Lúcida - Ron Bass & Adrienne Stoltz


Lúcida é um livro intrigante. Escrito pelo renomado roteirista e oscarizado Ron Bass, a trama busca inovar num contexto juvenil um questionamento sobre os limites da sanidade, sonho e realidade. 

Maggie e Sloane, protagonistas, 16-17 anos. Garotas completamente diferentes, senão o fato de que ao dormirem, uma sonha com a vida da outra. Oi?

Ao ler a sinopse de Lúcida fiquei bastante curioso, mas não esperava encontrar tanto drama juvenil (estou numa fase ranzinza). Em alguns momentos até me perguntei se este era realmente o livro certo já que o thriller psicológico que eu esperava encontrar aparecia em segundo-terceiro-quarto plano e só veio com força nas últimas 50 páginas.

Embora minhas expectativas tenham sido frustradas, confesso que ao decorrer das páginas fui me apegando aos personagens secundários - inclusive aqueles que compuseram triângulos amorosos na vida das meninas.

Não desmerecendo o suspense da história, diversas vezes me peguei relendo alguns trechos pra tentar montar esse quebra-cabeça e entender o que realmente estava acontecendo. Apesar das poucas surpresas na leitura, a mesma não se torna chata ou cansativa, mas apenas OK, em contraste com o choque causado pela imprevisibilidade

Maggie me surpreende pela determinação na vida familiar e profissional, Sloane me irritava pelo excesso de mimimi, mesmo tendo uma vida agradabilíssima. O interessante na obra é a ligação entre as meninas que, mesmo tão diferentes compreendem que uma faz parte da outra, afinal uma é a outra. É confuso, eu sei!

Estou decepcionado com o conjunto da obra? Sim. Não significa que Lúcida tenha sido ruim, mas eu não tive o privilégio de me envolver completamente na história que tentou construir um thriller psicológico e criou um young adult.

Acredito que a adaptação dessa obra para as telonas teria sido mais agradável e reconfortante. 


Lúcida - Ron Bass & Adrienne Stoltz
Editora Galera
365 páginas
Livro cedido pela editora
Onde comprar: Submarino | Americanas | Saraiva | Amazon

5 comentários

  1. Gabriel!
    Achei mesmo que seria um thriller psicológico, porque esse lance de uma sonhar com a outra. Será que uma é a dupla personalidade da outra.
    Fato é que mesmo com suas ressalvas, gostaria de ler.
    Bom final de semana!
    “Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas.” (Confúcio)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  2. Gabriel, as resenhas que leio de "Lúcida" basicamente mais de 80% não gostou do livro, se decepcionaram. Mas a sinopse é tão atrativa, realmente parece ser um thriller psicológico, porém, me parece que a obra foi tão bem construída.
    E essa ligação entre a Maggie e a Sloane foi o que deixou toda a narrativa ainda mais interessante, e eu fico pensando se realmente as duas existem ou apenas uma delas, achei um pouco complexo e acredito que a leitura exige tempo e dedicação.
    Quero ler o livro e tirar minhas próprias conclusões :)

    ResponderExcluir
  3. Que pena que foi uma leitura que não funcionou como você esperava. Pensava que seria um livro cheio de mistérios porque imagina duas pessoas diferentes sonhando a mesma coisa?! Isso é muito estranho. Mas não bateu aquela vontade grande de ler.

    ResponderExcluir
  4. Eu estou com uma boa expectativa com esse livro mas pensava que ele fosse bem intenso desde o seu comecinho, mas poxa... só no final ?!
    Eu sou dessas que se apegam aos personagens secundários também, mas claro que tem que ser bem escritos. Espero não me decepcionar muito ao ler.

    ResponderExcluir
  5. AI
    é terrível quando a gente espera uma coisa e encontra outra totalmente diferente, né?
    eu adoro thriller psicológico e tenho certeza que ficaria bem frustrada se passasse um livro inteiro procurando por isso e só encontrasse nas últimas páginas. A premissa é boa, pena que a trama não foi bem trabalhada.
    Bjs

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)