Melancia - Marian Keyes


Título: Melancia
Autor(a): Marian Keyes
Editora: Bertrand


Foi demais da conta para Claire o dia do nascimento da sua filha. Ao acordar no quarto do hospital depara com o marido olhando-a na cama. Deduzindo tratar-se de algum tipo de sinal de respeito, ela nem suspeita de que ele soltará a notícia da sua iminente separação: “Ouça, Claire, lamento muito, mas encontrei outra pessoa e vou ficar com ela. Desculpe quanto ao bebê e todo o resto, deixar você desse jeito...” Em seguida, dá meia-volta e deixa rapidamente o quarto. De fato, ele sai quase correndo. Com 29 anos, uma filha recém-nascida nos braços e um marido que acabou de confessar um caso de mais de seis meses com a vizinha também casada, Claire se resume a um coração partido, um corpo inteiramente redondo, aparentando uma melancia, e os efeitos colaterais da gravidez, como, digamos, um canal de nascimento dez vezes maior que seu tamanho normal! Não tendo nada melhor em vista, Claire volta a morar com sua excêntrica família: duas irmãs, uma delas obcecada pelo oculto, e a outra, uma demolidora de corações; uma mãe viciada em telenovelas e com fobia de cozinha; e um pai à beira de um ataque de nervos. Depois de muitos dias em depressão, bebedeira e choro, Claire decide avaliar os prós e contras de um casamento de três anos. E começa a se sentir melhor. Aliás, bem melhor. É justamente nesse momento que James, seu ex-marido, reaparece, paea convence-la a assumir a culpa por te-lo jogado nos braços de outra mulher. Claire irá recebê-lo, mas lhe reservará uma bela surpresa...

Sinceramente, não entendi toda algazarra feita em torno deste livro. Ele é legalzinho e engraçadinho, mas fica tudo no INHO mesmo. O livro é em primeira pessoa e parece que a autora pesou a mão na subjetividade da personagem. Todos, sem exagerar, TODOS os pensamentos de Claire, a protagonista, são escritos. Li em uma resenha e concordo: 90% do livro são devaneios dela. Eu gostei desse externar de pensamentos, mas achei bastante exagerados, principalmente na quantidade de palavrões.

A história é um romancezinho bem esquisito. Pelo desenrolar do trama, parece que a autora quer que o leitor fique com raiva do marido e torça para o Adam. Esse cara é um amigo da irmã que não se apega a ninguém, mas deixa Claire na dúvida entre investir ou "será que minha irmã gosta dele? vou trair minha irmã? ai, meu Deus, que tipo de irmã desnaturada eu sou?!" e por aí vai... E aí eu senti uma pitadinha de apologia ao casamento descartável.

A pobre da Kate, filha de Claire, parece que é uma coadjuvante daquelas que servem para povoar a cena (tipo a menina que passa na rua atrás da gravação da novela), porque não fiquei convencida do tamanho amor que ela diz ter pela filha, não condiz com as atitudes.

E eu odiei a obsessão com o corpo que Claire tem. O título vem justamente da forma como ela se sentia gorda. Não sei se é porque sou gordinha, mas não engoli essa busca pelo corpo magro que caiba nas roupas da irmã mais nova. E viva os padrões de beleza impostos pela mídia. #sóquenão

Mas também não vou só tacar pedra, né? O livro tem partes bastante engraçadas que me arrancaram boas gargalhadas. A gente se reconhece em muitos partes, principalmente nos pensamentos surreais. Acho que se o livro fosse mais curto, seria bem mais legal.

Enfim, vale a pena ler só se você quiser uma leitura descontraída e não tiver nada de melhor na sua estante.

6 comentários

  1. Adorei sua resenha, Giulia!
    Ainda não li Melancia, embora tenha ele na minha estante... Mas, pela sua resenha, ele não é aquilo tudo que ouvimos falar, né? Não curto muito livros com excesso de divagações, o ritmo da narrativa me parece muito arrastado e tedioso... e provavelmente vou acabar me irritando com a questão da obsessão pelo corpo, simplesmente não entendo este tipo de complexo! o.O
    Bjus!
    Paty Algayer - http://www.magicaliteraria.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Giu!
    Vou te confessar uma coisa, eu DEFINITIVAMENTE não gosto de livros que tenham palavrão. Sou certinha? Sou. Eu acho que livros assim são pura apelação? Também.
    Enfim, eu tinha curiosidade em Melancia, via muitas pessoas falando bem, mas agora não sei. Rs
    Estou com um livro da autora para ler e estou com um pouquinha de medo. Pelo que vi também tem muita ''enrolação''. rs

    Beijão, Meire.
    http://manialiteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Giuuh!!!
    Eu conheço a autora (não de perto, mas já ouvi falar) e sempre me recomendam seus famosos chick-lt! Mas nunca pude ler! Parece que é meio (tenso?) sei lá...
    O romance (que eu amo) é romancezinho??? Não gosto de romances onde são cliches!Bom, eu tbm sou gordinho, mas me acieto como sou! Não vou mudar pela sociedade! E sim pela saúde se a mema tiver em crise!

    Beijos e bela resenha!
    Lucas - ESCONDIDOS NO LIVRO!

    ResponderExcluir
  4. Adorei a dica, Giulia,
    eu já tinha ouvido falar sobre esse livro, mas ler sua resenha foi bem esclarecedor para mim.
    Não gosto de livros que contenham palavrão. Eu acho que a leitura deve influenciar de modo positivo nosso vocabulário, não o contrário.

    Beijos,

    Juliana,
    http://ser-escritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Já vi várias amigas lendo, tenho curiosidade mas ainda não li. Adorei a resenha.

    http://prazermechamolivro.blogspot.com.br/2012/07/livro-de-rua-um-projeto-bem-bacana.html

    ResponderExcluir
  6. Sou louco por este livro, ele é baratinho aqui, e a autora parece legal.
    Porem depois da sua resenha , estou com um pouco de recio, melhor guardar minhas economias para outro livro !
    Otima resenha.
    Adorei as fases do ''Inho ''
    Beijos

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)