Como Treinar O Seu Dragão - Cressida Cowell


Título: Como Treinar O Seu Dragão
Autora: Cressida Cowell
Editora: Intrínseca


Soluço Spantosicus Strondus III foi um extraordinário herói viking. Chefe guerreiro, mestre no combate com espadas, era conhecido por todo o território viking como "O encantador de dragões", devido ao poder que exercia sobre as terríveis feras. Mas nem sempre foi assim...
Neste livro estão as memórias da época em que Soluço era apenas um garoto normal. Muito normal. Nem um pouco heroico. Ele precisava desesperadamente capturar e treinar um dragão, e teria de ser o animal mais impressionante de todos. Mas tudo o que conseguiu foi uma criaturinha pequena e banguela, nada ameaçadora. Foi então que seu destino de herói começou a ser traçado.
Inteiramente ilustrado, com muita ação e o tipo de humor que arranca gargalhadas até dos mais carrancudos, Como treinar o seu dragão é o primeiro livro de uma série que é sucesso mundial, escrita e ilustrada pela inglesa Cressida Cowell, autora premiada de obras infantis e infantojuvenis.

Na minha paixão por literatura infantojuvenil, precisei comprar essa série. Já tinha visto o filme (mais pra frente falo mais sobre ele) e quis ler os livros, até porque meu irmão fazia uma propaganda enorme. E não me arrependi!

A história é mais uma daquelas que mostram uma pessoa improvável se tornando herói; nesse caso temos Soluço, o herdeiro da tribo dos Hooligans Cabeludos, e Banguela, o menor dragão já visto e ainda por cima sem dentes.

Ele e seu amigo Perna-de-Peixe são os piores alunos do Programa de Iniciação de Dragões: desengonçados, certinhos e não levam o menor jeito para a vida viking. Mas Soluço é filho do Chefe da tribo e, consequentemente, aquele que dará continuidade ao legado, então as expectativas e a cobrança sobre ele são enormes!!!

Soluço e Banguela, Perna-de-Peixe e Vaca Aterrorizante sofrem com os deboches dos outros meninos e dragões, principalmente de Melequento - primo invejoso de Soluço que quer roubar seu lugar de herdeiro - e sua dragão fêmea Lagarta de Fogo. Mas nas reviravoltas da vida, toda a tribo irá precisar de Soluço, o único que sabe falar Dragonês e que utiliza a inteligência ao invés da força. E Banguela, tão desacreditado, mostra que é possível encontrar gratidão e lealdade em um dragão, salvando a vida de seu dono.

Fora a história bem legal, A Intrínseca fez um ótimo trabalho de edição! Adoro aquelas capas foscas que tem detalhes envernizados, sabe? Achei legal também porque imita um livro antigo, inclusive com as páginas amareladas. O mais bacana de tudo são os desenhos e anotações no decorrer das páginas, como se Soluço tivesse rabiscado o livro.

Agora preciso falar de 2 coisas que me incomodaram muuuuito!

A primeira é em relação ao livro mesmo. Cowell quis fazer uma gracinha e colocou na capa que o autor do livro é o Soluço e ela é apenas uma tradutora do Antigo Norueguês. A brincadeira seria legal se o livro não fosse escrito em 3ª pessoa. Ora, pitombas! Se eu sou o autor e o protagonista, por que não fiz um livro em 1ª pessoa? Muito, muito estranho!

A segunda é sobre o filme. Já vi adaptações que fogem completamente à história original, mas essa superou todos os limites. O desenrolar da trama é tão³³³ diferente que eu fiquei perdida achando que estava lendo o livro errado. Para vocês terem uma ideia, no filme Banguela é de uma espécie tão rara e poderosa que não tem nenhum registro sobre ele. E no livro ele é um dragão da espécie mais comum e tão dócil que serve como animal de estimação. Vai entender?!

Tirando isso, eu adorei a leitura! Rápida, divertida, interessante. A garotada vai amar. E os adultos como eu, que riem até com gibi da Turma da Mônica, também!

8 comentários

  1. Oi Giulia! Ainda não li nenhum livro dessa série, mas sempre leio resenhas bem positivas!
    As capas são muito bacanas mesmo e fiquei curiosa para conferir essas páginas que imitam folhas antigas, hahahha :D
    Que doido a autora colocar que foi escrito por um personagem que o escreve na terceira! :P Vai entender...
    E as adaptações cinematográficas nunca são fieis, né? Odeio quando mudam coisas tão presentes no livro! >.<"
    Muita sorte a sua achar os livros em promoção por esse precinho... Nunca tenho sorte pra isso, hahaha :P

    ResponderExcluir
  2. Oii!
    Não conhecia, parece bem legal!
    :D

    Bacio, Selene Blanchard
    Modaeeu.blogspot.com
    Espero sua visita

    ResponderExcluir
  3. Vi que a nota do livro ficou alta, mas mesmo assim teve coisas que te incomodaram um pouquinho,né? Mas, é assim mesmo! kk Adorei seu blog e sua resenha ficou bem sincera...amei.
    Beijos! http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A nota ficou alta, pq eu amei o livro e teria amado lê-lo quando pequena. Penso que, se a gente se dispõe a ler um livro infanto-juvenil, a gente precisa ter um pouquinho da cabeça de uma criança.
      A única coisa que me incomodou relativa ao livro mesmo talvez nem fosse percebida por uma criança (meu irmão, por exemplo, nem se ligou nisso), então acho que seria injusto tirar muitos pontos por isso.
      Muito obrigada por sua visita e comentário! =]
      Volte sempre!!!

      Excluir
  4. Apesar de achar a série uma gracinha e as capas dos livros lindas, não é uma série que eu tenha interesse em ler. Acho juvenil demais pra mim... Assisti o filme/desenho e adoraria que fizessem outro!

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  5. Sou louco por essa serie, as capas são lindas e tem um enorme toque de humor.
    Otima resenha.Parabens !

    ResponderExcluir
  6. Eu li primeiro o livro depois fui ver o filme e como você disse a muita diferença entre os dois o que me fez ficar um pouco decepcionada pois achei que não teve nada a ver os dois, poxa se o filme é baseado no livro fica muito sem sentido você fazer algo totalmente diferente. Mas por outro lado se vermos o filme de forma independente do livro ele ganha seu encanto. O livro é super divertido e eu adorei.

    ResponderExcluir
  7. Eu amo essa série! Realmente, a diferença do livro pro filme é gritante! Eu vejo como duas historias diferentes, igualmente boas. :)
    whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)