Tudo e Todas as Coisas - Nicola Yoon

Resenha Livro Tudo e Todas as Coisas

Que livro fofo! *-* Eu não li, eu simplesmente devorei. É tanta fofurice que eu não conseguia parar. Vamos lá então!

Madeline Whittie tem 18 anos e sofre de uma doença rara chamada IDCG - Imunodeficiência Combinada Grave, mais conhecida como a "doença da bolha". Por consequência, ela vive literalmente e somente dentro de sua própria casa, e as únicas pessoas com quem têm contato fisicamente são a sua mãe e a sua melhor amiga, mais conhecida como enfermeira Carla.

Mad é a protagonista mais fofa vou usar muitas vezes essa palavra do mundo. Apesar da sua doença grave, ela tem autoestima e tenta levar a sua vida mais normal possível dentro dos possíveis. Sua aulas são todas online, ela tem amigos virtuais e viaja demais dentro dos seus maravilhosos livros. Mas sua vida super normal vira de cabeça pra baixo quando vê da janela do seu quarto um caminhão chegando ao lado da sua casa: vizinhos novos.

Vejo o caminhão e a silhueta de uma mulher mais velha rodopiando - a mãe. Vejo um homem perto da traseira do caminhão - o pai. Vejo a garota que parece um pouco mais nova do que eu - a filha. E então eu o vejo. [...] Ele está olhando na minha direção. Nossos olhares se encontram.

Madeline começa uma vida de espiã, repara e anota tudo o que seus novos vizinhos fazem, principalmente Olly. Ele repara em Mad, que sempre está à janela, e começa a conversar com ela com plaquinhas e logo em seguida por e-mail. A partir daí surge uma linda amizade.

Resenha Livro Tudo e Todas as Coisas

Mas Olly é diferente dos seus amigos virtuais. Mad quer muito conhecê-lo pessoalmente, sem que tenha um vidro dividindo eles dois. Então convence a sua enfermeira a tornar real o encontro deles dois. E é a partir desses encontros que Mad sente que está apaixonada e descobre que ele também está.

- Me desculpe - sussurro.
Ela me abraça ainda mais forte.
- Você não tem culpa. A vida é um dom. Não se esqueça de vivê-la - diz ela com voz firme.
Então Carla se afasta de mim.

Galera, o final é super fofo demais. O desfecho da história foi além das minhas expectativas e me fez refletir em como realmente a vida é um dom. A Mad encontrou pro ranking de uma das melhores protagonistas para mim. Nicola Yoon esta de parabéns.

A diagramação não poderia ser melhor, é possível ver a personalidade de Mad através de desenhos, do próprio dicionário criado por ela, de textos de e-mails e tudo mais. Soltei tantos "owns" com essa.

A matemática de Olly diz que é impossível prever o futuro. Acontece que também é impossível prever o passado. O tempo flui nas duas direções - para frente e para trás - , e o que acontece aqui e agora altera tanto um quanto o outro.

Ah, já ia me esquecendo! A edição que li foi a capa filme, com fotos das gravações. Admito que gostei das fotos, porém achei o local inapropriado, no meio do livro, onde as perguntas ainda estão no ar. Quando fui ver as fotos, meio que adivinhei o que ia acontecer mais à frente. Queria ter deixado a curiosidade de lado e ter voltado pra ver as fotos só depois do final do livro.

Leiam! E depois corram pra assistir ao filme!

Resenha Livro Tudo e Todas as Coisas

Tudo e Todas as Coisas - Nicola Yoon
Arqueiro
304 páginas
Livro cedido pela editora
Onde comprar: Submarino | Americanas | Saraiva | Amazon

7 comentários

  1. Não é? Esse livro é muito fofo mesmo e adorei tudo nele, o jeitinho da personagem, como a trama é contada e esses desenhos e coisinhas que tem pela história. Fica algo bonito e gostoso de ler e sempre adorei quando fazem umas coisas assim, então já viu: me ganhou de cara.
    A personagem tá numa situação tão estranha e tão...presa. E ver como ela lida com isso e ainda tem uma autoestima forte e é boa com as pessoas e etc é algo inspirador. Pela situação não seria estranho esperar alguém inconformado ou irritante, mas ela é bem de boa com tudo isso e achei super cativante a personalidade dela.
    Desconfiei que teria alguma reviravolta na trama dela, mas foi bem mais interessante o que aconteceu.
    O livro tem um tom de esperança e lições bonitas, coisas que fazem a gente ter vontade de valorizar mais as coisas pequenas da vida e o que a gente tem e pode fazer. Deixa um negócio aqui dentro sabe...é legal. Gostei muito dessa história.

    ResponderExcluir
  2. Gabrielle!
    Bom ver uma leitura que nos faz agradecer pelo dom da vida e com saúde, porque por vezes, temos várias limitações como a protagonista.
    Bom ver um romance que não é apenas romantismo, é a luta para enfrentar o amor do diferente que nem deveria ser considerado assim...
    Deve ser fofo mesmo!
    Desejo uma semana mais que tranquilo e abençoado!
    “Deus com Sua infinita Sabedoria, escondeu o Inferno no meio do Paraíso para que nós sempre estivéssemos atentos.” (Paulo Coelho)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE AGOSTO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  3. Sério IdCg? Nunca ouvi falar dessa doença. Essa capa é linda e a história tem cara de ser fofa mesmo. Menina fiquei com muita vontade de ler essw livro *-* deve ser bem legal por eles serem vizinhos. Parece ser um romance fofo e encantador

    ResponderExcluir
  4. Oi Gabrielle,
    Nicola Yoon sabe criar uma história que chama atenção e Tudo e todas as coisas já está na minha lista de desejados. Madeline poderia ser uma adolescente chata e triste com sua condição, mas sua forma de encarar sua situação é tão diferente do esperado. Ela é feliz com a forma que vive, mas não sabe que anseia por mais até conhecer Olly. Ele fará com que a protagonista queira vivenciar novas experiências, conhecer outras coisas e viver um amor. Sei que o livro tem seu momentos tristes e de realidade, afinal de contas Mad está doente e não é nada simples. É o tipo de história que gosto de ler e estou ansiosa por isso.

    ResponderExcluir
  5. Tava morta de vontade de er esse livro, mas acabei pegando um mega spoiler numa brincadeira no face e me ferrei. Perdi a vontade e agora só vou assistir a adaptação. Olly é uma graça!
    Achei legal essa edição com capa do filme contendo fotos, mas se atrapalha aquele suspense gosto do que está por vir, não é mais legal hahahahahaha

    ResponderExcluir
  6. Olá !!
    Desde o lançamento eu quero ler esse livro ❤ ele é muito amorzinho.
    Já sei que vou amar essa história e me apaixonar pelos personagens!!
    Quero ler antes de eu assistir o filme.

    Bjo

    ResponderExcluir
  7. Vejo que está nova edição está mais linda, e mais cheia de detalhes que a anterior que eu possuo, já quero adquirir está nova capa linda. Está estória e encantadora, impossível não se sentir atraída a está leitura, e em como está personagem vive, e como juntos descobriram novos sentimentos, e em como a vida deve ser vivida. Lendo sua resenha já me conectei com está trama, e estou ainda mais ansiosa por está leitura.

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)