{ no cinema } Moana - Um mar de aventuras


Moana - Um mar de aventuras

Estreia: 5 de janeiro de 2017
Gênero: Animação / Aventura / Família
Classificação: Livre
Duração: 1h47min
Direção: John Musker, Ron Clements
Distribuidora: Disney

Moana Waialiki é uma corajosa jovem, filha do chefe de uma tribo na Oceania, vinda de uma longa linhagem de navegadores, que é seu maior hobbie e, também, trabalho. Querendo descobrir mais sobre seu passado e ajudar sua família, ela resolve partir em busca de seus ancestrais, habitantes de uma ilha mítica que ninguém sabe onde é. Com a ajuda do lendário semideus Maiu, Moana começa sua jornada pelo mar aberto, onde vai enfrentar criaturas marinhas e descobrir antigas histórias do submundo.



Eu já dizia que ela seria minha princesa preferida desde o primeiro trailer, mas só ontem consegui ver o filme. Teve choro, teve gargalhada e teve muita paixão por essa menina! Por isso vou te dar 10 razões pra você abrir o Google agora e procurar o horário do cinema mais perto da sua casa e ir correndo ver.

10 motivos pra você ver Moana

1) Ela não é uma princesa
Mesmo eu falando que é minha princesa preferida, ela não se considera assim. Ganha o "título" por ser filha do líder da ilha, mas ela se acha só uma menina exploradora mesmo. Ela é humilde e precisa trabalhar MUITO a autoconfiança.


2) Cadê o príncipe?
Não tem príncipe!. Nada de par amoroso, aliás romance não tem em momento algum. Os casais que aparecem são os pais de Moana e alguns figurantes. E só! Uma protagonista escrevendo a própria história!


3) Semideus gordo
Ele até é musculoso, mas bem grandão, diria até gordo. Muai tem corpo proporcional ao seu ego - ambos enormes! Tão acostumada a ver heróis com traços finos, cabelos lisos e corpo escultural que Muai foi uma grande - literalmente - surpresa!


4) Vovó Tala
Se não bastasse eu já ter um chamego especial por histórias de avó e neta, aqui a vovó Tala rouba a cena com sua excentricidade e carinho. Incentivadora, um tantinho louca e muito amorosa, é ela a grande responsável pela mudança na vida de Moana. E foi também a causadora de uma das minhas várias lágrimas.


5) Representatividade
Teve Tiana, com pele negra e cabelo liso. Teve Merida, com pele branca e cabelo cacheado. Mas a primeira que junta tudo é Moana. Ela também consegue trazer pro foco uma região pouco explorada pelas animações: a Oceania. Por causa do filme fui pesquisar e conheci Samoa e a história das navegações polinésias, uma cultura que nós nunca ouvimos falar.


6) Empoderamento e sororidade
Depois de tantas princesas frágeis, finalmente uma que arregaça a manga e corre à luta. Durante a jornada ela se descobre, entende seu papel, assume responsabilidades e precisa superar os próprios limites. Não há rivalidade feminina nessa história, pelo contrário. A mãe de Moana está presente do início ao fim (ela não morreu nem tem uma madrasta) e se dá bem com a sogra, vovó Tala. E a cena de Moana com Te Fiti! ♥ Puro amor!



7) Moana Baby
Ela rouba a cena logo no começo do filme e arrebatou meu coração. Deus, quero a Dani igual à Moana. Nunca te pedi nada! Uma coisinha fofa e simpática, com uns olhões arregalados curiosos e cheia de vontade de dar uns mergulhos. Pega a Moaninha e coloca no chaveirinho pra andar com ela o tempo todo.


8) Partiu decorar as músicas!
Já tava eu hoje escutando a trilha sonora e cantando loucamente os refrões. Adorei a pegada tribal das músicas. Confesso que me peguei esperando a que fala de amor romântico, mas no fim percebi que o amor estava ali o tempo todo, só que de maneiras mais puras e sinceras.

9) Não consegui escolher o coadjuvante preferido
Já falei da vó, falei um pouco da mãe, mas elas não são as únicas que se destacam. O porquinho-cão e o galo burro dão um toque engraçado ao filme, assim como os Kakamoras, os cocos piratas. E o oceano também merece destaque, afinal ele tem vida própria, humor e decisões, sendo fundamental na jornada de Moana.


10) Vamos cuidar do meio ambiente
Tá, não é a mensagem central. Mas consegui perceber uma sutileza de mostrar que, por melhores que sejam as intenções, nossos atos podem prejudicar o meio ambiente e consequentemente as futuras gerações. E, como se passa há milhares de anos, a relação do homem com a natureza é mais forte, aquela dependência da pesca e da colheita.


Acho que vocês já perceberam o quanto eu tô apaixonada. Poderia escrever muito mais, mas não consigo expressar tudo que senti, muito menos quero estragar sua surpresa. Amei essa menina de coração enorme e muita força de vontade.

Agora sim eu me sinto representada! Agora sim eu me vejo como princesa Disney!

7 comentários

  1. Giulia!
    Estou doidinha para ir assistir, acho ela a maior fofa, mas será difícil porque maridão não curte desenhos, então já sei que terei de esperar sair o DVD ou no Now para poder assistir.
    Mas já fui as bancas de revista atrás do álbum e das figurinhas que estão lindíssimas, vale a pena colecionar. sim eu sou uma criança crescida...kkkk
    “O saber se aprende com os mestres. A sabedoria, só com o corriqueiro da vida.” (Cora Coralina)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  2. Giulia, se eu já estava doida para ver esse filme, você me deu mais 10 razões e pegar a estrada por uma hora para chegar no cinema e vê-lo.
    Desde o primeiro trailer percebi que esse filme da Disney iria ver para quebrar as barreiras de que princesa precisa de um príncipe encantado, que precisa ser salva e que sempre será uma donzela em perigo.
    Eu me apaixonei pela Moana bebê, gente, que fofura, dá vontade de apertar.

    ResponderExcluir
  3. Moana e muito fofa, dá vontade de apertar e morder. o cabelo dela e lindo... adorei a parte que ela fez um coque "normal".

    ResponderExcluir
  4. Pensa numa pessoa apaixonada por animação.. sou eu! Na última vez que fui ao cinema vi o trailer de Moana e já fiquei muito curiosa por ela ser uma guerreira não uma princesa rsrs e apaixonei pelo galo S2 só preciso decorar as músicas agora

    ResponderExcluir
  5. aaaaaaaaaaa que coisa mais amada!
    Essa é a primeira postagem sobre esse filme que leio e adorei a forma como você a escreveu!
    De fato, todos os pontos abordados são super importantes e precisam ser cada vez mais comuns. Representatividade importa siiiiim!
    Esse porquinho-cão parece ser muito engraçadinho! E vós sempre tem lições de moral lindas ♥ já quero assistir!

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  6. Deu pra perceber sim que você está apaixonada pela Mona kkk
    Na verdade eu vi o trailer e achei fofinho mas eu ainda não assisti porque não sou muito de ver filmes de animação. É que quando vou ver algum filme sempre prefiro outros.
    Mas com certeza deve ser uma boa pedida para quem curte animação.

    ResponderExcluir
  7. Eu ainda não assisti Moana e também não li muitas coisas a respeito do filme, só escutei falar dos amigos mesmo. Não sabia que no filme não tinha isso de príncipe encantado, a história deve ser mesmo bem diferente. E que fofa é a Moana baby, da vontade que fosse real pra apertar essa bochecha <3

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)