Ruínas de Gorlan - John Flanagan


Título: Ruínas de Gorlan
Autor: John Flanagan
Editora: Fundamento


Durante a vida inteira, o pequeno e frágil Will sonhou em ser um forte e bravo guerreiro, como o pai, que ele nunca conheceu. Por isso, ficou arrasado quando não conseguiu entrar para a Escola de Guerra. A partir daí, sua vida tomou um rumo inesperado: ele se tornou o aprendiz de Halt, o misterioso arqueiro, que muitos acreditam ter habilidades que só podem ser resultado de alguma feitiçaria. Relutante, Will aprendeu a usar as armas secretas dos arqueiros: o arco, a flecha, uma capa manchada e... um pequeno pônei muito teimoso. Podem não ser a espada e o cavalo que ele desejava, mas foi com eles que Will e Halt partiram em uma perigosa missão: impedir o assassinato do rei. Essa será uma viagem de descobertas e aventuras fantásticas, na qual Will aprenderá que as armas dos arqueiros são muito mais valiosas do que ele imaginava

Roubei esse livro do meu irmão. \o/ Ele ganhou, começou a ler, mas não gostou e abandonou, então peguei pra mim. #coisasdeadolescente Comecei a ler numa viagem de carro (pra minha surpresa, não enjoei lendo em movimento) e terminei de ler já tarde da noite, mas eu precisava chegar ao final no mesmo dia. Adoro livros nesse cenário medieval, e esse me conquistou pela história.

Conheci Will, um menino órfão, cuja história é desconhecida. Por ninguém saber sequer seu sobrenome, ele idealiza seu passado e imagina um pai guerreiro, por isso quer seguir seus passos.

Aos 15 anos, ele e os outros órfãos criados sob a custódia do barão Arald, conhecidos como "protegidos", passariam pelo Dia da Escolha, no qual os mestres de ofício poderiam aceitá-los como aprendizes. Seu desejo era ir para a Escola de Guerra, mas pelo seu corpo franzino não foi escolhido. Halt, o Arqueiro, aparece surpreendentemente e, após um teste, o aceita como aprendiz. Muito a contragosto, Will aceita, pois é melhor ser aprendiz de um cara misterioso e com uma fama não muito boa do que viver nos campos vivendo das colheitas. A partir daí começa uma história de aprendizados, mudança de conceitos, quebra de paradigmas e admiração mestre x aprendiz.

No epílogo tem um comentário que resume exatamente a minha impressão durante a leitura: John escreveu o primeiro livro da série Rangers - Ordem dos Arqueiros para estimular seu filho de 12 anos a apreciar a leitura. John queria mostrar para ele que ler era divertido e que heróis não eram necessariamente grandes e musculosos.

Não é uma leitura pesada, o livro é bem escrito, o autor não me cansou com longas descrições. Simples e genial. Meu primeiro favorito no Skoob nessa onda de (re)leitura.

Mas vamos a um parênteses: se você é aquele tipo de pessoa que gosta de histórias improváveis, não previsíveis e pesadas, não leia. Este é um livro focado na adolescência. Não espere um estilo de escrita a la Dan Brown (se bem que eu acho Brown totalmente previsível).

Uma boa pedida para se trabalhar em sala de aula. Envolve temas como lealdade, comprometimento, bullying e amizade, além de ser uma história envolvente.

Ansiosa para ler o restante da série!

4 comentários

  1. Oi Flor... retribuindo sua visita, e seguindo também.
    Respondendo sua pergunta sobre o Book Tour...
    Funciona da seguinte maneira, dos blogs que se inscrevem para participar são selecionados uma certa quantidade (No meu caso 8 blogs) para participar. Ai entre os participantes o livro vai sendo enviado de um para o outro com um prazo para que possa ser lido (Exemplo: 15 dias) após esse período você envia o livro pelos correios para o próximo participante que eu te darei o endereço... e assim vai, a finalidade é, dar a oportunidade das pessoas leêm os livros que não podem adquirir no momento. E no final do Book Tour, alguns sorteiam o livro entre os participantes. É isso, espero que se interesse é bem legal!

    Beijoos!!!!
    Meus livros, meu mundo.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Adorei a forma como prende a atenção e me faz criar e viver em outro mundo as cenas e histórias contadas com detalhes e emoção que traz a cada leitor a oportunidade de interpreta-la da forma como lhe convém ou como ele permite que esta faça aparecer em sua mente. Adorei a indicação da propietária do blog que por sinal, amo muito e me deixa muito orgulhoso de ver ela crescendo e se formando uma construtora de idéias e de práticas para que o lazer da leitura se torne mais comun em tempos futuros! Minha paixão, Meu amor, Minha esposa, Meu orgulho!!!!

    ResponderExcluir
  3. Giu, não gostei do livro exatamente porque me cansei dele já no início. Não porque sou adolescente. Se fosse por isso, não teria lido o Assassin's Creed - Renascença (Um livro que recomendo pra quem gosta de história misturada com ficção). Eu gosto de ler, mas não sei se foi porque eu me "forcei" a lê-lo ou se o livro deixou a desejar logo no início.
    Mas, mesmo assim, gostei do que você escreveu e se quiser é só me falar que te escrevo algumas coisas pra editar e colocar no blog (Ou não, o que você preferir).
    Parabéns, Giu! Do seu irmão Guillermo!

    ResponderExcluir
  4. Olá, retribuindo a visita.
    Essa série Rangers faz muito sucesso pela blogosfera, e embora a sinopse do livro seja até interessante eu nunca tive coragem de comprar o primeiro livro da série, talvez seja porque a história se passe em um cenário medieval, algo que não combina comigo. Mas até estou ficando convencido da qualidade da série, pela maneira como vc descreveu o livro ele parece ser um leitura bem simples, um dia eu vou dar uma chance para ele.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)