A História do Brasil para quem tem pressa - Marcos Costa


Fonte da Imagem: My Little Garden of Ideas - Letícia Paac

A História do Brasil para quem tem pressa me despertou interesse pela proposta de contar a história de um país que amo muito e que, apesar de períodos conturbados, segue em frente. A proposta dessa obra é trazer fatos históricos marcantes ao/do país em 200 páginas (ou 169 mais precisamente haha).
Esperei ser um pouco mais amplo, porém peca pela agilidade na obra, inclusive a partir do meio para o fim. Talvez começaram a perceber que havia muito a ser contado, porém poucas páginas para finalizar. OBVIAMENTE que em 169 páginas não se pode destrinchar tudo que houve em mais de 500 anos, mas houve uma desigualdade em relação ao início para o fim.

Voltando sobre a proposta da obra, Marcos Costa trouxe reflexões ao leitor sobre alguns períodos do Brasil, sendo imparcial, mas condutor de uma linha de raciocínio que segue do povo para o povo - aquele capaz de eleger, eleger-se e autopromover.

A obra não é cansativa, mas acredito que causará desconforto em meio às obras normais que já estamos enfadados acostumados. O didatismo do autor é perceptível, afinal nenhum ponto abordado ficou solto, trazendo fácil entendimento, inclusive com auxílio de imagens.

Confesso que esperei encontrar alguns detalhes desconhecidos por muitos, alguma polêmica ou etc, mas a obra é bem tradicional mesmo. haha O incrível é associar problemas atuais aos problemas de 200-300 anos atrás, inclusive a dualidade de ideais, conforme vemos no quote:

A alternância no poder entre liberais e conservadores no período regencial inaugurou no Brasil uma prática muito comum até os dias de hoje. A disputa entre grupos político-partidários ou econômicos não visa formar uma unidade com vistas à construção de um projeto de nação comum a toda a sociedade, mas, sim, projetos particulares ou de classe.

Acredito que não haja mais o que falar: A História do Brasil para quem tem pressa cumpre seu papel e desperta curiosidade em descobrir um pouco além das páginas corridas.

A História do Brasil para quem tem pressa - Marcos Costa
Valentina
200 páginas
Livro cedido pela editora
Onde comprar: Submarino | Americanas | Saraiva | Amazon

3 comentários

  1. Olá, o livro contém muitas coisas desconhecidas por muitos, afinal são tantos fatos que não dá pra saber de tudo. Sem dúvidas é uma leitura interessante, útil e rápida. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Gabriel!
    Como gosto muito de história, e ainda mais quando se relaciona a do nosso país, tenho sempre curiosidade em saber como é a visão de cada auto sobre os fatos relatados no livro.
    “Ninguém nasce mulher: torna-se mulher.” (Simone de Beauvoir)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  3. Achei o livro bom também, mas infelizmente a imparcialidade do autor me deixou meio desconfiada da verdade dita sabe?

    Obrigada por usar minha foto e dar os créditos, fico feliz que gostou :)
    Blog My little garden of Ideas

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)