Soy Loco por Ti, América - Javier A. Contreras

Resenha Livro Soy Loco por Ti, América

Na pegada latina da década de 60 até os dias atuais, o livro trazendo 4 histórias de 4 personagens diferentes. A genialidade da obra se encontra no papel político, social e econômico de cada situação relatada entre as ditaduras, golpes e vivências de uma ainda jovem democracia.

Diego García é um grande e renomado obituarista na Argentina que, mesmo confrontado com os sonhos delirantes da sua esposa, atende ao chamado do trabalho e é enviado como correspondente à Guerra das Malvinas. Essa primeira história foi, sem dúvidas, a que mais me chamou atenção pela riqueza de detalhes, sobretudo da Argentina, país que eu amo e vou defendê-lo. <3 Ao casar-se cedo e passar a ser colunista de obituários num antigo jornal, Diego suporta as consequências de um casamento falido, no qual ele acredita estar sendo traído devido ao nome de outro homem que sua esposa fala ao dormir.

A história de Diego é realmente um show! São 80 páginas em que a leitura flui de maneira natural e espontânea. Diego é indeciso, confuso, maduro e ao mesmo tempo um bobão. Notar sua família conservadora e os reflexos da sua esposa só agregaram maior valor à escrita dessa história, inclusive os acontecimentos trágicos pós-tensão trouxeram uma maior curiosidade da obra.

Santiago Lazar é um poeta-pichador do Chile que, ao se exilar em Londres, assume a identidade de William White, porém é obrigado a reviver traumas passados. Apesar de ser uma história mais concisa e rica de pensamentos maduros, não me apeguei muito a Santiago pela dificuldade de ele se encontrar com ele mesmo tendo que viver como William, desejando perder a identidade do antigo Santiago.

Marlon Müller e Sergio Vilela, México e Brasil, enfrentam o governo e o sistema tecnológico midiático fazendo duras críticas ao imediatismo e sensacionalismo midiático além da incompetência de um poderoso sistema político frente ao ciberativismo. Genial!

Andei pesquisando a vida do autor e descobri que o mesmo já foi ex-repórter policial, talvez essa experiência tenha dado liberdade de fluir uma história crítica, dura e madura ao decorrer das páginas de domínio narrativo impecável. Não sei se devo dizer mais, a história poupa tantos comentários, talvez o autor tenha pecado na alta expositividade, nada que tenha sido tão agravante. Digno de palmas.

Soy Loco por Ti, América - Javier Aranbia Contreras
Companhia das Letras
331 páginas
Livro cedido pela editora
Onde comprar: Submarino | Americanas | Saraiva | Amazon

5 comentários

  1. Gabriel!
    Bom de livros do tipo é a mistura de fatos reais que realmente aconteceram e a criatividade do autor em incluir a ficção na história e ainda bem descritiva, mostrando a ideologia e os cenários dos países onde se passam o enredo.
    Desejo uma ótima semana!
    “A parte que ignoramos é muito maior que tudo quanto sabemos.” (Platão)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro mas gosto muito de ler livros que sejam ambientados em épocas de guerra ou que tenham haver com isso. As 4 histórias com certeza devem ser obras muitos interessantes. Quero ler!

    ResponderExcluir
  3. Gabriel, ainda não conhecia o livro e muito menos o autor. Antes de ler sua resenha procurei um pouco mais sobre o livro pra entender tudo, e uma coisa que compreendi é que o preço é bem salgadinho kk.
    Porém, não me senti atraída pelo livro, por mais rica que a história seja, não consegui sentir uma atração pelos personages. Mas a premissa é bem interessante, ainda mais pelo fato de haver quatro histórias em um livro.

    ResponderExcluir
  4. Primeira vez que vejo falar desse livro, mas não fiquei muito animada para ler não. Apesar de a parte de drama e toda essa trajetória difícil do personagem me agradarem eu ficou com o pé atrás por causa da parte política e das críticas que envolvem.

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia a obra mas gosto dessa pegada mais política, crítica e tal.
    Não entendi bem o "já foi ex-repórter policial" haha acho que você pensou em escrever uma coisa e concluiu com outra.
    Mas enfim, se tivesse a oportunidade de ler, leria sem pensar duas vezes.

    PS: engraçado como os livros que lemos tem elementos em comum, né? Na última resenha tinha um personagem chamado Javier...

    Duas Leitoras - no Top Comentarista de fevereiro você pode escolher entre 4 livros!

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)