara na cidade, dentro da mansão seu maior desafio é preencher a solidão. Toda a grandiosidade de seu estilo de vida não é capaz de camuflar seu medo de pertencer a uma família novamente. E não há sessões de comédia romântica (com direito a Marley & eu e Jerry Maguire) ou lagostas esquentadas no micro-ondas que resolvam. E trabalhar em equipe? Nem pensar. Batman vai ter que procurar em si mesmo a resposta pra todas as perguntas.


Pros fãs acostumados à personalidade sombria do Cavaleiro das Trevas, o filme pode soar estranho justamente por se propor a uma comédia. E é exatamente por aparentemente não combinar que dá tão certo. Beirando o humor trapalhão, as piadas chegam a ser engraçadas de tão patéticas. Aquela coisa que nem você acredita que está rindo, entende? Sem descanso, as falas, caras e ações debochadas invadem a tela e não te deixam nem olhar pra baixo pra abrir o chocolate; se perder um pouquinho, a sala inteira ri e você fica perdido.


Outra grande sacada são as inúmeras referências. Elas nos conduzem por toda a linha do tempo do personagem - séries, animações, filmes -, mostram o universo DC e trazem os maiores vilões de todos os tempos, misturando sagas como Harry Potter e Senhor dos Anéis (DC, Warner e Universal). Nem a eterna rivalidade com o Superman ficou de fora. A propósito, a relação Batman e Coringa merece destaque. Satiricamemte eles reproduzem todo o drama de um relacionamento amoroso, com todas as suas discussões de relacionamento e chantagens.


Coringa: Quando perguntam quem é o seu inimigo número 1, o que você diz?
Batman: Superman.

Cumpre a proposta de fazer rir, entreter os pequenos e deixar os grandes vidrados. Bem escrito, bem produzido e bem comentado, creio que será sucesso entre o público que ama o morcego. Na boa? Ele merece que você vista a blusa preta e amarela e vá pro cinema cantar NANANANANA BATMAN!

6 comentários

  1. Giulia, eu ri muito com o trailer, gente, o Batman virou outra pessoa, está mais para Tony Stark do que Bruce Wayne kk. Eu e meu irmão estamos doidos para ir no cinema e poder assisti-lo, mas com a bagunça que está no Espírito Santo não vamos tão cedo, já que o cinema mais próximo fica em outra cidade.
    E esse quote do Batman e Coringa? Hilário! Espero poder ver essa animação o quanto antes.

    ResponderExcluir
  2. Ai Julia!
    Deve ser um filme mais que engraçado, principalmente por abordar o aspecto psicológico do Batman e para nós que somos fãs há muitos anos do homem morcego.
    Adorei!
    “Eu quase que nada não sei. Mas desconfio de muita coisa.” (Guimarães Rosa)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de FEVEREIRO, livros + KIT DE MATERIAL ESCOLAR e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  3. Fiquei super animada pra ver esse filme, apesar de ser mais voltado pro público infantil.
    Tenho certeza que vou gostar e muito, além de dar muitas risadas.
    Adoro quando o filme é bastante descontraído e divertido!
    Espero assistir em breve :)
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  4. Olá, não sabia da existência desse filme e como um fã do universo DC e consequentemente do Batman estou super animado para assistir. Adoro as tretas do Coringa com o Homem Morcego haha. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Giulia!!
    Adorei a indicação!! Esse filme sem dúvida alguma é uma gracinha!! Ri muito só com trailer dele imagina quando for assistir o filme?!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Eu adoro animações, não assisto tantas quanto gostaria, mas sempre estou de olho nos lançamentos. Por ser fã do batman, quero muito assisti-lo. Além disso, acho que essa coisa de lego dá um tom mais engraçado a qualquer história hahaha.

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)