O Diário de Suzana para Nicolas - James Patterson


Título: O Diário de Suzana para Nicolas
Autor: James Patterson
Editora: Arqueiro


Depois de quase um ano juntos, o poeta Matt Harrison acaba de romper com Katie Wilkinson. A jovem editora, que não tinha qualquer dúvida quanto ao amor que os unia, não consegue entender como um relacionamento tão perfeito pôde acabar tão de repente. Mas tudo está prestes a ser explicado. No dia seguinte ao rompimento, Katie encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa. Dentro dele, um pequeno volume encadernado traz na capa cinco palavras, escritas com uma caligrafia que ela não reconhece: “Diário de Suzana para Nicolas”. Ao folhear aquelas páginas, Katie logo descobre que Suzana é uma jovem médica que, depois de sofrer um infarto, decidiu deixar para trás a correria de Boston e se mudar para um chalé na pacata ilha de Martha’s Vineyard. Foi lá que conheceu Matt. E lá nasceu o filho deles, Nicolas. Por que Matt teria lhe deixado aquele diário? Agora, confusa e sofrendo pelo fim do relacionamento, é nas palavras de outra mulher que Katie buscará as respostas para sua vida. O diário de Suzana para Nicolas é uma história de amor que se constrói ao virar de cada página. Cada revelação é mais uma nuance sobre seus personagens. Cada descoberta é um fio a mais a ligar vidas que o destino entrelaçou.

Esse livro entrou com facilidade na minha lista de preferidos e tenho a ligeira impressão de que vai estar no topo por bastante tempo. E aí pela primeira vez eu fiquei empacada por não saber por onde começar, o que escrever...


Não, não havia sido apenas o diário de Suzana para Nicolas. A imagem de Suzana lhe veio à cabeça. [...] Então pensou no pequeno Nicolas aos 12 meses de idade, com olhos azuis absolutamente brilhantes. E, por fim, visualizou Matt. Pai de Nicolas. Marido de Suzana. E ex-namorado de Katie.

Pensei muito antes de colocar esse quote, porque ele é bastante revelador. Se você, assim como eu, achava que Suzana e Nicolas eram um casal, pode esquecer. Mas como isso fica bem claro na sinopse e na orelha, não fiquei com a consciência pesada. A princípio, você tem que entender o papel de cada um desses 4 personagens: Katie, Matt, Suzana e Nicolas.

O livro é intercalado entre as partes em 3ª pessoa, que contam a história de Katie, e as partes do diário, obviamente em 1ª pessoa, que contam a história de Suzana. Aqui em cima, você pode perceber, é a parte que fala sobre Katie.

Ele fazia com que ela se sentisse em paz consigo mesmo, ele a completava, fazia alguma coisa que era boa e certa. Ninguém a fizera se sentir daquele jeito antes. Inteira e abençoadamente em paz. O que poderia ser melhor do que estar apaixonada por Matt?

Katie é uma editora, mora em Nova York e é ex-namorada de Matt. O livro descreve como eles se conheceram, a paixão deles e a maneira como ela se sente após um rompimento inesperado. Katie fica confusa, sofre muito e não entende como algo tão perfeito pode desmoronar de repente. Então ela recebe um pacote com o tal diário dentro, Matt mandou para ela e simplesmente sumiu.

No início do livro você simpatiza com Katie e começa a torcer por ela, acompanhando o sofrimento e a sua tentativa de entender o que tinha acontecido. E você embarca junto com ela nas leituras do diário, conhecendo Suzana e se afeiçoando ainda mais por essa outra mulher. Confesso que fiquei sem saber pra quem torcer no meio da leitura. rs!

Suzana é uma jovem médica que precisou mudar de vida após um infarto e resolveu se mudar de Boston para uma cidade pacata, Martha's Vineyard, uma ilhazinha no estado de Massachusetts. Ela se dedicava tanto ao trabalho que não percebeu o quanto sua saúde estava fragilizada e já não podia mais negligenciar a lição das cinco bolas...

Imagine que a vida seja uma brincadeira em que você fica fazendo malabarismo com cinco bolas. As bolas se chamam trabalho, família, saúde, amigos e integridade. Você está mantendo todas as bolas no ar e um dia finalmente se dá conta de que o trabalho é uma bola de borracha. Se você a deixar cair, ela vai pular de volta. As outras quatro bolas - família, saúde, amigos e integridade - são feitas de vidro. Se você deixar cair alguma, ela vai ficar arranhada, ou lascada, ou vai se quebrar de vez.

Quando ela se muda, descobre o amor nos braços de Matthew Harrison, um pintor de paredes, conserta-tudo de casas e escritor de poesias. Matt conquista Suzana com a beleza seu carinho e sua simplicidade. E a linda história deles dois começa.

Enquanto você vai se aprofundando no relacionamento praticamente perfeito de Matt e Suzana, ela também narra sobre sua maternidade. As emoções, os medos, as complicações... Eu não sou mãe, mas pude sentir o amor presente naquelas palavras. Não sei como Patterson conseguiu traduzir um sentimento tão feminino.

E quando você acha que Katie é um erro na vida de Matt, volta a parte em 3ª pessoa e você fica triste por ela, tentando entender tudo, querendo que ela pare de sofrer e volte pros braços do amado. A própria Katie fica estremecida com a história de Suzana...

Gostava dela. Droga, ela gostava de Suzana. Não queria, mas era o que estava acontecendo. Em circunstâncias diferentes, era provável que elas fossem amigas. Katie tinha amiga como Suzana em Nova York e também na Carolina do Norte.
Se Katie ficou assim, imagina eu?! Não sabia o que pensar. E só consegui compreender a história no final. Poderia postar inúmeros outros quotes, mas acabaria fazendo spoiler e deixando a resenha ainda maior.

A capa é singular. Durante o diário, Suzana descreve sua casa, as peculiaridades, os detalhes. E eu posso jurar que essa foto é a sua varanda. Em relação à diagramação... letras grandes, páginas amareladas, divisão entre as partes 'Katie' e 'O Diário'. Tudo para facilitar a leitura.

É uma história que te prende e você não para de ler. E o livro é pequeno, o que torna a leitura super rápida - li em uma manhã. A lição das cinco bolas me marcou muito e eu fiquei pensando nisso por dias. Até hoje eu me pego a analisando. E a história toda também mexeu muito comigo. Não sou de chorar em leituras, mas fiquei com os olhos marejados e lágrimas tímidas chegaram a passear pelo meu rosto.

Patterson construiu a história muito bem, revelando aos poucos e na medida certa os elementos para o nosso entendimento.
Termino com uma frase da sinopse: "É nas palavras de outra mulher que Katie buscará as respostas para sua vida". Nas palavras de Suzana, eu tirei muitas lições pra minha vida.